Manutenção crítica: programas para usar quando o PC não inicia

Descubra alternativas para salvar o seu PC quando vírus, falhas ou problemas impedirem a inicialização do Windows

Por Felipe Augusto Cavalcante em 05/07/2012


Programas para manutenção básica do sistema encontramos aos montes: para corrigir o registro do Windows, desfragmentar o disco rígido ou remover arquivos duplicados; mas o que podemos fazer quando o próprio sistema operacional resolve nos deixar na mão?

Nestes casos, a melhor alternativa é usar ferramentas especializadas para recuperação de sistemas e arquivos. Em sua maioria, são capazes de iniciar uma versão mínima do sistema operacional apenas para manutenção; tudo a partir de CDs ou DVDs de boot, conhecidos, também, como LiveCDs.

A grande vantagem é que este tipo de ferramenta não usa o disco rígido da máquina para iniciar pois, normalmente, este fica comprometido em casos de problemas. Outro destaque é que a maioria destas ferramentas traz dezenas de programas para a manutenção do sistema e, até mesmo, remoção de vírus.

Confira, abaixo, uma lista com as principais ferramentas do gênero e o que cada uma delas se propõe a consertar:

 

Hiren's Boot CD

Este pacote, distribuido a partir da imagem de um CD, traz tudo o que você pode imaginar ou precisar para fazer uma excelente manutenção em seu PC. O Hiren's Boot CD roda com uma versão portátil do Windows XP; que é fácil de usar, simplifica a manipulação dos arquivos armazenados no HD (para recuperação) e ainda permite acessar a rede local ou páginas da internet.

Dentre as tarefas realizadas pelas ferramentas do pacote estão:

  • Recuperação, particionamento e manutenção de discos;
  • Remoção de vírus e spywares;
  • Desinstalação de programas chatos que acompanham o PC, fornecidos principalmente quando o sistema é instalado pelo fabricante;
  • Clonagem de discos, para facilitar e economizar tempo durante a "reinstalação" do sistema;
  • Recuperar arquivos apagados acidentalmente pelo usuário;
  • Remover senha dos usuários do Windows;
  • Obter as senhas armazenadas nos navegadores;
  • Manipular arquivos encriptados a partir do TrueCrypt.

*Esta é a preferida de quem escreveu a matéria.

 

Kaspersky Rescue Disk 10

Se o malfuncionamento do PC ocorreu de forma estranha ou você desconfia de infecção por vírus e outras pragas, o Kaspersky Rescue Disk é uma ótima opção. Depois de gravar um CD com a imagem baixada e reiniciar o computador com ele na unidade, você poderá varrer e eliminar os vírus do computador com o poderoso antivírus Kaspersky.

Você deve imaginar: "Mas como a ferramenta, que provavelmente gravei há meses atrás, detectará as ameaças mais recentes?". Isso é simples, o programa possui uma opção para atualizar as bases de detecção antes de iniciar cada varredura; bastando para isto o PC estar conectado à Internet.

Caso os danos no sistema tenham realmente sido provocados por um vírus e não tenham danificado uma parte crítica, o PC voltará a reiniciar com o mesmo desempenho que tinha antes da infecção.

 

Ophcrack

Esta ferramenta, também distribuida como LiveCD, permite recuperar e até mesmo remover as senhas dos usuários dos Windows 7, Vista e XP. Algo interessante quando pessoas mal intencionadas resolvem impedir o seu acesso ao sistema, seja com alterações realizadas fisicamente no PC ou através da internet.

O segredo do programa é tentar exaustivamente várias combinações de letras, números e simbolos até encontrar a senha correta do usuário; um processo que pode levar até mesmo algumas horas, mas impede que tenhamos de formatar o PC e perder arquivos importantes diante da maldade alheia. Se você perdeu totalmente o acesso ao Windows, não precisa se preocupar, pois o Ophcrack roda através de uma distribuição Linux direto do CD.

 

Ultimate Boot CD

Com este pacote, você poderá diagnosticar até mesmo os problemas mais complicados, que envolvem defeitos no processador, memória, disco rígido e a placa de vídeo do PC. O visual da ferramenta não é tão prático quanto o das anteriores, pois não conta com um sistema operacional baseado em interface gráfica moderna; mesmo assim, quem já está acostumado a mexer na BIOS do sistema ou até mesmo no MS-DOS, não enfrentará grandes dificuldades.

Além dos vários testes e benchmarks de dispositivos, é possível ainda realizar uma série de tarefas mais comuns como:

  • Remover senhas configuradas na BIOS através da CMOS;
  • Obter informações completas sobre as configurações do PC;
  • Clonar o conteúdo de discos rígidos e uma série de aplicativos para manutenção, oferecidos de acordo com o fabricante do dispositivo;
  • Gerenciar partições e manipular as configurações do HD.

 

Trinity Rescue Kit

 

O kit oferece um conjunto de ferramentas capaz de fazer manutenção tanto em ambiente Windows quanto em Linux, embora seu foco seja principalmente facilitar a obtenção dos arquivos armazenados no disco rígido do sistema que já não inicia mais. Para isto, o aplicativo oferece a clonagem prática dos discos rígidos e ainda o compartilhador de arquivos samba, que permite o acesso às informações através de redes Windows e Linux.

Dentre os outros recursos disponíveis estão:

  • Remoção de senhas dos usuários do Windows;
  • 5 aplicativos para remoção de vírus;
  • Limpeza de arquivos temporários do Windows;
  • Clonagem de discos rígidos pela rede local;
  • Servidor ssh;
  • Recuperação de partições perdidas;
  • Ampla documentação seguindo os padões man, do Linux.

 

AVG Rescue Disk

Essa é uma opção para tentar caso o CD de recuperação do Kasperky não consiga desinfectar o PC corretamente. Assim como o outro programa, o AVG Rescue Disk roda a partir de um sistema operacional próprio direto do CD e também permite atualizar suas bases de detecção no momento das verificações.

Contudo, o visual da ferramenta segue um estilo mais antigo, exigindo um pouco mais de habilidade do usuário ao selecionar as opções de seus menus. Não é nada de outro mundo, mas assusta quem nunca usou programas feitos para o MS-DOS ou fuçou na BIOS do PC.

 

Clonezilla

Com este aplicativo fica muito mais fácil restaurar o PC para o estado pós instalação, ótimo para quando todas as outras ferramentas não conseguiram recuperar o sistema operacional. O Clonezilla permite criar imagens do disco rígido ou de suas permissões e restaurá-las integralmente em momentos posteriores, tal como a solução paga Ghost, da Symantec.

A grande vantagem de restaurar imagens, ao invés de simplesmente instalar o sistema operacional a partir de um CD ou DVD, é a economia de tempo. Com este método, recupera-se o PC totalmente pronto para o uso com sistema operacional, drivers e principais programas instalados; dispensando assim as intermináveis horas perdidas com a preparação da máquina.

O visual do Clonezilla não é um dos mais práticos, contudo ele permite enviar as imagens de discos através da rede; seja para servidores SSH, NFS ou samba. Sendo esta ferramenta totalmente gratuita, seu uso pode ser feito até mesmo em ambiente corporativo. É recomendado conhecimento técnico avançado para usá-la.

Para usar as ferramentas

Existem duas formas de usar as ferramentas listadas nesta matéria, gravando-as em CDs ou simplesmente criando um pendrive de inicialização a partir das imagens ISO baixadas. Para a primeira opção, basta gravar a imagem ISO em CD com uma ferramenta como ImgBurn, reiniciar a máquina com com o CD na unidade e aguardar a inicialização dos programas.

Caso prefira usar um pendrive de inicialização, algo bem mais econômico nos dias de hoje, só precisa utilizar uma ferramenta como o LiLi USB Creator, para as ferramentas baseadas em Linux, ou o WinSetupFromUSB, que monta pendrives a partir de instaladores Windows XP. Feito o processo, reinicie o PC com o pendrive na USB e inicie a manutenção do sistema.

É importante lembrar que vale a pena deixar pelo menos duas ferramentas deste tipo sempre prontas para o uso, pois nunca se sabe quando precisaremos delas.

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}