Descubra como colocar viaturas da ROTA, Polícia Militar de São Paulo e Polícia Federal em seu GTA IV

Com as dicas e passos deste tutorial você poderá deixar seu GTA IV mais realista e divertido, além de aprender a instalar qualquer mod de carros

Por Felipe Augusto Cavalcante em 27/08/2012


Se você viu o mod que o transforma em um policial da Liberty City e achou que não poderia ficar melhor, prepare-se pois agora a "casa vai cair" na famosa cidade de GTA IV. Isso porque encontramos um jeito de adicionar viaturas da Polícia Federal, assim como da Polícia Militar e Civil do estado de São Paulo; incluindo, é claro, os imponentes carros das tropas de elite do estado GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) e ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).

Mesmo que você não queira jogar o mod para jogar como policial ou aplicar as viaturas, as dicas a seguir lhe ajudarão também a modificar o GTA IV com os vários outros carros disponíveis na Internet.

Exemplos do resultado

Os mods desta matéria funcionam perfeitamente com o tutorial do LCPDFR

 

Nesta imagem temos o Corsa da PM de São Paulo e, ao fundo, o carro da PF

 

Blazer da tropa de choque com a ambulância do SAMU à frente

 

Ocorrência do mod LCPDFR com várias viaturas nacionais

A Ferramenta

O grande segredo para editar os arquivos do GTA IV e substituir eles por modificações é o programa [sd|softid="95611"]. Com ele, é possível editar os arquivos do tipo IMG da instalação do game, responsável por armazenar sons, texturas e modelos 3D.

Confira abaixo o menu do SparkIV e a função de cada botão:

  1. Browse - permite navegar na pasta de instalação do GTA IV;
  2. Open - abre um arquivo IMG para edição;
  3. Save - salva as alterações atuais, contudo ainda exige o comando Rebuild;
  4. Rebuild - reconstrói o pacote editado. Necessário, após o término das alterações;
  5. Export - exporta um arquivo de áudio, textura ou modelo 3D para o usuário modificá-lo ou editá-lo;
  6. Export All - exporta todos os arquivos listados;
  7. Import - importa o modelo, textura ou som para o arquivo IMG atualmente em edição na ferramenta. Este é um dos botões que mais usaremos nesta matéria;
  8. View - exibe o conteúdo do arquivo selecionado no SparkIV, caso seja uma textura ou modelo 3D, permitindo também reproduzir efeitos sonoros;
  9. Edit - edita a textura selecionada e permite adicionar novas imagens. Não use esta opção a menos que realmente saiba o que está fazendo, ou então, prepare-se para literalmente quebrar o jogo.

Editar um arquivo IMG do GTA IV com o SparkIV é algo semelhante a manipular um arquivo compactado com a sua ferramenta preferida. Para que o conteúdo que desejamos seja incorporado ao jogo, basta substituir um arquivo interno do IMG por aquele que desejamos.

Os formatos internos de arquivos são:

  • IMG - contém de forma compactada os formatos relacionados ao visual do jogo. Normalmente pode ser encontrado em caminho_de_instalação\Grand Theft Auto IV\GTAIV\pc\models\cdimages;
    • WTD - usado para armazenar os vários sub-arquivos que guardam as texturas do jogo;
    • WTF - armazena o modelo 3D dos objetos e carros do jogo;
    • WDD - armazena o modelo 3D dos objetos usados por personagens do jogo;
  • RPF - armazena grupos de arquivos com músicas e efeitos sonoros do jogo. Normalmente pode ser encontrado em caminho_de_instalação\Grand Theft Auto IV\GTAIV\pc\audio\Sfx.
    • IVAUD - armazena individualmente música, diálogo ou efeito sonoro;

Desta forma, para alterar um modelo 3D ou som do jogo, você precisará encontrar e abrir antes o arquivo IMG ou RPF correspondente no SparkIV.

Viaturas brasileiras

Escolha o pacote, conforme as viaturas que deseja instalar no jogo. Cada uma delas substituirá uma viatura já existente:

[sd|softid="109137"]

  • Ambulância do SAMU;
  • "Caveirão" do BOPE, tropa de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro;
  • Blazer da ROTA, PMSP (Polícia Militar de São Paulo);
  • Carro da tropa de choque do COE, PMSP;
  • Blazer da Polícia Federal Brasileira;
  • Skins feitas por fãs dos policiais do BOPE, COE, PF, Força Tática e GOE;

[sd|softid="109144"]

  • Base Comunitária Móvel PMSP;
  • Chevrolet Blazer 2010 Força Tática (Polícia Civil de São Paulo);
  • Chevrolet Blazer 2012 Força Tática
  • Corsa Ronda Escolar PMSP;
  • Fiat Palio ELX 2010 PMSP;
  • Volkswagen Gol G4 PMSP

[sd|softid="109140"] - arquivo de som com as sirenes usadas no Brasil.

Como você pode imaginar, o ideal é substituir as viaturas comuns do GTA IV com as presentes no segundo pacote de viaturas. Para os veículos da tropa especial NOOSE do jogo é interessante usar os carros maiores do COE, BOPE, ROTA e GOE; aquele que você preferir.

Não se esqueça também de baixar e descompactar o [sd|softid="95611"].

Com a mão na massa

As alterações dos carros serão feitas no arquivo "vehicles.img" da pasta caminho_de_instação\Grand Theft Auto IV\GTAIV\pc\models\cdimages. Nossa sugestão é que você acesse esta pasta pelo Windows e copie o endereço em um bloco de notas, como na imagem abaixo, para colar na janela "Open" do SparkIV a cada nova modificação; facilitando assim as alterações dos outros carros.

Sugestão de aplicação

Caso aceite uma leve sugestão, substitua os arquivos do jogo da seguinte forma:

police -> Corsa PMSP
police2 -> Golzinho PMSP
polpatriot -> Rota PMSP
fbi -> PF
nstockade -> Caveirão BOPE
polpatriot ->Chevrolet Blazer 2012 Força Tática
ambulance -> Samu

 

Aplicação de carros modificados

Embora, o processo abaixo esteja mostrando especificamente o modelo da ROTA substituindo o carro "polpatriot" do jogo, ele pode ser feito para todos os demais modelos; apenas atentando que se adicionar carros com o mesmo nome no arquivo "vehicles", os antigos serão sobreescritos:

1. Abra o [sd|softid="95611"], encontre o arquivo "vehicles.img" na estrutura de arquivos e clique duas vezes sobre ele.


2. Cada nome de carro possui dois arquivos, um WTD e outro WFT. Para trocar um modelo, ambos devem ser substituído pelos fornecidos no pacote.


3. Acesse a pasta que possui o carro que deseja adicionar no jogo. Neste caso, aquela que contem o carro da ROTA. Observe pelo nome do arquivo, que ele originalmente substituirá o carro de polícia comum do GTA IV, o "police". Embora não tenha problemas em fazer isso, não é muito interessante, pois não é sempre que nos deparamos com um carro da ROTA no mundo real.


4. Caso queira substituir os carros comuns, mantenha o nome dos dois arquivos. Para seguir a sugestão da matéria, renomeie ambos os arquivos para "polpatriot", mantendo a extensão original de cada um. Para facilitar a importação no SparkIV, copie o caminho completo da pasta com CTRL +C.


5. No SparkIV, clique no botão "Import"; observe que abriu uma janela para seleção dos arquivos. Cole o endereço dos arquivos na barra de endereços da janela "Import" e aperte "Enter". Neste momento você encontrará os arquivos que devem ser importados, selecione ambos e clique em "Abrir".


6. Não se preocupe, a ferramenta não traz avisos sobre a importação, mas normalmente ela ocorre sem problemas. Clique no botão "Save" para finalizar as alterações. Caso queira trocar outros carros, repita dos passos 3 ao 6.


7. Feche o SparkIV após salvar o arquivo, do contrário poderá travar o GTA IV ao abri-lo. Se tudo correu certo, você começará a encontrar os carros da ROTA durante o jogo. Na imagem abaixo, substituímos o carro comum "police", aumentando as chances de encontrá-lo.

Lembre-se: caso você substitua o carro "police" duas vezes, apenas a ultima alteração valerá. Por isso, lembre-se de renomear os arquivos conforme o modelo que deseja substituir.

 

Trocar skins dos policiais

Na pasta descompactada do [sd|softid="109137"] você encontra também uma pasta chamada "Skins Policiais", a qual traz novos modelos de policiais para adicionar no jogo; uma ótima alternativa para trazer mais realismo ou aproveitar o mod de polícia do GTA IV. O conceito para alterar as skins é o mesmo usado para os carros, a única diferença é que trabalharemos com o arquivo "componentpeds.img"; ele está na mesma pasta "cdimages" que os carros.

1. Abra o arquivo "componentpeds.img" no SparkIV.


2. Clique no botão "Import", indique a localização do arquivo de skin que deseja importar e clique em "Abrir"


3. Caso queira ver o resultado do que importou, escreva o nome do arquivo no campo "Filter". Selecione então o arquivo com a extensão "WDD" e clique no botão "View".


4. Durante a visualização do modelo 3D, clique e segure o botão direito do mouse sobre a figura e mova para frente ou trás para controlar o zoom. É possível girar o personagem segurando o botão esquerdo.

O visualizador apresenta algumas falhas, que normalmente não afetam o jogo normal

5. Clique no botão "Save". Caso queira substituir outros personagens, repita do passo 1 ao 4.

 

Adicionar sirenes brasileiras

O processo para alterar as sirenes é basicamente o mesmo que os descritos anteriormente, mesmo assim vale a pena vê-lo passo a passo:

1. Depois de baixar e descompactar o [sd|softid="109140"], siga até a pasta obtida e copie o endereço da barra, para facilitar a importação.


2. Abra a ferramenta SparkIV e localize o arquivo "resident.rpf" em caminho_de_instalação\Grand Theft Auto IV\GTAIV\pc\audio\Sfx, tal como na imagem abaixo. Clique duas vezes sobre o arquivo para abri-lo.


3. Clique no item "Resident" no menu vertical esquerdo para visualizar o conteúdo.

 

4. Clique sobre "HORNS.ivaud" e depois no botão "Import". Cole o endereço da pasta que possui o mod da sirene e clique em "Abrir" (para acessar rapidamente a pasta com o arquivo), depois selecione o arquivo "HORNS.ivaud" do mod e clique novamente em "Abrir".

5. Por último, clique em "Save" e feche a ferramenta.

 

Dica: você pode também pode reproduzir todos os arquivos de som do jogo através da opção "View", que também traz a opção de exportá-los para o formato de som WAV. Lembre-se, existem dezenas de músicas no jogo.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer aos artistas que desenvolveram estas modificações e também aos corajosos que reuniram boa parte do pacote. Infelizmente temos apenas os apelidos de dois deles, TenentAraujo e Fall Angel, que já estavam em alguns dos arquivos.

Sua opinião

Caso queira melhorar os gráficos do GTA IV, e ter um gostinho do V, não esqueça de conferir o tutorial especifico do Superdownloads.

Gostou do tutorial? Tem alguma sugestão de carro para adicionar no jogo? Gostaria de ver tutoriais sobre outros jogos? Deixe seus comentários logo abaixo!

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato