Melhore drasticamente os gráficos de seu GTA IV: tutorial com dicas e imagens

Com os mods iCEnhancer e ENB Graphic Model você terá gráficos talvez bem próximos do GTA V, próximo título da série

Por Felipe Augusto Cavalcante em 14/08/2012


Se você acompanhou a matéria sobre mod LCPDFR, que transforma o jogador em um policial de Liberty City, deve ter percebido os gráficos melhorados do game. Parte do resultado foi obtido graças a modificação GTA IV - 1.0.7.0 ENB Graphic Mod, que altera várias texturas do jogo e adiciona efeitos de renderização mais realistas.

Repare no efeito de sangue sobre o policial e na iluminação do prédio marrom ao fundo (clique para ampliar)

O restante da qualidade veio do GTA IV - iCEnhancer Mod, que permite realizar ajustes finos em uma série de parâmetros visuais do GTA IV, dentre eles o tão sonhado filtro de anti-aliasing; o responsável por remover defeitos de serrilhados das imagens. Neste tutorial, você descobre como atingir uma ótima qualidade e ainda aproveitar todo o poder de seu PC.

Uma pequena amostra dos efeitos proporcionados pelo iCEnhancer (observe os reflexos)

 

GTA IV - 1.0.7.0 ENB Graphic Mod

A instalação deste mod é um pouco trabalhosa, pois consiste em substituir uma série de arquivos de sua pasta de instalação do GTA IV, por outros fornecidos pelo desenvolvedor da modificação. Antes de prosseguir, saiba que é preciso uma máquina potente para suportar os novos efeitos.

Os desenvolvedores recomendam um PC equipado com processador Quad Core, como i5 ou i7, e uma placa de vídeo com pelo menos 1 GB GDDR5. Nos testes do SD, por exemplo, o jogo caiu de 60 fps para 23 fps; mesmo usando um processador Core i7 com 4 núcleos reais e 4 HT com uma placa GeForce GTS 250. Continuou jogável, travando um pouco em alguns momentos, mas as melhorias visuais realmente valeram a pena.

Alguns exemplos do resultado

Clique sobre as imagens abaixo e amplie até chegar no tamanho total para perceber as diferenças.

Casa de Nikko

Cores mais vivas e objetos melhor definidos

Rua

Você enxergará até os menores detalhes de Liberty City, ainda com cores mais vivas

Instalação

1. Baixe e descompacte os arquivos do GTA IV - 1.0.7.0 ENB Graphic Mod.

2. Acesse o conteúdo descompactado e copie tudo, arquivos e pastas, da pasta "Vulgadrop ENB 2.1c". Cuidado, pois o descompactador pode gerar uma pasta dentro da outra; por isso, copie da mesma forma que a imagem abaixo.

3. Encontre a pasta de instalação de seu GTA IV, se você instalou pelo Steam ele ficará em um caminho semelhante a "C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Grand Theft Auto IV\GTAIV", dependendo do diretório de instalação do Steam. A versão instalada por DVD normalmente sugere a instalação em "C:\Program Files\Rockstar Games\Grand Theft Auto IV". É claro que isso dependerá de suas escolhas durante a instalação.

*Uma forma prática para descobrir o caminho de instalação, é clicar com o botão direito sobre o atalho do jogo, depois em "Propriedades" e na opção "Abrir Local do Arquivo".

4. Cole todo o conteúdo da pasta do ENB Graphic Model no local de instalação do GTA IV, que possui os arquivos executáveis do game (EXE).

5. Confirme a substituição dos ítens, quando perguntado pelo Windows. Tome bastante cuidado, se não copiar algum arquivo o jogo pode ficar instável. Também não se assuste, serão substituidos milhares de arquivos.

6. Caso queira se aventurar a ajustar as características mais avançadas do mod, basta alterar com cuidado os arquivos "enbseries.ini" e "effect.txt".

7. O mod, depois de copiado para as pastas do jogo, está pronto para usar. Basta acessar o jogo e aproveitar as melhorias visuais.

 

GTA IV - iCEnhancer Mod

O ICEnhancer é uma das ferramentas preferidas das pessoas que sonham em rodar o GTA IV com o máximo de qualidade, sendo a ferramenta utilizada por aproximadamente 9 em cada 10 pessoas que publicam vídeos em alta definição do GTA IV no Youtube.

Instalação

1. Baixe e descompacte o pacote do GTA IV - iCEnhancer Mod.

2. Copie todo o conteúdo da pasta gerada e cole no local de instalação do GTA IV. Se encontrar dificuldade ao procurar a pasta de instalação, confira o passo 3 do item anterior.


3. Para usar a ferramenta e fazer os ajustes no jogo, clique com o botão direito sobre o arquivo "iCEnhancer_config_tool.exe" (agora na pasta do GTA IV) e siga pela opção "Executar como administrador".

4. Basta selecionar as opções que deseja, clicar em "Save" e reiniciar o jogo. Abaixo você confere o significado de cada uma. Se você já entende os termos usados, pode colocar tudo no máximo.

5. Dicas para configurar a ferramenta, organizadas por abas:

No topo da janela, a opção "Enable in-game editing" permite aplicar as alterações com o jogo rodando, enquanto que a "Disable in-game editing" exige que ele seja reiniciado. Para evitar problemas, é recomendado habilitar a edição no jogo enquanto faz os ajustes e depois desabilitá-la, quando estiver satisfeito.

Depth of field (profundidade de campo) 1ª aba - altera a sua percepção da cidade e dos objetos conforme o plano em que se encontram.

  • "It creates a blur function of the depth..." - simula o efeito de uma filmadora, que coloca os objetos mais próximos em destaque e aplica borrão nos demais. É uma boa aplicar este efeito (On), pois vai direcionar a sua atenção apenas para as partes mais importantes da cena. O valor 0,4 do Blur Amount já é o suficiente, mas você pode ajustar conforme o seu gosto
  • "Enable the Dynamic depth of field..." - complementa a opção anterior, fazendo o jogo detectar automaticamente qual o campo de visão do jogador. Se você usar a opção anterior, mantenha esta também como (On), do contrário o jogo perderá em realismo.
  • "Normal quality ... High quality" - teste primeiro com a opção High para obter alta qualidade na aplicação dos efeitos de profundidade de campo. Caso o desempenho do computador fique muito ruim, altere para Normal.

 

Bloom  (efeito de luminosidade oferecido por lentes fotográficas) 2ª aba.

  • Lens flare - a opção On habilita este efeito encontrado ao olhar para luz, deixando-o bem semelhante ao encontrado em filmes e fotografias. É uma boa mante-lo ligado, oferece um visual interessante para o jogo.
  • Bloom - o valor padrão é 1,00, mas você pode alterá-lo para reduzir ou aumentar a intensidade do efeito. Apenas tome cuidado com valores muito altos, pois pode prejudicar a visualização do cenário.

 

Color & Image (ajustes de cor, brilho e contraste) 3ª aba.

  • Saturation value- 1º quadrado- permite manipular a intensidade das cores exibidas na tela, conforme o valor escolhido:
    • 0 - remove totalmente as cores do jogo, deixando-o com a aparência de um filme preto e branco;
    • 1 - cores normais;
    • 1,33 - opção padrão que confere uma pequena melhoria na saturação;
    • 2 - deixa as cores saturadas, oferecendo um tom mais dramático para os momentos de ação.
  • Contrast boost- 2º quadrado - ajusta o contraste das imagens conforme o valor escolhido:
    • - imagens normais;
    • 0.25 - opção padrão que confere uma pequena melhoria no contraste;
    • 1 - adiciona o dobro do contraste as cenas, permitindo diferenciar melhor os objetos exibidos;
  • Exposure (brilho da cena) - o padrão é 1.0, valores muito mais elevados do que isto podem trazer um visual desconfortável, com muito mais brilho. Ajuste conforme o seu gosto.
  • Filmic Tonemapping - trata a iluminação de uma forma mais realista. O padrão é deixar como Disabled, mas indicamos habilitá-lo (Enabled) para aproveitar melhor a ferramenta.

 

Performance (desempenho) 4ª aba - as opções destas aba nos permite balancear o desempenho com os efeitos gráficos mais avançados.

  • "Adds shadow contacts on objects..." - simula de forma mais detalhadas as superficies que recebem sombreamento. Mesmo com aviso falando que o recurso só funciona nas versões 1.0.3.0 e 1.0.0.4, não ocorrem problemas na versão 1.0.0.7. Pode deixar habilitado;
  • SSAO Quality - indica o nível de realismo desejado para o sombreamento. A técnica de SSAO, Screen Space Ambient Occlusion, aumenta drásticamente o realismo do ambiente projetando cuidadosamente a sombra de cada objeto. Lembre-se, quanto maior o realismo, mais será exigido de sua placa de vídeo e processador. Os níveis disponíveis são:
    • UltraHigh - extremamente alto (recomendado para melhor qualidade);
    • High - alto;
    • Medium - médio;
    • Low - baixo (recomendado para máquinas menos potentes);
  • Shadow filter quality (qualidade da filtragem de sombras) - tente primeiro o modo High, se houver lentidão extrema, tende os níveis menores.
  • Anti-aliasing- esta tecnologia, desabilitada por padrão na versão de PC do GTA IV, suavisa as bordas das figuras exibidas na tela. Na prática, elimina o efeito de serrilhado que pode ser observado facilmente em linhas diagonais do game. As opções disponíveis são:
    • FXAA - o nível mais alto de anti-aliasing. Apesar de remover quase totalmente o serrilhado dos gráficos, acaba borrando um pouco a borda dos objetos. De qualquer forma, esta opção é a que proporciona a melhor qualidade e consome mais recursos da máquina.
    • SMAA - é a função anti-aliasing habilitada com o filtro de 1x. Ela melhora bastante o serrilhado, mas ainda é possível percebe-lo.
    • No AA - desabilita o filtro, deixando os serrilhados sempre à mostra.

Options (opções gerais) 5ª aba - adiciona efeitos de "cinema" aos gráficos do jogo.

  • Film grain - adiciona um efeito de granulado a imagem, semelhante ao encontrado em filmes mais antigos. Este efeito não melhora a qualidade do vídeo, mas é útil para quem aprecia o visual oferecido;
  • Sharpening - destaca a borda dos objetos, facilitando a sua visualização com relação ao restante da cena. É uma boa ligar este efeito, torna a cena do jogo um pouco mais realista.
  • Black bars - adiciona as famosas barras horizontais dos filmes de "cinema". Este é apenas um efeite, não melhora a qualidade da imagem.
  • Motion blur rendering - a opção Normal cria borrões comuns nas partes de segundo plano do cenário (vide item Depth of field), enquanto que Grainy deixa a parte borrada mais granulada. A opção Grainy causa um bom impacto, mas tende a deixar os olhos mais cansados.

Agora é com você!

Pessoalmente, prefiro deixar tudo no máximo para ir reduzindo aos poucos a qualidade, caso necessário. Desta forma podemos descobrir do que nosso PC é realmente capaz. Apenas recomendamos que, caso encontre problemas de lentidão, teste cada ajuste de forma individual; assim fica mais fácil encontrar qual é realmente o responsável pelo problema.

Gostou das dicas? Quer sugerir mais alguma? Deixe seu comentário abaixo!

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}