Aprenda a excluir diferentes tipos de toolbar

Saiba com se livrar de vez de barras de busca como Add Lyrics, Tuto4pc e até mesmo a temível Hao123

Por Bruno Iacona de Bello em 06/05/2013


Quem nunca baixou um arquivo e acidentalmente acabou instalando junto uma toolbar? Essas barras de busca são como pragas da Internet e muitos usuários vivem reclamando que elas não querem sair do computador, mesmo após uma tentativa de desinstalação ou de limpeza no próprio navegador.

Felizmente, a maioria delas sai com facilidade. Algumas como Add Lyrics e Tuto4pc podem ser desinstaladas com facilidade. Já outras, como a Hao123, requerem um pouco mais de paciência do usuário, mas não é impossível desgrudá-la da sua página inicial. Para saber como acabar com esses problemas, nós do Superdownloads resolvemos ajudar vocês com um tutorial que foca na limpeza de toolbars mais complicadas, em especial a Hao123.

Antes de começar a limpeza

É importante lembrar que toolbars podem ser muito, muito chatas de se tirar. Porém, algumas podem ser extremamente simples. Então antes de qualquer coisa, salve tudo o que você estiver fazendo na Internet, baixe o Toolbar Cleaner e feche os navegadores. Esse programa é muito simples, leve, prático e é capaz de eliminar boa parte das toolbars que podem se instalar no seu computador.

Assim que abrir o Toolbar Cleaner,você verá uma janela igual a imagem abaixo. Selecione qualquer aplicativo que você queira retirar do computador (ou clique em "Select All").

 

Depois disso, basta clicar em "Remove Selected Toolbar(s)/BHO(s)" para limpar os seus navegadores.

 

Infelizmente, isso não é o suficiente para limpar todas as toolbars. Algumas como Add Lyrics e Tuto4pc não são excluidas pelo programa. Nesse caso, basta ir até o Painel de Controle da sua máquina e selecionar a opção de desinstalar um programa.

 

Nesse caso, procure pelas toolbars instaladas no computador e clique duas vezes em cada uma, para desinstalar elas por completo.

 

Infelizmente, existem algumas toolbars que não saem do seu computador mesmo após a desinstalação manual. Nesse caso, você terá de ter mais paciência. Siga o tutorial abaixo para saber como acabar com esse tipo de toolbar mais chatinha.

Limpando toolbars no Chrome

Algumas toolbars parecem ser impossíveis de retirar da sua máquina. A Hao123, por exemplo, não desgruda de jeito nenhum. Mesmo que você recorra a tudo o que conhece, ela continua aparecendo como página principal do seu navegador. Mas não precisa se preocupar, pois é fácil mais fácil acabar com ela do que parece. Veja abaixo o tutorial para eliminá-la do Google Chrome:

1. Antes de mais nada, entre nas configurações do seu Chrome. Clique no ícone de ferramentas e vá em "Configurações" ou simplesmente digite "chrome://settings" na barra de navegação. Você verá que na área "Aparência", há um link referente a página inicial do navegador. Ele foi alterado pela Hao123. Clique em "Alterar";

 

2. Na janela que abrir, delete o link que aparecia e depois digite o nome do site que você deseja utilizar como página inicial do seu navegador. Clique em "OK";

 

3. Agora na área "Pesquisa", clique em "Gerenciar mecanismos de pesquisa...";

 

4. Caso haja alguma barra de navegação indesejada funcionando nessa área, você pode alterá-lo e selecionar o seu mecanismo de busca preferido. Depois, clique em "Concluído";

 

5. Agora na área "Inicialização", clique no link "Configurar páginas";

 

6. Na janela que abrir, você verá todas as páginas que estão abrindo logo que você inicia o Chrome. No caso abaixo, não era a Hao123, mas a Babylon que estava sendo iniciada. Basta clicar no "x" que está do lado direito da toolbar para eliminá-la na inicialização do navegador. Depois de excluir todas as páginas desejadas, clique em "OK";

 

7. Agora para concluir, você precisa se certificar de que a toolbar não está anexada ao seu atalho do navegaor. A Hao123, por exemplo, faz isso. É por isso que depois de fazer os passos anteriores, muitos usuários ainda reclamam que abrem o chrome e se deparam com a página da Hao 123. Para acabar com isso, clique no ícone de atalho do Chrome e selecione "Propriedades";

 

8. Na aba "Atalho", procure pelo caminho digitado na área "Destino". Nele, você deve encontrar todo o caminho para o Chrome entre aspas. Se depois da palavra ".exe" houver algumas extensão, você precisa eliminá-la. Assim, a toolbar não retornará- mais.

Limpando toolbars no Firefox

Agora que você já aprendeu a se librar de toolbars grudentas do seu Google Chrome, que tal acabar com elas também no Firefox? Veja a seguir o exemplo que fizemos com a toolbar da Hao123, uma das mais complicadas de se retirar:

1. Primeiro, abra o seu navegador, clique em "Ferramentas" e selecione "Complementos";

 

2. Clique na aba "Extensões" e desative qualquer toolbar que estiver ativada no navegador;

 

3. Agora digite "about:config" na sua barra de navegação;

 

4. Uma mensagem irá aparecer, avisando que qualquer mudança nessa área pode ser perigosa. Não se preocupe, pois não vamos alterar nada, apenas corrigir algumas mudanças feitas por toolbars. Clique em "Serei cuidadoso, prometo!";

 

5. Quando a página de configurações abrir, você perceberá que existem algumas linhas em negrito. Isso acontece porque elas foram alteradas, seja por você ou por toolbars. Na barra que está no alto, "Localizar", digite "Search" e espere que ela irá procurar por todos os arquivos relacionados a barras de busca;

 

6. Agora vem uma parte simples, porém um pouco chata: você deve clicar com o botão direito do mouse sobre as linhas em negrito e selecionar a opção "Restaurar o padrão". Faça isso em todas as linhas em negrito que aparecem com a palavra "Search" na sua busca;

 

7. Agora vá em "Ferramentas" e clique em "Opções". Na aba "Geral", veja qual é o link apontado na área "Página inicial". Se for a de uma toolbar, retire e coloque a página que você deseja colocar como inicial;

 

8. Para terminar, você deve fazer igual foi feito no Chrome. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de atalho do navegador e selecione "Propriedades". Na aba "Atalho", veja o que está escrito em "Destino". Se houver qualquer coisa após a palavra ".exe", delete. Na imagem abaixo, por exemplo, a toolbar da Hao123 se instalou e colocou seu link depois do destino. Basta apagar e deixar que o destino termine no ".exe". E não se esqueça de deixar todo o caminho entre aspas. Clique em "Aplicar" e "OK".

Internet Explorer

Se por algum motivo você utiliza o Internet Explorer, pode ficar feliz pelo menos quando o assunto é toolbars. Para acabar com uma, basta deletar o arquivo do seu computador (como mostrado nas primeiras imagens) e apagar qualquer complemento adicional. Feito isso, você está livre de complicações no seu Explorer.

Para terminar

Provavelmente você já está livre das toolbars, mas não custa nada dar uma limpada no computador, para impedir que elas voltem. Uma boa dica é utilizar o CCleaner. Basta abrir o programa e, na aba limpeza, clicar em "Executar limpeza".

 

Se quiser, também pode utilizar a aba "Registro" e clicar em "Procurar erros" e depois em "Corrigir erro(s) selecionado(s)..."

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato