Seleção de programas para gravar, emular, editar e criar imagens ISO de CD ou DVD

Confira uma lista de ferramentas para manipular sem complicações DVDs e CDs armazenados no formato ISO

Por Felipe Augusto Cavalcante em 30/07/2012


O formato de arquivo ISO é uma das várias alternativas disponíveis para armazenar de forma prática o conteúdo de CDs e DVDs. Com ele, podemos manter cópias de segurança de nossos discos preferidos ou até mesmo transferí-los para os amigos como se fossem apenas arquivos comuns. Ao receber um destes arquivos de imagem, o usuário tem a opção de gravá-lo novamente em uma mídia ou então emular uma unidade de leitura com o seu conteúdo.

Nesta matéria, você encontra uma lista de ferramentas para dominar de forma definitiva o formato ISO, aproveitando todas as facilidades que ele pode trazer para a sua vida. Com as ferramentas aqui descritas você pode fazer tarefas como:

  • emular uma unidade de CD ou DVD a partir de uma imagem ISO, economizando mídia com a gravação;
  • criar arquivos de imagens ISO a partir de seus CDs ou DVDs;
  • gravar imagens ISO em CD ou DVD;
  • editar o conteúdo de uma ISO;
  • converter os mais variados formatos de imagem, como NRG ou BIN, para ISO;
  • transformar pastas convencionais do Windows em imagens ISO.

 

ImgBurn

Este pequeno programa, apenas 5,87 MB, é praticamente uma referência quando se trata de gravação e manipulação de imagens ISO. Isso graças à reputação que construiu ao longo dos anos oferecendo qualidade e recursos de ferramentas pagas, mas sem cobrar sequer um centavo por isso.

O ImgBurn consegue converter CDs e DVDs para o formato ISO, gravar imagem ISO para uma mídia física, verificar discos em busca de erros e ainda criar ISO a partir de pastas e arquivos comuns dos PC.

Aqueles que costumam manipular outros formatos de imagens de mídias também podem ficar tranquilos com o ImgBurn, pois o aplicativo ainda suporta formatos como BIN, NRG (Nero), CCD (Clone CD), CUE, DVD, FLAC, IMG e MDS. Com isso, o usuário não fica desamparado ao encontrar uma imagem gerada em outros formatos, mesmo o ISO sendo o principal.

 

DAEMON Tools Lite

Com o Daemon Tools é possível emular unidades de leitura de CDs e DVDs a partir dos principais formatos de imagens do mercado, dentre eles o ISO. Na prática, isso significa que você pode obter a imagem de mídia e carrega-la em seu Windows sempre que desejar; como se fosse realmente uma unidade de leitura física.

Diante deste uso, muitas pessoas usam a ferramenta para evitar o desgaste natural de CDs e DVDs de jogos, filmes, programas ou instaladores de sistemas operacionais. Bastando para isto, criar a imagem a partir da mídia original com um programa como ImgBurn e carregá-la no próprio Daemon Tools.

O programa é bem fácil de usar e está totalmente em português, uma maravilha para quem quer ou precisa usar rapidamente o conteúdo de uma imagem sem desperdiçar discos. Dentre os formatos de imagens suportados pela ferramenta estão: ISO, MDS, CCD, CUE, ISZ (ISO compactado), NRG, APE e FLAC.

 

AnyToISO

Este programa foi projetado para quem deseja converter os mais variados formatos de imagem para ISO, algo normalmente necessário pela incompatibilidade do aplicativo que a pessoa precisa usar. Além de converter, a ferramenta também é capaz de criar arquivos ISO e BIN a partir de CDs ou DVDs físicos, bem como criar imagens ISO a partir de pastas comuns do PC.

Dentre os formatos que podem ser convertidos com ele estão BIN, CDI, MDF, MDX, NRG, DAA, DMG (Macintosh), DEB (Debian), RPM, IMG, ZIP e RAR. Durante os testes, até mesmo discos inicializáveis mantiveram as suas propriedades principais e o funcionamento após a conversão; algo realmente dificil de se conseguir ao manipular imagens de discos.

O aplicativo também é muito fácil de usar e está totalmente em português, realmente vale a pena testar se você realmente costuma converter diferentes tipos de imagens de mídias.

*Esta versão Lite do AnyToISO é capaz de manipular imagens de CD, com no máximo 870 MB. Para converter imagens de DVDs, é preciso recorrer à versão paga da ferramenta.

 

Yumi

Esta ferramenta de apenas 1 MB simplifica a vida de quem precisa fazer a instalação de um novo sistema operacional a partir de uma imagem ISO, mas não pode ou não quer gravá-la em um CD ou DVD comum. Como o YUMI, você pode converter rapidamente uma imagem de instalação ISO para que rode a partir de qualquer pendrive que a suporte.

Além da facilidade em criar o pendrive, a ferramenta permite reunir instaladores de vários sistemas operacionais ao mesmo tempo; como versões diferentes de Windows e Linux, selecionando-os através de um prático menu no momento do uso.

Caso encontre dificuldades em usar o YUMI, confira o tutorial do Superdownloads.

 

NRG2ISO

Uma alternativa pequena e prática para converter imagens de CDs ou DVDs do formato NRG, criadas pelas ferramentas Nero, para o formato ISO. Para usar o aplicativo, basta selecionar a imagem com extensão NRG e clicar no botão "Convert".

 

WinBin2Iso

Solução totalmente portátil para converter imagens BIN para o formato ISO. Assim como o aplicativo anterior exige apenas alguns cliques para funcionar; então, basta selecionar o arquivo de origem BIN (Source), indicar o arquivo ISO de saída (Target) e clicar no botão "Convert" para iniciar a conversão.

 

UltraISO PE

Esta é a única ferramenta paga desta matéria, mas isto tem um ótimo motivo; ela é a melhor para editar o conteúdo de um arquivo ISO, sem prejudicar os trechos mais avançados da imagem. Isso não faz muita diferença ao manipular imagens de discos comuns, que apenas armazenam pastas e arquivos; mas faz toda a diferença quando manipulamos discos de inicialização ou mídias com dados mais avançados.

Com o UltraISO é possível, por exemplo, adicionar novas pastas e arquivos à imagem de sua distro preferida do Linux ou no DVD de instalação do Windows, e ainda assim inicializar o sistema com eles. Para adicionar ou remover um conteúdo da imagem do disco, é só arrastar arquivos e pastas da mesma forma que se faz no Windows Explorer.

A ferramenta, que custa US$29,95 (aproximadamente R$61,00), também trabalha com outros formatos de imagem BIN, IMG, CIF, NRG, MDS, CCD, BWI, ISZ, DMG, DAA, UIF e HFS; podendo inclusive converter deles para o popular ISO. Pelo preço, o programa compensa apenas para quem precisa constantemente manipular imagens avançadas; do contrário, é possível fazer uma combinação com os mostrados anteriormente nesta matéria.

Dicas

1. A imagem de CD ou DVD não funcionou corretamente em seu dispositivo (DVD player, vídeogame ou etc): tente gravá-la com velocidades reduzidas. O ImgBurn, por exemplo, suporta velocidades de gravação a partir de 1x.

2. Confira periodicamente o estado de seus CDs e DVDs: infelizmente algumas marcas ruins deixam de funcionar após alguns anos. Se perceber algo estranho na mídia, como bordas descascando ou manchas, é recomendado gerar uma imagem deste disco e gravar em outra mídia. Outra opção é armazenar estas imagens em HDs portáteis, que estão com preços cada vez melhores no Brasil.

3. Para traduzir o ImgBurn:

  1. Baixe e instale o ImgBurn em seu PC;

  2. Mantenha o ImgBurn fechado;
  3. Siga até a pasta de instalação da ferramenta e deixe-a aberta no Windows Explorer;

  4. Faça o download do pacote de tradução Português BR. Em seguida descompacte o arquivo "portuguese_brazil.zip";

  5. Copie o arquivo "portuguese_brazil.lng", da pasta descompactada, e cole na pasta "Languages" do local de instalação do ImgBurn;

  6. Abra o ImgBurn e siga no menu "Tools" até opção "Settings". Marque a opção "User Specified", na parte inferior esquerda da janela e selecione a opção "Português (Brasil)" na caixa de seleção;

  7. Clique no botão "Ok" e o seu ImgBurn estará com nosso bom e velho português.
| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato