Como colocar legendas em vídeos do Youtube

Com passos simples, você pode criar versões nacionais para os filmes e videoclipes preferidos

Por Equipe SD em 18/06/2012


É comum encontrar vídeos no Youtube em idioma estrangeiro, de filmes, músicas, montagens e outros. Se o conteúdo se tratar de uma piada textual, como o clássico vídeo do personagem Eric Hartman ou de um videoclipe de uma banda estrangeira, por exemplo, a falta de legendas pode atrapalhar a divulgação e a contextualização da obra pelos conterrâneos nossos. Talvez, por isso mesmo, sempre acharemos Internet a fora gente disposta a verter para a versão nacional aquele conteúdo de que é fã.

O primeiro passo, em se tratando de vídeos de terceiros, que já estão no Youtube, é baixá-los para o computador. Você pode instalar um programa como o [sd|softid="55185"], que é muito prático e eficiente, além de ser gratuito.

 

 

Encontre o link do vídeo que deseja traduzir; em seguida, copie o link (URL) da barra de endereços de seu navegador diretamente para o programa.

 

 

Uma vez reconhecido o endereço do vídeo, o Free Youtube Download habilitará um botão para descarregar o conteúdo para o HD. Na área de "Qualidade", recomendamos aceitar a opção  sugerida, uma vez que o aplicativo já indica o melhor formato baseado no vídeo original online.

 

Com o vídeo copiado para o HD, acesse sua conta cadastrada no Youtube e clique em "Gerenciador de Vídeos". Complete o formulário disponível com o título do vídeo, a descrição, as palavras-chave, categoria, tipo de licença e privacidade; indique também o arquivo de vídeo para subir para o Youtube e acompanhe o progresso da conversão e upload do arquivo.

Selecione o vídeo enviado, clique no botão "Editar' e em "Legendas Ocultas".

 

 

Agora, chegou o momento de criar e editar seu arquivo com as legendas. Sugerimos outro programa gratuito, disponível para download aqui: o  [sd|softid="21915"], que permite a criação de arquivos em variados formatos (SSA, SRT, SBV, etc.). Para os nossos fins, usaremos o padrão de legendas SRT, um dos mais antigos e mais populares.

No programa, para criar as legendas é muito simples: você define o tempo de início da exibição de cada legenda e o tempo em que ela deixará de ser apresentada no vídeo (no formato hora:minuto:segundo,milésimo). Na parte inferior do programa, deve redigir o texto referente à legenda apontada.

Para inserir a próxima legenda, basta selecionar a última referência criada e pressionar a tecla "Insert".

 

 

Terminada a edição das legendas, clique em "File", "Save", indique o caminho de gravação do arquivo e o formato de saída (SRT).

Agora, retorne à sua conta do Youtube. Escolha o arquivo da legenda no disco, indique o idioma dele e clique em "Enviar". Repare que um ícone de legenda oculta (identificado pela letra c duplicada) aparecerá no player do Youtube, junto com os demais controles de playback. Por este ícone, o usuário poderá ativar ou desativar as legendas do vídeo.

 

No caso do nosso exemplo, legendamos numa música de uma banda de rock italiana. Confira o resultado da "arte" abaixo. Não se esqueça de clicar no ícone que ativa as legendas:

 

É importante mencionar que o método de aplicação de legendas nos vídeos do Youtube aqui explicado corresponde apenas a uma das maneiras possíveis de fazê-la; existem muitas outras possibilidades, como incorporar as legendas diretamente aos quadros do vídeo (como parte da imagem), ou ainda utilizar o recurso de transcrição de legendas em tempo real, o que facilita a identificação dos pontos de início e fim de cada linha.

 

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato