Qual o melhor player de vídeo?

Comparamos os 10 softwares gratuitos mais conhecidos do mercado

Por Bruno Iacona de Bello em 25/09/2012


Entre tantos players de vídeo disponíveis no mercado, fica difícil saber qual é o melhor. É claro que tudo depende do seu gosto e daquilo que você mais precisa, mas às vezes você pode estar com um programa achando que ele possui uma função necessária para você enquanto outro lhe dá uma melhor.

O Superdownloads resolveu avaliar os 10 aplicativos gratuitos disponíveis no mercado. São eles: VLC, SPlayer, KMPlayer, Media Player Classic,Windows Media Player, Winamp, Real Player, BSPlayer, GOM Player e Quicktime.

Foram criados três quesitos de avaliação: instalação e tamanho, formatos suportados e desempenho. Cada um deles ganhou uma nota de 0 a 10 por item. Ao final, foi feita uma média. Confira abaixo os resultados.

Instalação e tamanho

O ditado é antigo, mas válido: "tamanho não é documento". E parece que entre os softwares também se pode pensar assim. A média de tamanho entre eles ficou em 18,79 MB. Mas o BSPlayer, por exemplo, tem apenas 13,39 MB e ofereceu instalação em português, além de varrer a máquina e sugerir alguns codecs que podem ser necessários e que não estão instalados, depois baixou todos eles. Um ótimo serviço. Em compensação, nem todas suas telas ficaram em português (algumas ainda permaneceram em inglês) e também tentou instalar toolbars na máquina, um problema para os menos desavisados, que podem aceitar a instalação sem querer.

O GOM é outro que surpreende: apenas 9,91 MB, mas vem com um pacote de codecs e oferece um conversor de vídeo. O lado ruim é que ele também tenta instalar uma toolbar. O Media Player Classic (18,43 MB), Winamp (12,47 Windows MB) e SPlayer (7,88 MB) também ficaram abaixo da média de tamanho. O SPlayer também instala codecs, já o Winamp tenta instalar não só uma toolbar, como outros tipos de programas que só dão dor de cabeça.

O RealPlayer foi o que mais surpreendeu: 742,4 KB, o mais leve de todos isolado. Porém também o mais chato para instalar. Isso porque esse tamanho é só um cliente para baixar o programa, o que faz com que a instalação seja muito lenta. Ele ainda por cima diz que precisa fechar todas as janelas do navegador de Internet. Se a pessoa não prestar atenção e clicar em "ok" terá a desagradável surpresa de ver tudo aquilo que estava fazendo na web ser encerrado de uma hora para outra. Ele também obriga o usuário a se registrar, o que pode levar tempo e causar transtornos para quem está com pressa. Para terminar, oferece a possibilidade de enviar e-mails com novidades do produto, mas tudo em opções já marcadas. É preciso atenção na hora de instalar para não cair em nenhuma armadilha e aceitar algo que não gostaria. Até mesmo a versão paga é oferecida e marcada durante a instalação.

Real Player: leve, porém cheio de armadilhas

Entre os que ficaram acima do tamanho médio, foram: KMPlayer (23,19 MB), Windows Media Player (26,63 MB), Quicktime (37,65 MB) e VLC (37,64 MB). De todos eles, o único que tentou instalar toolbars e outros programas extras foi o KMPlayer. Em compensação, ele já instalou codecs necessários para a leitura de diversos vídeos com extensões fora do comum.

Pelo desempenho de cada um, BSPlayer, KMPlayer e Gom ficaram com 9, por conta da instalação de toolbar. O SPlayer fica com nota 10, já que instala codecs e não ofereceu esse tipo de programa. O Winamp fica com 8, pelo excesso de softwares oferecidos que podem atrapalhar o usuário. Windows Media Player, Quicktime e VLC ficam com 8 por conta de seu tamanho acima da média e não oferecerem codecs e outras melhorias. O Media Player Classic também não oferece, mas é mais leve, por isso fica com 9. Já o RealPlayer fica com 7, pelo excesso de transtornos durante a instalação.

A nota final do quesito foi:

SPlayer: 10

BSPlayer: 9

GOM Player: 9

KMPlayer: 9

Media Player Classic: 9

Quicktime: 8

VLC: 8

Winamp: 8

Windows Media Player: 8

Real Player: 7

Media Player Classic é a preferência de muitos usuários

Formatos suportados

Hoje em dia a grande maioria dos players são capazes de ler os mais diferentes formatos. São tantos que muitos acabamos nem conhecendo (AVI, MPEG-2, WMV, ASF, DivX, Xvid, MPEG-4, ASP, SWF, F4V, F4P, F4A, F4B, FLV, MP4, 3GP, 3G2, MPEG-1, MPG, MPEG, MP1, MP2, MP3, M1V, M1A, M2A, MPA, MPV, MPEG-4, AVC, MOV, QT, MKV, MKA, OGV, OGA, OGX, OGG, OGM e RMVB são só alguns).

Por conta da grande quantidade, fica difícil saber quando um desses programas consegue ou não ler um arquivo. O diferencial fica, então, por conta dos codecs (codificadores que ajudam a ler um arquivo).

Você já usou o Winamp?

Dos 10 programas analisados, o SPlayer, BSPlayer, GOM, KMPlayer e VLC foram os que apresentaram maiores facilidades em relação aos codecs. Isso porque instalaram diversos deles durante a própria instalação do programa ou porque conseguem ler naturalmente uma quantidade maior de arquivos. Eles também oferecem pastas de codecs e chegam até a procurar por eles na internet caso percebam que o arquivo tem uma extensão diferente da que o programa está habituado.

Mas nem todos eles oferecem essa praticidade. O Media Player Classic, por exemplo, precisa de uma instalação manual de codecs, que pode ser o CCCP - Combined Community Codec Pack ou o K-Lite Mega Codec Pack. E para ver filmes em formato QuickTime ou RealMedia, é preciso instalar o QuickTime Alternative ou o Real Alternative.

Por conta disso, SPlayer, BSPlayer, GOM, KMPlayer e VLC ganham nota 10, o Media Player Classic fica com 9 e os outros programas recebem 8. O Winamp fica com 7 por ter problemas para ler DVDs. O Quicktime, além de todos esses problemas, também mostrou dificuldades em ler arquivos com extensões comuns. Por isso ganha a nota 6.

Notas:

BSPlayer: 10

GOM Player: 10

SPlayer: 10

VLC: 10

Media Player Classic: 9

KMPlayer: 10

Real Player: 8

Windows Media Player: 8

Winamp: 7

Quicktime: 6

O KMPlayer não é tão conhecido, mas suporta diversos formatos

Desempenho

O mesmo vídeo em 720p foi aberto em cada um dos players (e para entrar na onde, escolhemos o sucesso do momento: PSY - GANGNAM STYLE). O computador que fez o teste não tem placa de vídeo. Felizmente, nenhum dos programas travou ou atrasou as imagens. Existe, porém, uma variação enorme de memória que cada um deles consome enquanto está aberto. A média geral ficou em 52.920k.

O clipe de sucesso da Internet no SPlayer

Os programas que conseguiram ficar abaixo da média foram o VLC (34.600k), BSPlayer (38.800k), Windows Media Player (31.500k), Quicktime (35.500k), KMPlayer (49.200k), ficando com nota 9. O Real Player, que conseguiu rodar com velocidade e ótimo desempenho com um consumo de apenas 16.500k de memória, fica com 10.

Já o GOM passou só um pouco da média, com 53.500k e também não decepcionou. O Winamp também não fez feio, com 56.100k, por isso ficam com 8. O SPlayer passou um pouco a mais e consumiu 62.500k e ganha nota 7. Mas o grande campeão foi o Media Player Classic, que consumiu cerca de 151.000k de memória a CPU enquanto rodava o vídeo. Um absurdo comparada com os demais. Nota 5 para ele.

A diferença é tão grande que o Real Player (que menos consumiu) e o Media Player Classic (o que mais consumiu) é de 134.500k. O Media Player Classic chegou a consumir 9 vezes mais que o Real Player.

Notas:

Real Player: 10

BSPlayer: 9

KMPlayer: 9

Quicktime: 9

VLC: 9

Windows Media Player: 9

GOM Player: 8

Winamp: 8

SPlayer: 7

Media Player Classic: 5

O VLC suporta diversos formatos e legendas

E o vencedor é...

Após a soma das 3 notas, houve um empate entre o BSPlayer e o KMPlayer, com a nota 9,33. Logo em seguida vieram o GOM, SPlayer e VLC com 9. O Real Player (8,33) e o Windows Media Player (8,33) também obtiveram notas satisfatórias. Mesmo o Quicktime, Winamp e Media Player Classic, que empataram em último lugar com 7,66 conseguiram uma boa nota. Isso mostra que os players de vídeo estão com um bom desempenho e vai depender muito de você para escolher aquele que acha melhor.

Notas finais:

BSPlayer: 9,33

KMPlayer: 9,33

GOM Player: 9

SPlayer: 9

VLC: 9

Real Player: 8,33

Windows Media Player: 8,33

Quicktime: 7,66

Media Player Classic: 7,66

Winamp: 7,66

BSPlayer, um dos campeões

Outras vantagens

Antes de pensar que um player é melhor que o outro, é importante lembrar que tudo vai depender da sua máquina e daquilo que você procura. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. O RealPlayer, por exemplo, permite baixar vídeos da internet e convertê-los para outros formatos. E é possível enviar o vídeo para o celular. Também permite que o usuário edite seu conteúdo e compartilhe com seus amigos do [sd|softid="49169"], [sd|softid="47904"] e [sd|softid="51655"]. O player ainda corta trechos de músicas com facilidade.

O Media Player Classic disponibiliza recursos como sincronização de áudio e legendas com o vídeo e catalogação de arquivos em biblioteca. Também existe uma opção para corrigir erros de sincronização. Já os usuários do KMPlayer podem escolher o local (e o fundo negro) da legenda na tela. O programa disponibiliza também uma série de equalizações pré-definidas, que podem ser configuradas manualmente.

Quem gosta do BSPlayer sabe que o programa permite ver canais de vídeos da Internet e reproduzir arquivos incompletos ou corrompidos, além de sincronizar o áudio e as legendas com o vídeo. E quem usa o Winamp sabe que esse player tem um recurso que permite ao usuário acessar seu acervo pessoal a partir de qualquer lugar. É um serviço que pode ser feito com apenas um cadastro no site oficial e baixando o [sd|softid="45189"].

O player da Microsoft que já vem no PC mostrou que também pode competir com os outros

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato