Proteja seu PC com um kit de segurança totalmente gratuito

Confira uma lista de programas para tornar o seu computador uma verdadeira fortaleza

Por Felipe Augusto Cavalcante em 15/08/2012


Ter o computador 100% protegido contra os males que infectam os quatro cantos da Internet é muito mais do que uma simples vontade, chega até mesmo ser uma completa obsessão para muitos. Pode até parecer exagero, mas basta algumas palavras mágicas para levar o medo aos internautas mais corajosos; dentre elas: roubo de senhas, redes zumbis, invasão de contas bancárias, trojans e tantas outras.

Infelizmente a segurança total não passa de utopia, mas é claro que existem técnicas e ferramentas para reduzir drasticamente as chances de receber um ataque; seja de uma invasão ou a simples infecção de um vírus. Para te ajudar nesta difícil e importante tarefa, separamos um pacotão de ferramentas gratuitas que podem te ajudar a evitar os mal feitores digitais.

 

Avast! Free Antivirus

Usar o computador e acessar a Internet sem um bom antivírus, de forma prática, seria algo equivalente a andar descalço sobre a brasa incandescente, uma hora vai acabar queimando. Sim, o simples fato de plugar o seu computador ao modem já o expõe a milhões de ameaças que podem ser encontradas em apenas alguns cliques.

Antivírus como o Avast! Free Antivirus não só consertam a bagunça quando o PC já está infectado, como também impedem que várias destas ameaças cheguem muito perto de seu sistema. Com o recurso de SandBox desta ferramenta, você executa novos programas em seu PC sem permitir que eles façam alterações no Windows ou arquivos e pastas existentes.

E como a principal forma de contagio é a abertura de páginas, o download de programas e a abertura de links perigosos, o avast! analisa em tempo real a sua navegação em busca de ameaças. Ao menor sinal de perigo, a ferramenta bloqueia o acesso ao conteúdo ou o download do arquivo avisando-o precisamente sobre a ameaça encontrada.

 

Comodo Firewall

A principal função de um firewall é barrar tentativas de conexão indesejadas, sejam elas iniciadas por uma pessoa tentando invadir o seu PC ou uma ameaça instalada na máquina que esteja tentando se comunicar com a Internet; neste último caso, o perigo maior seria o envio de informações para o seu criador ou até mesmo permitir o controle total do computador remotamente.

O Comodo Firewall bloqueia automaticamente as conexões suspeitas da Internet, bem como permite que você escolha quais programas de seu computador realmente devem acessar o mundo exterior. Com esta estratégia, o seu jogo multiplayer poderá se conectar tranquilamente com os servidores, enquanto que aquele programa meio duvidoso fica incomunicável.

A ferramenta simplifica ao máximo a vida do usuário, perguntando no momento de cada nova conexão se aquele programa deve ou não acessar a Internet, nas próximas vezes a escolha é automática. Assim como o avast!, o Comodo Firewall também traz uma ferramenta de Sandbox para isolar a execução de programas suspeitos.

 

WOT for Chrome

Este é um complemento para navegadores que promete afastar o usuário de sites perigosos; dentre eles os que publicam informações falsas, conteúdo ofensivo ou simplesmente distribuem vírus e outras pragas virtuais. Mas não se preocupe com restrição de acesso ou censura, pois a ferramenta à principio apenas alerta visualmente o usuário, a decisão de acessar ou não conteúdo ficará sempre ao seu critério.

Mesmo com toda esta liberdade, é possível usar a ferramenta também para filtrar o acesso realizado por crianças; neste caso os sites suspeitos simplesmente não abrem. A confiabilidade dos sites é obtida junto ao depoimento de milhões de usuários do aplicativo WOT for Chrome ou da própria rede WOT, Web of Trust, que em português seria algo como Internet confiável.

O complemento está disponível nos principais navegadores:

 

TrueCrypt

Com esta ferramenta você pode proteger suas informações mais sigilosas com o uso de criptografia, que bloqueia o arquivo de forma eficiente e somente libera a sua leitura após o fornecimento da senha correta. Mesmo havendo a possibilidade de alguém quebrar a proteção, isso é algo bem remoto quando se escolhe uma boa senha e um método confiável.

O TrueCrypt utiliza o poderoso mecanismo de encriptação AES 256 bit, recomendado por órgãos de segurança dos Estados Unidos. Um dos pontos mais interessantes do programa, é a sua capacidade de proteger discos rígidos inteiros, pendrives e pastas em tempo real sem prejudicar muito o desempenho do PC; isso graças a otimizações de encriptação oferecidas pelos processadores mais modernos.

 

LastPass

A proposta da extensão de navegador LastPass é armazenar de forma segura os nomes de usuários e senhas que as pessoas usam nos vários sites que acessam. Com esta abordagem, segundo o desenvolvedor, é possível usar senhas realmente seguras sem correr o risco de esquecê-las ou ter que recuperá-las a cada vez que acessar o serviço.

Na prática, as senhas de todos os sites que o usuário acessa ficam armazenadas e encriptadas em seu próprio computador; protegidas, é claro, pela senha mestre da própria ferramenta. Esta abordagem tende a ser melhor do que deixar as senhas gravadas no próprio navegador, pois nele qualquer pessoa com acesso físico à máquina poderia recuperar facilmente as suas senhas.

Quem realmente gostar do serviço, poderá ainda assiná-lo ao custo de 1 dólar para ter esta praticidade também no smartphone Android, iPhone, Symbian ou Windows Phone. O LastPass possui um instalador universal, que aplica a extensão ao navegador preferido do usuário, seja ele Google Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer 9.

 

Sandboxie

Sabe aquele momento em que você baixa um programa ou jogo mas não sabe ao certo se deve executá-lo? Algumas vezes o antivírus até avisa que pode existir algo errado no arquivo, piorando ainda mais a situação e aumenta o peso na consciência (ele só quer o nosso bem). Justamente para estas situações que o valente aplicativo SandBoxie foi projetado.

Com a ferramenta você pode isolar a execução de programas suspeitos ou que possam ser usados por pessoas mal intencionadas, como os navegadores; evitando assim que eles alterem arquivos importantes e infectem o seu PC. Mesmo que o programa suspeito tente remover um arquivo ou pasta quando aberto pelo SandBoxie, tudo continuará em seu devido lugar.

Para se ter uma ideia do poder da ferramenta, até mesmo uma sessão do Windows Explorer (usado para manipular pastas e arquivos) pôde ser totalmente isolada do sistema real. Neste teste, foram removidos arquivos e pastas da suposta Área de Trabalho do usuário; depois de fechar a sessão, tudo estava milagrosamente como antes.

Dica: o SandBoxie permite rodar um programa ou jogo várias vezes, mesmo que o desenvolvedor tenha bloqueado a abertura simultânea. Para isto, basta isolar o programa em várias Sandbox.

 

VirtualBox

Embora a proteção não seja um dos objetivos principais do VirtualBox, é possível utilizá-lo também com este objetivo. Para isto, basta realizar as ações que você considerar perigosas dentro de sua máquina virtual; um bom exemplo disto é a própria navegação em sites suspeitos, tal como já sugerido e explicado aqui no Superdownloads.

A ferramenta é totalmente gratuita e você poderá utilizá-la com as mais variadas versões do Windows e até mesmo com sistemas Linux. Caso ocorra algo em sua máquina virtual, como a destruição total do sistema operacional, é só recuperar o snapshoot anterior para voltar ao seu estado original.

 

HijackThis

Este programa é uma boa opção para quando você já observou um comportamento estranho em seu PC; dentre eles desligamentos inesperados, lentidão extrema e apresentação de erros estranhos no Windows ou programas aleatórios. O HijackThis faz uma análise minuciosa nos registros do sistema e nos principais arquivos do Windows, fornecendo um relatório completo do que parece estar errado.

Com base no relatório fornecido pelo aplicativo e um pouco de paciência, o usuário pode buscar uma solução na Internet ou simplesmente solicitar que a ferramenta conserte o problema; caso esta opção realmente esteja disponível. Além do relatório detalhado, a ferramenta traz uma série de outros recursos, como:

  • apagar arquivos na próxima inicialização do sistema, opção para aqueles arquivos protegidos por pragas que não somem de jeito nenhum;
  • remover programas da inicialização do PC, ótimo para acelerar a abertura do Windows e inutilizar possíveis ameaças;
  • limpador avançado de programas, que permite ao usuário até mesmo fazer alterações nos aplicativos de desinstalação que acompanham as ferramentas.

E você?

Usa ou recomenda outras ferramentas para deixar o PC mais seguro? Tem dicas para compartilhar com a galera? Deixe seu comentário logo abaixo e não se esqueça de compartilhar a matéria, assim ajudamos a tornar a Internet um pouco mais segura.

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}