Navegue mais rápido e resolva problemas de conexão com o DNS público do Google

Uma alternativa boa para resolver problemas de DNS e acelerar a velocidade de sua conexão

Por Equipe SD em 09/07/2012


DNS é o acrônimo de "Domain Name Server" (Sistema de Nome de Domínios); é um sistema que, basicamente, possibilita estabelecer a relação do nome do endereço de Internet digitado no browser com o endereço de IP correspondente. Baseia-se num grande banco de dados, hierarquizado, que permite direcionar as requisições de serviços web aos seus respectivos respositórios na rede mundial. Esse trabalho de ligação do nome digitado pelo usuário ao IP do serviço é o que, nos meios técnicos, costuma-se chamar de "resolver o IP". 

Sem este serviço fundamental, não é possível encontrar o serviço que você procura, o que na prática impede a navegação. Por isso, toda e qualquer conexão com a Internet têm um ou mais servidores DNS vinculados para fazer o serviço de "resolver o IP". A maioria dos provedores de conexão configura este dado de maneira automática ou semiautomática, sem que você sequer fique ciente. 

A questão é que muitos servidores, configurados por algumas das grandes empresas provedoras de conexão, por vezes ficam sobrecarregados e tornam a navegação mais lenta. Outro problema que pode acontecer é o servidor DNS cair (por diversos motivos) e deixar o usuário na mão. 

Uma alternativa é substituir os servidores padrões de seu provedor para o "Google Public DNS", que segundo a empresa, agilizará a sua navegação e lhe trará maior estabilidade.

Para utilizar o DNS do Google, no Windows, é muito fácil:

1- Abra o "Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento (ou "Conexões de Rede", nas versões anteriores do sistema)".



2- Clique em "Alterar as Configurações do Adaptador".

3- Clique sobre a conexão ativa. Em seguida, clique no botão "Propriedades".

4- Na aba "Rede", na lista "Esta conexão utiliza os seguintes itens:", marque a opção  "Protocolo TCP/IP versão 4". Em seguida, acione o botão "Propriedades".

 

5- Na aba "Geral", se você estiver utilizando os serviços mais populares de banda larga (neste caso, provavelmente, o sistema está configurado para obter automaticamente os servidores de DNS), ative a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS:" e insira os endereços dos servidores do Google como DNS preferencial e alternativo: 8.8.8.8 e 4.4.4.4, respectivamente. O servidor alternativo também pode ser definido como 8.8.4.4, conforme a própria Google informa.




6- Clique no botão "OK" e em seguida, em "Fechar". 

Teste a diferença. Caso deseje voltar atrás, é só executar os passos acima novamente e reativar as configurações originais. 

Uma dica: o OpenDNS é outra iniciativa gratuita que você pode usar como servidor preferencial ou secundário.

 

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato