Conheça o 1Tap Eraser, um app prático para limpar dados do Android e ainda garantir a sua privacidade

O telefone anda meio lento? Você quer evitar que alguém fique bisbilhotando suas chamadas e mensagens? Nós temos a solução!

Por Felipe Augusto Cavalcante em 04/09/2012


À medida que os smartphones se aproximam cada vez mais dos computadores, em quantidade de recursos e poder de processamento, acabam também herdando os problemas dos PCs convencionais. Dentre os principais estão o acumulo de arquivos desnecessários (cache de aplicativos) e o risco de comprometer a privacidade do usuário, tendo em vista que mantém um longo registro dos sites visitados, além de todas as mensagens e chamadas.

O problema é grande, mas a solução pode ser bem simples se você conhecer o 1Tap Eraser, uma ferramenta capaz de remover informações desnecessárias (ou comprometedoras) de seu Android com apenas poucos toques na tela. Além de fazer a limpeza manual, é possível agendar ações para determinados períodos de tempo, bem como filtrar informações de acordo com black lists (o que apagar) e white lists (o que manter).

A forma mais simples de usar a ferramenta é selecionando os itens que deseja remover e clicando no botão "Clear", como a imagem abaixo:

Alguns exemplos de uso mais avançados:

  • Apagar todas as mensagens e chamadas recebidas de um determinado número, todos os dias às 18 horas. Uma opção boa para quem, por exemplo, tem o telefone vasculhado pela ficante/namorada/esposa ou namorado/marido;
  • Limpar diariamente os arquivos criados em cache de determinados aplicativos. Os apps normalmente usam estes arquivos apenas enquanto estão abertos, então não faz muito sentido ficar dias e dias armazenados quando não os utilizamos;
  • Remover automaticamente o histórico de navegação para economizar espaço e garantir a sua privacidade.

White e black list

Ao usar o 1Tap Eraser você pode ainda escolher duas abordagens de funcionamento, de modo que possa manter determinadas informações e remover algumas outras:

  • White list - define quais informações serão mantidas pela ferramenta. Ao ativar esta opção, tudo o que não estiver na lista será apagado. Desta forma, os contatos e sites aos quais se deseja manter os registros, deverão estar listados nela;
  • Black list - define o que será apagado pela ferramenta. Com esta opção definida, o app apagará apenas dados relacionados aos contatos e sites listados em sua black list e manterá todo o resto.

De forma resumida, você pode escolher aquilo que será mantido ou aquilo o que será apagado.

Atenção: apenas adicionar um contato na black list ou white list não vai fazer o telefone rejeitar as ligações ou mensagens, nem tampouco apagar automaticamente os dados. As regras valerão a partir do momento em que executar a limpeza manual ou automática, com os tipos de dados selecionados (ligações, SMS e sites).

Exemplo 1 -  black list de contato

Neste exemplo, vamos indicar apenas um contato que mensagens e chamadas apagadas.

1. Abra o 1Tap Eraser em seu dispositivo e toque no botão de configurações, localizado no topo do app;

 

2. Role a página e desmarque a opção "White list or black list", habilitando o uso da black list, depois toque sobre a opção

 

3. Observe que a black list ainda está vazia, clique então sobre o botão com o sinal de +, no topo da tela para adicionar um contato ou número.

4. Neste momento, você pode selecionar um número diretamente dos registros de ligações e mensagens (SMS), um contato (Contacts) ou definir um número personalizado (Custom).

Se o contato estiver nos registros ou em sua agenda, simplesmente selecione. Neste tutorial vamos um pouco mais além, usando a opção Custom para configurar um número que não temos na agenda; normalmente aquela utilizada por alguém que queira esconder algo.

 

5. Digite o número completo do contato que deseja sempre apagar os registros de ligações e mensagens, mantenha a seleção em "Exactly" e toque em "Add number".

Caso prefira, é possível digitar apenas parte do número, o começo ou o final dele conforme as opções do menu de seleção:

  • Exactly - exatamente o digitado;
  • Starts with - começando com o digitado;
  • Ends with - terminando com o digitado;
  • Contains - contendo o digitado. Esta é uma opção perigosa, pois o trecho de um número pode também ser o mesmo de vários outros;
  • Does not contain - que não contenha o digitado. Esta também é uma opção perigosa, pelo mesmo motivo descrito acima.

6. Observe que o número ou contato selecionado agora faz parte de sua black list.

7. Na próxima execução da varredura, as chamadas ou mensagens do "fulano" já serão eliminadas dos registros.

 

Exemplo 2 - Manter apenas registros dos contatos da agenda

Para criar uma white list de contatos, ao invés da black list, basta fazer o contrário do descrito nos passos 1 e 2 anteriores; realizando depois os procedimentos feitos do 3 ao 6. O preenchimento da lista é idêntico.

O jeito mais fácil de configurar a ferramenta é manter apenas os registros relacionados aos contatos de sua agenda; algo interessante, pois aquele contato secreto normalmente não estará em sua agenda. Para fazer isso, siga as instruções abaixo:

1. Acesse as configurações do 1Tap Eraser;

2. Marque a opção "White or black list contacts", liberando o botão da white list, e clique no botão "White list contacts".

3. Para permitir registros apenas dos contatos existentes em sua agenda, marque a opção "Numbers in phonebook". Isso permitirá registros de todos os contatos da agenda e apenas deles.

Para especificar uma lista de números ou contatos, toque sobre o símbolo "+" no canto superior da tela e siga dos passos 3 ao 6 da sessão anterior.

 

Exemplo 3 - Limpeza automática

Depois que você configurou a sua white ou black list, você pode usar o aplicativo sempre que desejar a partir de seu atalho. Contudo, o jeito mais prático de proteger a sua privacidade, caso esta seja a sua necessidade, é programar a execução automática; para isto, siga os passos:

1. Acesse o menu de configurações do app.

2. Toque em "Auto-erase", a primeira opção do menu.

3. Marque a opção "Schedule"

 

4. Neste momento, você pode escolher um horário exato para realizar a limpeza em "Time start scheduler" e também um intervalo entre as limpezas.

Exemplo de horário exato:

Exemplo de intervalo:

 

5. Por último, marque os itens que deverão ser eliminados durante a varredura automática. Recomendamos marcar pelo menos o item "Erase cache", para eliminar as tranqueiras deixadas pelos aplicativos.

Considerações finais

O registro da white list e black é idêntica ao dos contatos, exceto pela opção de registros disponíveis e pelo tipo de dado exibido; depois de conferir estes 3 exemplos, você conseguirá explorar ao máximo o aplicativo.

Antes de fazer a limpeza com a ferramenta, ou programar uma automática, certifique-se de que não precisará das informações que pretende apagar. Por exemplo, o número daquela pessoa que te ligou e você resolveu deixar para depois o cadastro na agenda.

Atenção: o Superdownloads não se responsabiliza por eventuais danos causados por este aplicativo em seu relacionamento. "Aprecie com moderação".

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}