Saiba como fazer backup de arquivos para um drive virtual no Windows

Um alternativa para manter uma cópia de segurança de seus dados é utilizar o recurso de drives virtuais do Windows (Virtual Hard Drive)

Por Equipe SD em 01/07/2012


Segurança na informática é um tema fundamental se você quer evitar a perda de trabalhos e se pretende utilizar o computador com tranquilidade, sabendo que tudo o que arquiva sempre estará lá para seu acesso.

Uma das premissas da segurança na informática é a cópia de todas as informações importantes: documentos, arquivos de e-mail, configurações e drivers etc. Neste tutorial, mostraremos como usar o drive virtual do Windows (VHD: Virtual Hard Drive) para realizar uma cópia de segurança.
 

Criando um drive virtual

O primeiro passo é criar um volume VHD (virtual). No exemplo, vamos criar um disco de 1 GB de espaço, mas você pode alterar o tamanho disponível de acordo com o volume de informações a armazenar.

Clique com o botão direito sobre o ícone "Meu Computador", na Área de Trabalho ou dentro do Windows Explorer e escolha o menu pop-up "Gerenciar".
 


Esse passo abrirá o "Gerenciador do computador", que permite, dentre outras coisas, visualizar eventos, agendar tarefas e checar o desempenho do PC.

Selecione, à esquerda, "Gerenciamento de Disco", depois vá até o menu "Ação", "Criar VHD".
 


 

Escolha um drive de seu computador para acondicionar o volume virtual criado, assim como defina o tamanho alocado para ele. É possível escolher tamanho fixo (impossível de mudar futuramente), ou dinâmico, opção recomendada se você quiser fazer uso gradual do disco criado.

Após criado, o disco será relacionado na lista de drives do Windows. Clique com o botão direito sobre o mesmo e, depois, em "Inicializar Disco".
 


Agora, clique sobre o espaço hachurado do novo disco com o botão direito do mouse e selecione "Novo Volume Simples", abrindo, com isso, o Assistente para Novas Partições. Este assistente permite redefinir o espaço alocado, determinar uma letra para o novo drive e escolher o sistema de arquivos a utilizar. Nós recomendamos o sistema NTFS padrão. Apenas clique em "Avançar".
 


Pronto, a primeira parte está concluída. Abra o Windows Explorer e repare como o novo volume já aparece entre os drives do sistema. Clique com o botão direito do mouse e mande o Windows formatar esta partição, para que fique pronta a receber novos arquivos.


Fazendo o Backup
 

Agora, clique no botão "Iniciar" e digite "backup" até localizar o Assistente de Backup e Restauração do Sistema.
 


Clique em "Opções" e em "Alterar Configurações de Backup".

Escolha o disco de destino dos arquivos de backup. Em seguida, aparece uma caixa de diálogo. Por ela, você poderá deixar o sistema escolher os arquivos a copiar ou fazê-lo manualmente. Recomendamos a última opção.
 


Você poderá marcar as pastas das quais deseja realizar o backup.



No assistente de backup e restauração, existe uma opção permitindo a restauração deste backup no momento em que você precisar.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato