Google Drive, SkyDrive ou Dropbox: qual é o melhor?

Descubra qual destes serviços é o melhor para armazenar seus arquivos

Por Felipe Augusto Cavalcante em 25/04/2012


Nunca tivemos à disposição tantos serviços de sincronização de arquivos online. Mas como diferenciar um do outro, se os recursos são parecidos? Para resolver esta dúvida, o Superdownloads testou alguns deles e levantou uma ficha completa para que você descubra qual se adapta melhor às suas necessidades.

Praticidade

Quem armazenar vídeos no Google Drive, poderá assisti-los no próprio navegador

Para este quesito, foi escolhido como base a capacidade que cada serviço tem em atender as necessidades da "vida moderna". Usando para isto, a proposta do armazenamento em nuvem: acessar e editar arquivos de qualquer lugar:

  1. Google Drive - totalmente integrado ao [sd|softid="52207"], permite criar e editar textos, planilhas eletrônicas e apresentações. Além disso, o usuário pode armazenar e assistir a vídeos, documentos PDF, imagens do Photoshop (PSD) e vários outros formatos;
  2. SkyDrive - integrado às versões online do Excel, Word e PowerPoint. Assim é possível editar pelo navegador documentos de texto, planilhas e apresentações sincronizadas pelo PC ou smartphone;
  3. Dropbox - apenas exibe imagens e documentos de texto pelo navegador. Para editar, o usuário precisa baixar o arquivo e fazer no próprio PC ou dispositivo.

Neste quesito, sem dúvidas o Google leva vantagem. Justamente por ter apostado antes na plataforma de edição online de arquivos (Docs). Ele também consegue aproveitar bem a sua tecnologia, provavelmente vinda do [sd|softid="51655"], para reproduzir os vídeos armazenados pelos usuários; além de abrir vários outros formatos de arquivo.

O SkyDrive fica logo atrás, pois já conta com editores de texto, planilha e apresentações. Com isso, ele evita que o usuário tenha de baixar documentos para alterá-los. Infelizmente, o Dropbox fica para trás, pois o foco dele, até agora, é apenas armazenar arquivos.

Espaço e preço

Alguns usuários da Live ganharam 25 GB de armazenamento no SkyDrive (veja se você está entre eles)

Para julgar este quesito, levamos em conta quem oferece mais espaço para usuários não pagantes. Também julgamos quem cobra menos por quantidades maiores:

  1. SkyDrive: oferece de graça 7 GB de armazenamento para os usuários. Nele, 100 GB sai por 50 dólares ao ano;
  2. Google Drive: 5 GB para arquivos comuns e 1 GB para imagens do Picasa. Para ter 100 GB de espaço, é necessário desembolsar 59,88 dólares ao ano;
  3. Dropbox: apenas 2 GB de espaço, para conseguir mais é preciso chatear os amigos (oferece 500 MB por indicação até o limite de 16 GB). Os 100 GB de armazenamento ficam por 199 dólares ao ano.

O SkyDrive, da Microsoft, levou o primeiro lugar tanto pelo espaço grátis quanto pelo menor preço por 100 GB. O Google Drive ficou encostado, devendo apenas 2 GB grátis e um desconto de 9,88 dólares ao ano.

Infelizmente, o Dropbox não conseguiu acompanhar a disputa de preço da concorrência, pelo menos até o momento. Talvez pelo porte que a Microsoft e o Google possuem.

Compatibilidade

Dropbox promete estar disponível "em qualquer lugar"

Qual ferramenta executa ações, por meio de um cliente próprio e capaz de sincronizar arquivos, em um maior número de ambientes (PC e dispositivos móveis) e sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac e versões destes)?

  1. Dropbox: aplicativos disponíveis para Windows (do XP ao 7), Mac e Linux. No mundo móvel, ele pode ser usado em Android, iPhone, iPad e Blackberry, por meio de aplicativos próprios;
  2. SkyDrive: disponível a partir do Windows (Vista em diante) e em sistemas Mac. Possui aplicativo para Windows Phone, iPhone e iPad;
  3. Google Drive: pode ser instalado no Windows (XP em diante) e no Mac. No mundo móvel, apenas em telefones com sistema Android (do próprio Google), embora prometa suporte para outros em breve.

Em compatibilidade, o Dropbox leva a melhor, principalmente por ter mais tempo de mercado e não ter ligação com um sistema ou outro (atendendo a quase todos). Em segundo lugar, vem o SkyDrive, que não suporta Windows XP, mas já fez sua lição de casa chegando em iPhone, iPad e Mac. Apesar de ficar na última posição, é provável que o Google Drive consiga rapidamente se adaptar ao mercado.

Confira as dicas e tutoriais do Superdownloads para os serviços Dropbox, SkyDrive e Google Drive.

E para você, qual é o melhor?

O que você acha mais importante: espaço/preço, compatibilidade ou praticidade? Qual deles você escolhe? O final desta matéria você decide nos comentários.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato