Aprenda a usar o firewall do Windows 7 e deixe seu PC mais seguro

Neste tutorial, você aprenderá a configurar rapidamente o firewall nativo do Windows 7. Uma proteção gratuita e de qualidade

Por Felipe Augusto Cavalcante em 11/04/2012


O firewall é a ferramenta responsável por impedir o acesso não autorizado ao computador, seja em uma rede local, pública (hotspot) e até mesmo na internet. Ai vem a pergunta: "Quanto eu preciso pagar para ter um firewall e manter o meu PC mais seguro?". A resposta é: NADA.

Confira a seguir: a importância de usar o firewall do Windows 7 e como configurá-lo.

A importância do firewall

Desde o Windows XP, a Microsoft já embutiu no próprio sistema uma ferramenta de firewall. Antes, para obter um bom nível de segurança, era preciso quase se tornar um especialista, mas agora só é preciso realizar pequenos ajustes que envolvam personalização ou encontrar respostas para questões básicas - feitas quando a ferramenta detecta algo estranho, por exemplo.

Dentre as ações que o firewall monitora e confirma com o usuário estão: quando um novo programa tenta se conectar na rede (também internet) e quando algum outro computador (da rede ou da internet) tenta acessar arquivos e recursos de sua máquina, como o compartilhamento de impressoras e documentos.

As perguntas do firewall são nossas aliadas

Somente permita o acesso dos programas em que você confia

Imagine a seguinte situação: de repente algum jogo simples solicita uma conexão com a internet (pelo firewall). Então, você se lembra que ele não precisa acessar a web e bloqueia o acesso. Sim, esta foi uma boa opção, pois o arquivo do jogo pode ter sido adulterado por alguém para capturar e roubar informações sigilosas. Com o bloqueio, ele não consegue enviar nenhum tipo de dado pela internet.

Situações como esta levantam uma questão importante: "Será que meu antivírus está funcionando direito ou foi desativado por alguma praga?". A partir desta pergunta, você já passa a investigar e proteger melhor o seu computador. Com as dicas a seguir, e uma conta de administrador no PC, você conseguirá personalizar a configuração do firewall do Windows 7 sem complicação.

Como configurar o firewall

Antes de começar a configuração em si, precisamos confirmar se o firewall está realmente habilitado. Para isto siga os passos:

1. No menu "Iniciar", clique em "Painel de Controle".

 

2. Veja se a opção "Exibir por" está configurada como "Categoria", no canto superior direito do painel. Se não estiver, selecione-a pelo menos para seguir o tutorial.

3. Clique na opção "Sistema e Segurança".

 

4. Logo abaixo da opção "Firewall do Windows", clique em "Verificar o status do firewall".

 

5. Caso apareça uma imagem semelhante a mostrada abaixo, com itens em vermelho, clique no botão "Usar configurações recomendadas" - ele ativará o firewall para todas as redes configuradas em seu computador.

 

6. Quando o firewall está ativado, os itens do painel assumem a cor verde (como na imagem a seguir).

 

Bloquear um programa no firewall

O Windows, por padrão, realiza uma verificação de segurança quanto a autoria dos programas que instalamos no PC. Se o programa foi assinado por um desenvolvedor confiável, manteve seu arquivo intacto e você concordou com a instalação. O firewall libera automaticamente o acesso do programa à internet.

Caso você queira bloquear um programa ou acredita que o firewall o liberou de forma incorreta, siga os seguintes passos:

1. No menu "Iniciar", clique em "Painel de Controle".

2. Clique na opção "Sistema e Segurança".

3. Siga até "Firewall do Windows" e, depois, clique em "Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows".

 

4. Confira na lista todos os programas (incluindo de terceiros) e serviços do Windows que estão liberados no firewall. Eles estão marcados com a sinal verde.

5. Clique no botão "Alterar Configurações", no topo da tela.

 

6. Neste exemplo, vamos remover as permissões do comunicador Skype. Isto impedirá que ele acesse a Internet. Desmarque os serviços ou programas que você deseja bloquear.

7. Clique no botão "Ok" para finalizar a configuração.

Liberar um novo programa no firewall

Logo quando um programa tenta se conectar à internet, o firewall do Windows 7 pergunta se desejamos liberar seu acesso ou bloqueá-lo. Mesmo assim, pode ser que esta pergunta não tenha sido feita, caso o programa não seja certificado. Neste caso, siga as instruções:

1. No menu "Iniciar", clique em "Painel de Controle".

2. Clique na opção "Sistema e Segurança".

3. Siga até "Firewall do Windows". Depois, clique em "Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows".

4. Clique no botão "Alterar Configurações".

5. Clique no botão "Permitir outro programa".

 

6. Indique, na janela "Procurar", o executável do programa (arquivo EXE) que deseja liberar. Caso tenha instalado ele, é provável que o encontre pelo caminho em "Meu Computador", seguindo até "C:" e na pasta "Arquivos de Programas". Lá estará o nome do desenvolvedor ou do próprio programa.

7. Selecione o arquivo EXE e clique em "Abrir".

 

8. Marque o nome do programa na lista seguinte e clique em "Adicionar".

 

9. Observe que o programa já aparece na lista de permissões.

Considerações finais

A partir destas instruções, você já consegue eliminar problemas mais básicos que venham acontecer em seu PC. Como, por exemplo, liberar o acesso de um jogo multiplayer à internet ou então impedir que determinado programa se atualize, bloqueando seu acesso.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato