Como usar o Dropbox e deixar seus arquivos na nuvem

Conheça os principais recursos do serviço pioneiro em armazenamento de arquivos

Por Felipe Augusto Cavalcante em 24/04/2012


O Dropbox foi um dos primeiros serviços a oferecer para o grande público o armazenamento de arquivos em nuvem. De forma simplificada, o termo computação na nuvem indica que as informações estarão disponíveis através de uma série de servidores e oferecidas pela internet. Este modelo de desenvolvimento protege os arquivos contra falhas de equipamentos e garante que eles estejam sempre disponíveis, não importa onde o usuário está.

Além da confiabilidade e da facilidade de acesso, é possível instalar uma ferramenta no computador para evitar o envio manual de arquivos. Ela sincroniza automaticamente as alterações feitas nos arquivos e pastas do PC com os servidores do Dropbox, além de também sincronizar as informações entre vários computadores.

Se as máquinas estão na mesma rede, o cliente detecta e transfere os arquivos sem recorrer à conexão com a internet, uma excelente estratégia.

O Dropbox tem versões também para iPhone, Blackberry e Android

Como funciona?

Logo depois de fazer o cadastro no site do [sd|softid="60643"], o usuário pode armazenar até 2 GB de arquivos gratuitamente no serviço. Caso queira aumentar a quantidade de espaço, basta indicar o serviço para amigos (ganhando 500 MB por indicação aceita, até o máximo de 16GB) ou assinar planos, que vão de 50 GB (por 9,99 dólares ao mês) até pacotes acima de 1 TB (preço informado mediante consulta).

Com o espaço disponível, você pode subir e baixar os arquivos pelo próprio navegador ou então instalar o [sd|softid="62043"] no computador. Feita a instalação, é só escolher uma pasta local para sincronizar com os servidores do serviço. Desta forma, quando um arquivo desta pasta for adicionado, removido ou alterado (pelo Windows ou qualquer outro programa), ele será sincronizado.

Se você precisa compartilhar algum arquivo com colegas de estudo ou do trabalho, o Dropbox também ajuda. Basta escolher quais pastas e arquivos deseja compartilhar, enviar um e-mail e pronto. Seus contatos podem visualizar, editar e até mesmo salvar os arquivos. Se alguém aprontar algo, é só reverter o arquivo para a versão anterior.

O vídeo abaixo, em inglês, resume o funcionamento do serviço com imagens e personagens animados:

Como usar o Dropbox

1. Preencha o formulário de cadastro no site do Dropbox. Marque a caixa de seleção "I agree to Dropbox Terms" e clique no botão "Create account".

  • First name: nome;
  • Last name: sobrenome;
  • Email;
  • Password: senha.

2. Baixe o cliente local do [sd|softid="62043"] e inicie instalação. Com ele você contará com a sincronização automática de arquivos.

3. Selecione a opção "I already have a Dropbox account" e clique em "Next".

 

4. Coloque o e-mail e a senha (password), escolha um nome para o computador (Computer name) e clique em "Next". O nome do computador é especialmente útil se for sincronizar arquivos entre várias máquinas.

 

5. Na opção "Upgrade your Dropbox?", clique em "Next".

 

6. Em "Choose setup type", clique em "Advanced" e no botão "Next". Assim é possível personalizar o local em que ficará a pasta sincronizada.

 

7. Marque a opção "I want to choose where to put my Dropbox" e clique no botão "Change".

 

8. Neste exemplo, colocaremos a pasta do Dropbox na própria "Área de Trabalho". Para isto, selecione a "Área de Trabalho" e clique em "Ok". Clique em "Next"

 

9. Na janela "Advanced setup - Selective Sync", clique no botão "Next".

 

10. Confira o guia rápido da ferramenta clicando em "Next". Para evitar o guia clique no botão "Skip tour".

 

11. Clique em "Finish" para encerrar a instalação.

 

12. Observe que surgiu uma pasta especial na Área de Trabalho com o nome Dropbox e um sinal de "correto" verde.

 

13. Ao abrir a pasta Dropbox, existem outras pastas indicadas com o sinal de "correto" verde, indicando que já estão sincronizadas com o servidor. O pequeno sinal azul, com setas circulares, indica que o cliente do Dropbox está enviando ou recebendo o item dos servidores.

Dicas adicionais

  • Para compartilhar a visualização de um arquivo sem exigir que a outra pessoa faça um cadastro: clique com o botão direito sobre o arquivo ou pasta. Siga pela opção Dropbox e clique em "Get Link". Aguarde até que a ferramenta abra a página do serviço, então copie o endereço do site no navegador e repasse para quem desejar.

 

  • Se precisar compartilhar também a edição do item: clique sobre ele com o botão direito e siga pela opção Dropbox. Escolha "Share this folder" e indique o email de seus colaboradores, no site da ferramenta. Eles precisam fazer um cadastro no serviço para obter o acesso.

 

  • É possível visualizar textos, imagens e documentos PDF diretamente pelo site do Dropbox. No caso de imagens, a ferramenta possui até mesmo um moderno visualizador de galerias.

  • Está longe de casa e precisa de um arquivo? Não pense duas vezes, acesse o site do Dropbox com sua conta para baixá-lo e, se for o caso, enviá-lo novamente após as alterações.

 

  • Para restaurar uma versão anterior do arquivo: clique com o botão direito sobre ele, siga pela opção Dropbox e clique em "View previous version". Ao abrir o site, você pode conferir o que mudou entre as versões e até mesmo restaurar uma antiga.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato