Com pouca memória no PC? Veja programas que melhoram o seu computador

Alguns deles podem fazer verdadeiros milagres quando a memória do computador está no último suspiro

Por Felipe Augusto Cavalcante em 07/05/2012


A verdade é que nada substitui uma bela adição de memória no PC. Mas nem sempre é possível realizar a compra de novos pentes. Enquanto este upgrade (atualização) não pode ser feito, é possível usar alguns programas para amenizar o problema.

Eles agem fechando programas e serviços não utilizados. Alguns até desfragmentam os espaços da memória. Essa estratégia, pelo menos em teoria, libera espaço na memória RAM do computador e agiliza o acesso feito pelos programas ainda abertos. Confira abaixo uma lista de programas que podem dar um pouco mais de fôlego à memória do seu PC.

 

[sd|softid="76255"]

Esta é uma das melhores ferramentas do gênero: gratuita, fácil de usar e permite limpar a memória automaticamente quando ela chega a níveis alarmantes. Para otimizar a memória, basta clicar no botão "Otimize Now" e acompanhar a quantidade disponível (Avalilable).

Aqueles que gostam de personalizar ao máximo, podem fazer isto através do botão "Settings Menu". Você pode escolher até mesmo a quantidade de memória desejada para a limpeza. Apenas tome cuidado ao usar esta função, pois a ferramenta não detecta corretamente a quantidade de memória nas versões 64 Bit do Windows. Funciona apenas nas versões 32 Bit do Windows, incluindo o 7 Starter Edition.

 

[sd|softid="12917"]

O programa assusta durante a instalação pela grande quantidade de mensagens. Mas esse transtorno acaba sendo compensado pela performance do software. Ele detecta automaticamente a quantidade de memória que pode ser liberada no PC, balanceando espaço livre e desempenho. Um recurso interessante é o relatório de otimização, que informa o quanto realmente foi liberado de memória.

Na parte de configurações avançadas (Settings), é possível programar a otimização conforme a quantidade de memória. Também, pode-se evitar otimizações quando o processador está funcionando ao máximo (evitando que atrapalhe um programa importante). Funciona com as versões 64 Bit do Windows!

 

[sd|softid="77014"]

Dentre as ferramentas desta lista, esta apresenta um visual dos mais amigáveis. Outra diferença importante é que ela não exige instalação, basta descompactar a pasta e executar o arquivo "memBoost". Feito isto, o aplicativo detecta quando o PC está com pouca memória disponível - e faz a limpeza.

Infelizmente, o recurso de otimização automática não funciona muito bem. Por isso, é preciso clicar no botão "Options" e marcar a opção "Don't automatically optimize memory", para desabilitá-lo. Lá também existe uma opção para habilitar alarmes sonoros quando o uso de memória estiver muito alto ou quando a ferramenta executar uma otimização.

Funciona também com as versões 64 Bit do Windows. Por ser portátil, pode ser levado no pendrive para lugares em que você não pode instalar programas.


[sd|softid="68466"]

Este programa se destaca por ter funções e ajustes avançados. Nos testes, ele foi capaz de recuperar até 100 MB de memória em uma máquina virtual, rodando Windows 7 com 512 MB de RAM. Um verdadeiro milagre! Em compensação, a otimização de processador apenas deixou o PC lento por alguns intantes, sem resultados positivos ao longo do tempo.

Ele também traz recursos de otimização automática, personalização do espaço para recuperar e alertas sonoros que indicam o funcionamento. Aqueles que gostam de personalizar o visual dos programas podem ainda escolher entre vários temas para o MZ RAM Booster, inspirados até mesmo no Microsoft Office 2007.

Funciona apenas em versões 32 Bit do Windows. Ao instalar, tome o cuidado de desmarcar a instalação das barras para navegador.

 

[sd|softid="93430"]

O JetBoost usa uma abordagem um pouco diferente. Primeiro, você escolhe o que deseja fazer no PC: trabalhar (for Job), jogar (for Game) ou personalizar (custom). Depois, é só clicar no botão "Start Boost". Em seguida, a ferramenta libera a memória do PC e fecha serviços desnecessários do Windows e outros programas incompatíveis. Desta forma, ele libera e economiza espaço.

Para deixar a ferramenta em português, siga até o botão "Settings". Clique no item de menu "Interface", selecione Language (idioma) como "Português do Brasil". Finalize o processo clicando no botão "Apply".

A ferramenta funciona nas versões 32 e 64 Bit do Windows. Além de ser uma boa opção para quem costuma jogar no PC.

Quem não precisa deles

Se você tem 4 GB (ou mais) de memória em seu PC, é muito provável que não precise de uma destas ferramentas. A menos que utilize programas que estejam consumindo muito além daquilo que deveriam da memória.

Para tirar a dúvida: abra o "Gerenciador de Tarefas do Windows" com o atalho de teclado Ctrl + Alt + Del. Na aba "Desempenho", é possível conferir a quantidade de memória "Livre" e a "Disponível" (No caso dos Windows 7 e Vista). Conforme imagem abaixo:

Confira a memória disponível no Gerenciador de Tarefas

Caso tenha pouca memória "Livre" e "Disponível", você é um forte candidato a usar os programas desta lista. Do contrário, pode ficar tranquilo, pois a sua memória ainda está rendendo bem.

No Windows XP, você precisa observar as quantidades dos campos "Disponível" e "Cache do Sistema", conforme imagem abaixo.

Gerenciador de tarefas do Windows XP


Gostou da dica? Você usa algum outro programa? Acha melhor não usar esta "trapaça"? Deixe a sua opinião nos comentários.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato