Configure seu joystick como se ele fosse um controle de Xbox 360

Com um único programa, jogue com controles, guitarras e muito mais em qualquer tipo de jogo do seu computador

Por Bruno Iacona de Bello em 05/10/2012


Muitos usuários tem games em suas máquinas, mas não gostam de jogar usando o teclado. Mesmo sendo alguns mais antigos, rodando em emuladores, parte da graça se perde sem o joystick. E quando é algum game mais atual (como Fifa 13 ou PES 13), é mais complicado ainda querer jogar sem um controle apropriado.

Outra dificuldade surge quando você resolve comprar um controle barato e o jogo não o aceita. Além da frustração, ainda tem a perda do dinheiro que você investiu.E não é sempre que você tem dinheiro para comprar um controle oficial do Xbox (que roda nativamente no Windows).

Mas é possível acabar com todos esses problemas usando um único programa, que configura qualquer joystick como se ele fosse um controle de Xbox 360. E é muito fácil de usar. Primeiro, baixe o x360ce. Ele vem em um arquivo compactado e não é necessária sua instalação. Depois abra-o e siga os passos abaixo.

1. Coloque seu controle na USB no computador. Usamos como exemplo aqui um controle de PlayStation 2 encaixado em um adaptador para o computador.

2. Abra o programa. Na primeira vez, ele vai perguntar se você deseja criar um arquivo necessário para o funcionamento do software. Clique em "Yes".

 

3. O x360ce vai ler o seu controle e enviar uma mensagem igual a que está abaixo. Apenas desmarque a opção "Search the Internet" e depois aperte "Next".

 

4. Ele vai terminar a leitura do joystick. Clique em "Finish".

 

5. O programa vai abrir direto na janela abaixo. Mas antes de qualquer coisa, clique na aba "Advanced".

 

6. Nessa tela, você deve selecionar o tipo de joystick que vai usar. Se for um controle normal, basta clicar em "GamePad". Mas você pode usar outros tipos, como uma guitarra ou o kit de bateria do Guitar Hero. Depois de escolher, volte para a aba "General".

 

7. Agora você só precisa configurar o controle. É muito simples. Clique em uma janela vazia do programa e selecione "[Record]". Depois clique com o seu controle com o botão que deseja marcar como o escolhido.

 

8. Perceba que a cada botão escolhido para fazer a adaptação, uma bolinha vermelha vai piscar em cima do controle do Xbox. Isso facilita na hora de saber qual botão é cada um.

 

9. Se você preferir, pode escolher manualmente o botão, ao invés de usar a opção de gravar automaticamente o clique que você der. Mas isso é aconselhável somente se você souber o que cada botão faz.

 

10. Caso tenha dificuldade na hora de regular os botões analógicos, você pode ir na aba "Dual USB Vibration Joystick". Nela, cada vez que você movimentar o analógico, uma das letras abaixo irá mostrar uma quantidade de números. Você pode assim ver se o movimento na vertical muda o eixo X, Y ou Z e assim, na aba "General", mover o controle para o lado certo na hora de gravar o movimento.

 

11. Depois de tudo pronto, clique em "Save". Agora pegue todos os arquivos que surgiram e salve na mesma pasta onde está o executável do jogo que pretende jogar. Se for um emulador, jogue na mesma pasta do emulador e dos jogos.

Obs. É aconselhável salvar esses arquivos em uma pasta à parte, caso você queira manter esses comandos para o mesmo controle e deseje usar ele em mais jogos. Também é aconselhável fazer um backup do seu game. Assim, caso a inserção desses arquivos dê problema, você poderá restaurar o sistema.

Boa diversão!

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato