Aprenda a rodar o emulador do Android no Windows

Instale e use o sistema operacional do Google em seu computador antes de comprar um smartphone

Por Equipe SD em 26/04/2012


É natural ficar com vontade de conhecer tudo sobre um aparelho antes de comprá-lo. Recomenda-se até mesmo testar o dispositivo antes de fechar o pedido. O problema é que, em tempos de lojas virtuais, isso ficou cada vez mais difícil. Imagine que você queira adquirir um smartphone Android pela internet, mas nunca sequer operou um dispositivo como este. Como saber se o sistema é realmente bom?

Com o Android SDK (ferramenta oficial do Google) você pode tirar suas próprias conclusões. O programa é capaz de rodar um emulador completo do sistema operacional de celulares, dando ao usuário a chance de conferir o visual do sistema, instalar e testar aplicativos, "tocar" sobre a tela usando o mouse, ver e usar os menus de configuração e acessar a internet da mesma maneira que acontece com o Android de verdade.

Como cada edição do SO possui recursos exclusivos, você pode pensar: "Como a ferramenta sabe qual versão do sistema Android eu quero conhecer?". Pois o Google pensou nisso ao criar o Android SDK! Ele emula as principais versões do Android e suas características mais importantes. Dentre as versões suportadas até o fechamento desta matéria estão: 4.0.3, 4.0, 3.2, 3.1, 3.0, 2.3, 2.2 e anteriores.

A sigla SDK

SDK significa "Software Development Kit" (Kit de Desenvolvimento de Software), ou seja, nada mais é do que um programa oficial utilizado por programadores para criar e testar aplicativos do sistema operacional móvel. Como ele promove testes e reconhece os mesmos apps usados em tablets e celulares, usuários comuns também podem utilizá-lo com a intenção de experimentar um jogo ou software antes de baixá-los, por exemplo.

Como emular o Android

Entenda como instalar e usar o emulador seguindo os passos abaixo:

1. Faça o download e instalação do [sd|softid="8052"].

2. Em seguida, baixe e instale o [sd|softid="52136"].

3. Ao abrir o programa, você verá as versões do Android que estão disponíveis (neste caso utilizamos a 4.0.3). É possível que alguns itens precisem de atualização. Selecione pelo menos a opção "SDK Platform" e clique em "Install Packages".

 

4. Quando terminar de baixar os pacotes, siga até o menu "Tools" e selecione "Manage AVD".

 

5. Na janela seguinte, " Android Virtual Device Manager", clique no botão "New".

 

 

6. Preencha os campos conforme a imagem abaixo, escolhendo um nome para o perfil (Name) e o tamanho do "cartão de memória" (SD Card - Size). Clique em "Create AVD".

 

7. Selecione o perfil e clique no botão "Start". Na pequena janela que abre, clique no botão "Launch".

 

8. Agora que o programa já está configurado, é preciso esperar até que ele inicie por completo. Este processo pode levar alguns minutos, dependendo da configuração da sua máquina. Você saberá que terminou quando a seguinte tela aparecer:

 

9. Clique no cadeado e arraste-o para a direita para desbloquear esta tela.

 

 

10.  Ele reproduz a tela inicial do sistema Android e agora você pode usá-lo como se estivesse no celular, navegando pelo menu.

 

11. Para ter acesso a todos os apps disponíveis, você também pode acessar a Play Store através da ferramenta "Browser" (navegador).

Caso não consiga rodar a versão 4 do Android, tente uma anterior. A versão 2.3.3 do emulador é uma ótima candidata para rodar em máquinas mais modestas. Outra dica é fechar os programas que você não está usando, para economizar memória e processamento, antes de abrir o emulador.

Também é importante lembrar que, por se tratar de um emulador, o desempenho não reflete aquilo que você encontrará no telefone real, por isso, não se preocupe com a lentidão do emulador.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato