Dica para melhorar sua conexão Wireless

Ferramenta gratuita ajuda a identificar o melhor canal para sua conexão sem-fio

Por Ladislau Freitas em 09/08/2012


O SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet) disponibiliza, em seu site, uma série de ferrametas úteis para diagnosticar sua conexão: teste de velocidade detalhado, mapa de qualidade da região (e até do Brasil inteiro) e um oportuno "Teste WiFi". 

Este último, serve para indicar o melhor canal de comunicação wireless para seu roteador. A ferramenta funciona da seguinte maneira: ela verifica quais são os dispositivos que estão próximos e que usam faixas de comunicação wireless, sugerindo o canal de comunicação que sofre a menor interferência destes aparelhos (telefones sem-fio, hot spots e roteadores de vizinhos).

Utilizando o canal sugerido, sua conexão melhora muito, podendo alcançar distancias maiores e, até mesmo, vencer obstáculos antes intransponíveis (paredes, lajes, etc) que estejam entre o roteador wireless e o seu computador (ou outro dispositivo wifi).

Para ter acesso a esta ferramenta, visite o site e clique em "Teste a velocidade da sua Internet". Após os testes, um botão "Testar WiFi" será apresentado. Basta clicar sobre ele para visualizar um gráfico que informa quais são as conexões próximas que estão afetando o sinal do seu roteador wireless. Passe o mouse sobre as barras do gráfico para obter informações sobre os dispositivos próximos. Barras em vermelho indicam dispositivos que estão interferindo em sua conexão.

SIMET

Após realizar o teste, será apresentada uma tela com a sugestão do melhor canal de comunicação para sua rede wireless. Em seguida, basta reconfigurar o roteador com o valor sugerido e desfrutar de uma conexão livre de interferências (ou, pelo menos, com menos interferência do que antes).

wi-fi test

No nosso teste, a ferramenta sugeriu o canal 7 para evitar a interferência de 4 dispositivos wireless próximos.

 

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato