Descubra segredos do Chrome

Além da agilidade, o navegador do Google possui funções escondidas

Por Magno Junior Silva Mesquita em 27/09/2012


O Google Chrome, popular navegador do Google, é conhecido por sua agilidade e confiança, mas existem outras razões para que os usuários, especialmente os geeks, adorem o navegador.

O software possui a habilidade de fechar abas individualmente, para prevenir que um único site quebre todo o sistema. Ele possibilita a sincronização virtual de todos os usuários entre computadores diferentes, podendo inclusive reabrir abas abertas no PC, utilizando outro dispositivo. Além de utilizar as poderosas extensões e temas, que possibilita a customização do navegador.

Além dessas funções mais populares, o Chrome também esconde algumas funções secretas. Confira abaixo algumas delas.

Botão Home

O botão Home, ou melhor, a noção de homepage mudou drasticamente. Com o passar do tempo às pessoas deixaram de visitar a página inicial de alguns sites, para navegar diretamente para o link onde a informação se encontra.

Considerando isso, o Google deixou de lado o botão iniciar na interface do Chrome, mas é bem fácil reinseri-lo. Vá até "Configurações" e em "Aparência" marque a opção "Mostrar botão "Página inicial"".

A volta do botão homepage

A volta do botão homepage

Veja o que está consumindo memória

Se a velocidade do Chrome começar a cair há diversas razões possíveis, incluindo muitas abas abertas ou problema com alguma extensão instalada. Por sorte, o navegador possui uma forma integrada para visualizar tudo o que está consumindo memória e exatamente quanto está sendo utilizada.

Na verdade, ele mostra o consumo de memória de qualquer outro navegador que esteja rodando no momento. Você não consegue fazer alterações no painel, mas uma vez descoberto o foco de gasto de memória, você pode utilizar o menu "Ferramentas" realizar as modificações necessárias.

Para acessar a função digite na barra de endereço:"about:memory".

Descubra o que está consumindo memória no navegador

Descubra o que está consumindo memória no navegador

Crie atalhos

Se você tem um site favorito que acessa com frequência, é uma boa ideia criar um atalho para ele. Assim, você pode acessá-lo via Desktop, Menu Iniciar ou Barra de tarefas. Para isso, navegue até o site que deseja criar um atalho e clique na engrenagem, localizada no topo do lado direito do navegador. Depois em "Ferramentas>Criar atalhos de aplicativos..." e escolha os locais onde o atalho deve ser inserido.

Crie um atalho do SD para acessá-lo rapidamente

Visualize os locais já acessados

O Chrome armazena em seu banco de dados todos os sites já visitados no navegador. Digite o comando "about:DNS" na barra de endereço. Assim, você visualiza as páginas visitadas e traduzidas para o endereço IP. Junto com as informações dos sites o Chrome informa também o tempo de carregamento e as fontes de conexão.

Página com todos os sites visualizados

Veja sites em cache

Se quiser visualizar todos os sites armazenados no cache do seu Chrome, digite na barra de navegação "about:cache".

Deu pau!

Apesar de ser muito estável, se quiser ter uma experiência de como é ter um erro no Chrome, digite na barra de endereço "about:crash". Ela mostra a carinha morta que representa erros no navegador.

 

Deu erro no chrome!

Veja os plugins

Se você precisa acessar rapidamente todos os plugins instalados no Google Chrome, digite na barra de navegação "chrome://plugins". Nessa janela, você pode habilitar ou desabilitar os plugins do Chrome, melhorando sua estabilidade.

 

Página de plugins

Travou tudo!

Quer experimentar um travamento no Chrome digite "about:hang" na barra de navegação. Agora a aba do seu navegador vai carregar infinitamente, o único jeito de voltar ao normal é fechando a aba, perceba que o navegador continua funcionando perfeitamente, o que prova sua estabilidade.

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}