Gambiarra do Leitor: uma ótima dica para aproveitar o PC antigo e o espaço de sua sala

Está com um PC e uma estante sobrando ai na sua casa, ou pelo menos um espaço dela? Esta matéria é para você!

Por Felipe Augusto Cavalcante em 27/07/2012


Era apenas mais um dia tranquilo aqui no Superdownloads quando, de repente, recebemos um e-mail que despertou nossa atenção. Nele estava uma proposta bem interessante de como aproveitar aquele espaço que sobra em casa e ainda garantir mais alguns anos para aquele PC que já estava prestes a ser encostado. Alguém ai lembrou da série Sucata hi-tech?

A ideia veio do leitor Anderson Bueno, da cidade de Várzea Grande do estado de Mato Grosso. Confira, abaixo, o que ele aprontou e também uma micro entrevista que poderá te estimular a romper as barreiras do ócio e colocar a "mão na massa".

O antes

Uma sala normal com TV, decodificador e um microssystem ocupando um pequeno espaço na estante. Opa, espaço pequeno? Com certeza dá para melhorar isso...

A ideia

Que tal jogar fora o gabinete do micro e montá-lo diretamente sobre a madeira da estante? Depois, é só colocar uma tampa de madeira e criar um verdadeiro compartimento secreto. Como a placa de vídeo do PC já tem saída HDMI e a TV tem a entrada, a combinação é perfeita para usar como Media Center ou até mesmo navegar e jogar com uma tela bem maior do que um monitor convencional.

Certo, certo... Mas quem gostaria de ter um monte de fios atravessados pela sala, aumentando as chances de alguém tropeçar e vir tudo abaixo? Para resolver este problema foi preciso apenas integrar ao PC o transmissor do mouse e do teclado sem fio. Como a rede também é acessada sem fios, o visual ficará extremamente limpo.

Resultado

Agora o Anderson pode navegar tranquilamente pela Internet, jogar um Counter-Strike ou até mesmo assistir filmes em serviços como [sd|softid="94363"] ou [sd|softid="51655"], tudo sem sair do conforto do sofá. Para quem não acreditava que poderia dar certo, segue a foto do resultado.

Micro entrevista

Logo depois de recebermos as fotos, entramos em contato por e-mail com o Anderson e fizemos algumas perguntas; de modo a inspirar outras pessoas que também tenham boas ideias envolvendo adaptação e tecnologia.

Superdownloads: Antes de tudo, obrigado por compartilhar conosco a sua ideia. Gostaríamos de saber como surgiu a inspiração para esta adaptação.

Anderson: A ideia inicial foi ganhar espaço e comodidade. Inclusive, tenho várias outras que ainda não coloquei em prática.

SD: Algum membro de sua família achou que iria dar errado ou foi contra (alterar a estante)?

A: No começo, minha esposa ficou desconfiada de que poderia não dar muito certo, mas acabou concordando com a tentativa.

SD: Deu tudo certo ao montar o PC pela primeira vez na estante ou foi preciso adaptar algo?

A: Não tive problemas na montagem, na verdade foi bem simples montar tudo. A única alteração que fiz foi na chapinha de encaixe da placa de vídeo e do adaptador wireless. Depois de tudo montado, o computador passou a esquentar demais; então corrigi o problema adicionando 2 coolers. Com isso, a ventilação melhorou bastante e o PC parou de esquentar.

SD: Existem mais curiosidades sobre o experimento ou ideias para melhorá-lo?

A: Eu tinha este computador montado normalmente em um gabinete. O problema acontecia quando minha esposa precisava utilizá-lo, neste momento eu tinha que colocar o PC ao lado do rack e fazer toda a ligação com aquele monte de cabos. Além disto, tenho uma filha pequena que ficava ali do lado querendo mexer na CPU o tempo todo .

Para resolver o problema, tive a ideia de colocar o computador diretamente no rack; usei então, a parte de trás do rack para fechar a da frente. Agora pretendo apenas trocar esta tampa por uma outra de acrílico, assim será possível ver os componentes do computador dentro do rack.

Agora é a sua vez

O Anderson aproveitou um PC com as seguintes especificações:

  • Processador Core i3 de segunda geração;
  • 4 GB de memória DDR3;
  • HD de 500 GB;
  • Placa de vídeo Radeon HD 5450;
  • Fonte LeaderShip Gamer 500W.

Você já fez alguma coisa meio fora do comum com seus aparelhos eletrônicos? Tem alguma dica legal? Compartilhe suas ideias! Enviando uma descrição do que foi feito e as fotos para o e-mail info@superdownloads.com.br Sua ideia pode ser publicada aqui no Superdownloads com os devidos créditos, é claro.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato