Crie uma máquina virtual do Ubuntu para navegar na web

Na máquina virtual do Linux, você pode visitar qualquer site sem se preocupar com vírus e outras ameaças

Por Felipe Augusto Cavalcante em 04/05/2012


Você já deve ter ouvido falar que o sistema operacional Linux é mais seguro do que o Windows. Mas dificilmente ouviu uma boa uma explicação para isso. De forma simplificada, isso ocorre por três motivos básicos:

  • Disciplina: os sistemas Linux normalmente exigem a criação de um usuário do tipo administrador, protegido por senha logo na instalação. Só ele tem permissão para realizar instalações e alterações importantes no sistema;
  • Comportamento: a boa prática de segurança no Linux diz que não se deve usar a conta de Administrador para navegar na internet ou fazer outras tarefas cotidianas, mas apenas configurar o sistema. Esta dica também pode ser aplicada no Windows;
  • Oportunidade: o sistema ainda não é tão atrativo para ataques comuns, pois o grande mercado é composto por PCs com Windows. Por isso, o sistema da Microsoft é mais atrativo tanto para a pesquisa de brechas quanto para a criação de keyloggers, trojans e outras pragas.

Acesse os sites sem se preocupar com vírus e outras ameças

Como aproveitar a segurança do Linux sem abandonar o Windows? Há três opções:

  1. Instalar o sistema junto com o Windows no esquema de dual boot. Com ele, você escolhe qual rodar no momento da inicialização do PC. O ponto negativo é que a instalação é um pouco difícil de ser revertida;
  2. Usar o CD de uma distribuição Live, que inicia o Linux no PC sem precisar de instalação ou fazer alterações no disco rígido. Desta forma, você não pode guardar favoritos do navegador e outras informações;
  3. Usar uma máquina virtual. É a opção mais simples. Na prática, permite que você use o Linux dentro do Windows, sem correr o risco de estragar algo nele, pois o sistema estará isolado na máquina virtual, sem acesso aos seus arquivos do PC real.

Confira abaixo como ter uma máquina virtual Linux Ubuntu rodando no VirtualBox. Você vai poder navegar sem correr o risco de prejudicar a segurança do PC ou a instalação do Windows.

 

O preparo da máquina virtual

1. Baixe e instale o VirtualBox.

2. Baixe a imagem do CD de instalação do Ubuntu.

3. Execute o VirtualBox e clique no botão "Novo".

 

4. Clique no botão "Próximo"

 

5. Digite o nome desejado para a máquina virtual. Ao digitiar "Linux Ubuntu", o VirtualBox seleciona automaticamente o sistema e a distribuição (Ubuntu) na lista. Depois, clique no botão "Próximo". Conforme imagem abaixo:

 

6. Selecione a memória para a máquina virtual. Dica: se o seu PC tem menos de 4 GB de memória, mantenha em 512. Senão, escolha 1024 MB (GB), assim a máquina virtual rodará melhor. Clique em "Próximo" para continuar.

 

7. Em "Disco Rígido Virtual", continue a instalação. Clique em "Próximo" e mantenha a opção VDI selecionada.

8. Em "Detalhes de armazenamento...", mantenha a opção "Dinamicamente Alocado". Assim, a máquina virtual ocupará o espaço do HD à medida que ela cresce - e não os 8 GB de uma só vez.

9. Mantenha a configuração comum em 8 GB. A quantidade é mais do que o suficiente para navegar e ainda instalar alguns programas.

 

10. Confira a localização da máquina virtual, em seu HD, e clique no botão "Criar" para finalizar.

 

Como instalar o Ubuntu na máquina virtual

1. No VirtualBox, selecione a máquina virtual e clique no botão "Iniciar". Clique no botão "Próximo" da janela "Bem-vindo ao assistente...".

 

2. Na janela "Selecione a Mídia...", clique no botão em formato de pasta.

 

3. Indique o local em que baixou o arquivo ISO do Linux. Selecione o arquivo e clique em "Abrir". Clique em "Próximo".

 

4. Clique no botão "Iniciar" para rodar a máquina virtual com a imagem de instação do Ubuntu.

5. Ao carregar o instalador, indique o idioma "Português do Brasil". Observe que existe a opção "Experimentar o Ubuntu" sem instalar (Live). Este tutorial prossegue com a instalação, pois, com ela, é possível guardar os favoritos do navegador e outras informações na máquina virtual.

* Observe que tudo ocorre dentro de uma janela no próprio Windows. Um sistema operacional roda dentro do outro, como se fosse um programa.

 

6. Clique em "Instalar o Ubuntu". Caso deseje, selecione "Baixar atualizações enquanto instala", assim você não precisa se preocupar em atualizar logo após a instalação. No exemplo, vamos seguir sem atualizar, clique em "Continuar".

 

7. Atenção: como a instalação será feita em uma máquina virtual, mantenha a opção "Apagar disco e reinstalar Ubuntu" e clique em "Continuar". Se fizer isso sem uma máquina virtual, você perderá tudo o que tem no disco rígido, ou na partição selecionada.

 

8. Clique em "Instalar agora" e aguarde. Quando aparecer opção de fuso horário, confirme e continue. Faça o mesmo com relação ao layout do teclado.

 

9. Configure o fuso horário da máquina virtual e clique em "Continuar".


10. Quando solicitado, informe um nome de usuário e uma senha para o seu Ubuntu. Com estes dados, será possível fazer o login no sistema. Caso deseje, marque a opção "Iniciar sessão automaticamente". Assim, o login não será necessário para entrar no sistema.

 

11. Se quiser, aproveite a instalação e confera algumas dicas do Ubuntu. Para isto, clique na seta para direita.

 

12. Ao terminar a instalação, prossiga para reiniciar a máquina. Não se assuste com a mensagem. Apenas aperte a tecla "Enter", para continuar. Observação: quem instalar o Ubuntu no próprio PC, precisa retirar o DVD antes de reiniciar.

 

13. Depois que reiniciar, coloque a senha de seu usuário para entrar no sistema. A conta de "Convidado", não armazena informações no sistema.


14. Clique no ícone do navegador Firefox, localizado no menu do lado esquerdo da tela. Você pode navegar tranquilamente sem se preocupar com o PC.

 

 

Instalar o Flash Player para assistir aos vídeos

1. Quando aparecer um erro durante a reprodução de um vídeo online, clique no botão "Install Missing Plugins", no canto superior direito do navegador.

 

2. Selecione o "Adobe Flash Player" e clique em "Next".

 

3. Coloque a senha de seu usuário do sistema e aguarde até o término da instalação. Feche o Firefox para aplicar as alterações.

 

4. Pronto. Agora é só aproveitar os vídeos da internet e navegar tranquilamente em qualquer lugar que você queira.

Dicas para detonar no Ubuntu

  • Crie snapshoots no VirtualBox com o sistema recém-instalado. Assim você poderá recuperá-lo facilmente. Afinal, não existe sistema 100% seguro conectado à internet. Para saber como criar o snapshoot, confira o tutorial referente ao Windows 8, que funciona com qualquer máquina virtual.
  • Mantenha o Ubuntu atualizado. Assim você evita problemas com o sistema e os programas adicionais, como o "Adobe Flash Player". O próprio sistema oferece as atualizações - não se preocupe. Atualize também o seu Windows e o próprio VirtualBox.
  • Privacidade para evitar rastros e históricos de navegador, acesse a conta de convidado do Ubuntu.
  • Maquina virtual ficou lenta? Grave o CD do Ubuntu com um programa como CDBurnerXP, Alcohol 52% ou de sua preferência. Depois, é só reiniciar o PC com ele no drive e selecionar a opção "Experimentar o Ubuntu" no instalador.

E você? Quais medidas de segurança recomenda para manter o PC afastado de vírus e outras ameaças? Já teve a máquina infectada por simplesmente visitar um site? Comente.

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}