Dicas de proteção extra para seu smartphone

Ter um celular perdido ou roubado é dor de cabeça na certa. Mas existem maneiras de diminuir o problema

Por Mariana Leite Mirabetti em 16/04/2012


Recentemente, uma onda de arrastões em restaurantes vem assombrando a população de São Paulo. Na ação, bandidos levam bolsas, carteiras, relógios, enfim, tudo o que há de valor. E isso inclui, também, smartphones. Porém, para alguns dos donos lesados, o final foi feliz. Aplicativos de segurança permitiram que as informações contidas nos aparelhos fossem bloqueadas, impedido o acesso de terceiros. Além diso, parte deles pôde ser localizada e recuperada.

Se você utiliza as redes sociais ou o e-mail no celular, evitar que informações pessoais vazem é fundamental e deve ser a primeira atitude tomada quando a perda ou o roubo forem notados. A senha de bloqueio de tela é item obrigatório, mas como não é possível garantir que não será descoberta, um cuidado extra é sempre bem-vindo.

Para isso, existem diversos serviços - muitos deles grátis - para proteger dados e a localização. Alguns fazem o backup online das informações armazenadas, outros capturam silenciosamente a foto do ladrão com a câmera frontal do aparelho. A lista é grande e vale a pena pesquisar. Abaixo estão alguns deles para que você possa conhecer e entender melhor o funcionamento.

Android

O Android Lost foi o primeiro aplicativo de segurança criado para aparelhos que rodam o sistema Android. É excelente inclusive naqueles aqueles casos em que "perde-se" o celular no modo silencioso dentro da bolsa ou atrás de uma almofada do sofá. Uma das funções é a notificação sonora de até 2 minutos de duração.

fonte: Androidlost.com

O programa também pode ativar o GPS e encaminhar as informações da localização para o endereço de email. Com ele é possível consultar o status da bateria com a ativação remota do Wi-Fi. Caso a conexão com a internet não seja feita, alguns comandos podem ser enviados por SMS. Já no site do próprio aplicativo existe um serviço que faz o bloqueio total do aparelho.


iOS

A função Buscar meu iPhone, inicialmente inclusa no pacote pago do MobileMe, passou a ser oferecida gratuitamente para os aparelhos lançados a partir de 2010. Com o iCloud no iOS5, ele sofreu uma reformulação. Apesar do nome, exerce sua função de segurança em iPods e iPads também. Um dos pontos positivos é que não é preciso instalar nada para utilizar o serviço, basta habilitá-lo no menu de configurações. Para ter acesso à localização do aparelho roubado deve-se criar uma conta no iCloud e, assim que houve conexão com o 3G ou Wi-Fi, o serviço mostrará o mapa com o endereço em o dispositivo se encontra.

fonte: Apple.com

Além do rastreamento, caso a senha de bloqueio da tela não tenha sido definida antes do roubo, é possível fazer este procedimento à distância ou ainda apagar todo o conteúdo remotamente (lembrando que isso excluirá também a conta do iCloud, impedindo que o rastreamento continue). Outra função é o envio de sons e mensagens de texto, quem podem ser usados para alertar quem eventualmente tenha encontrado o smartphone.


Windows Phone

Seguindo a mesma linha dos demais serviços de rastreamento, os aparelhos com o sistema Windows Phone também contam com opções de bloqueio de informações e mapeamento da localização do dispositivo. Localizar meu telefone vem integrado aos aparelhos e não é preciso fazer nenhum download.

fonte: Windowsphone.com

Pelo site do sistema operacional, com o mesmo Windows Live ID utilizado no telefone, o aparelho pode receber mensagens de aviso, ser bloqueado, mapeado ou apagado. Um fato interessante é que estes comandos podem ser enviados pelas notificações de push, que são mais rápidas e econômicas que as mensagens de SMS.

A maioria dos serviços de segurança disponíveis só funcionam enquanto o celular estiver ligado, então, se a bateria acabar nada poderá ser feito. E vale lembrar que todo caso de roubo e furto deve ser comunicado à polícia e ela quem cuidará do caso. Não vale a pena se arriscar para recuperar o aparelho por conta própria.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato