Qual é o melhor programa de torrent?

Avaliamos os programas mais famosos de BitTorrent para descobrir qual deles tem as melhores funcionalidades

Por Bruno Iacona de Bello em 02/07/2013


Para quem não sabe, BitTorrent é um protocolo de rede que permite aos seus usuários fazerem downloads gratuitos de diversos tipos diferentes de arquivos, normalmente ligados a algum site. Em outras palavras, esses protocolos inovaram a ideia de download de arquivos desde seu surgimento, em 2001. Isso porque você pode fazer o download de um arquivo que está sendo compartilhado por diversas pessoas. Assim, quanto mais pessoas estiverem com esses arquivos abertos em seus programas de torrent, mais rápido é o download. Por conta dessa maravilhosa ferramenta, calcula-se que eles sejam responsáveis por mais de 30% de todos os dados transferidos na Internet.

O funcionamento dos torrents são muito fáceis de entender. Normalmente, os arquivos são quebrados em pedaços de 256 KB e partilhados em ordem aleatória até reconstruirem o arquivo final. Dessa forma, enquanto você copia uma parte dos arquivos, também partilha a que já baixou, permitindo que mais pessoas possam fornecer o arquivo e deixar a rede mais eficiente. Infelizmente, ele acabou se tornando uma grande fonte de pirataria online, mas há quem saiba utilizá-lo de forma honesta e fazendo bom proveito dele.

Mas a pergunta que não quer calar, depois de tudo isso, é: como eu faço para baixar arquivos via torrent? Bom, a resposta é óbvia: com programas de torrent, certo? Claro que sim. Porém, existem tantos programas desse tipo que fica complicado saber qual é o melhor. Pensando nisso, nós do Superdownloads resolvemos fazer uma análise com seis dos programas mais famosos de torrent.

Critérios

Ok, estamos analisando os programas. Porém, como considerar quem é melhor no quê? Lembre-se que qualquer comparativo será tendencioso a menos que exista um critério pré-definido indicando o que vai ser levado em conta para cada um deles. Por isso, separamos a análise em oito pontos diferentes: o primeiro é o dinamismo, ou seja, se o programa tem uma boa aparência e qualquer usuário conseguiria encontrar tudo o que precisa com facilidade e também se possui toolbars, que podem acabar com o computador dos desavisados. Depois, levamos em conta o suporte a encrypt, nome dado aos programas que possuem ferramenta para camuflar o IP do seu computador e assim permita fazer o download de qualquer região do mundo sem problemas de velocidade impostos por sua operadora. O terceiro critério foi a velocidade do download quando há muitos seeders, ou seja, usuários auxiliando na transferência. Claro que, se analisamos isso, também levamos em conta a velocidade com poucos seeders para download.

Para finalizar, ainda levamos em conta se há busca integrada no programa, para saber se ele vai facilitar a sua vida na hora de encontrar um arquivo de torrent, o consumo de memória da sua máquina quando o programa está ligado e por fim se há alguma funcionalidade extra.

Os programas utilizados nessa análise foram:

Confira abaixo as análises e depois a nossa conclusão:

Dinamismo

Deluge

Esse programa é muito simples comparado com os outros. Por conta disso, possui uma interface simples. Ele não fica em espera caso você clique no botão para encerrá-lo e também não oferece toolbars durante a instalação. É muito bom para quem deseja um programa simples e não tem vontade de utilizar nada a não ser o recurso de downloads. Como nesse critério o objetivo é a clareza e as toolbars, o Deluge ganha nota 10 por ser simples e limpo de qualquer coisa. Até sua inicialização não é automática, permitindo que o usuário inicie o programa quando desejar.

Quantum

Esse programa tem uma tela limpa e de fácil aprendizado. Porém, não há como dar uma nota diferente de 0 para ele nesse critério. Por quê? Pela quantidade de toolbars. Para começar, ele foi o único da lista que não iniciava a instalação após ser clicado duas vezes. Foi preciso pedir que ele abrisse como administrador. Nesse momento, ele abriu todas as vezes anteriores que falharam, deixando o computador lento. Para piorar, ele ofereceu diversas toolbars. Mesmo após selecionar que não era desejada a instalação de nenhuma delas, o programa avisou que só seria instalado após a aceitação de todas as toolbars oferecidas por ele. Além de obrigaro o usuário a instalar tudo, ele fechou o navegador sem perguntar e reiniciou cheio de poluição visual, pop ups e tudo o que há de pior. Péssimo ao extremo e só por isso não é recomendado a ninguém.

uTorrent

Com uma interface bem moderna e elegante, esse programa pode ser utilizado com facilidade por qualquer pessoa. Infelizmente, ele também oferceu toolbars durante a instalação e pessoas desavisadas correm o risco de instalá-las durante o processo. Ficou com nota 8 por conta disso.

BitComet

Esse não oferceu toolbars, o que já lhe garante muitos pontos! Porém, sua interface não é das mais limpas. À primeira vista, parece um pouco bagunçada e uma pessoa menos acostumada com esse tipo de programa pode ficar assustada. Claro que na verdade essa "poluição" depois é percebida como tendo a melhor das inteções, já que contém o nome de muitos sites para downloads de torrents. Nota 9 para ele.

BitTorrent

De aspecto muito limpo e interface moderna, o BitTorrent se mostrou muito parecido com o uTorrent, quase como um irmão. Infelizmente, esse sistema também é parecido durante a instalação e oferece toolbars a seus usuários. Por isso, ganha nota 8.

Vuze (Azureus)

Apesar de organizado, à primeira vista parece um pouco confuso para quem não está acostumado. Aceita feeds RSS, tem uma biblioteca própria para reproduzir vídeos e músicas e também ficar por dentro de jogos e outras notícias. Busca integrada dentro do programa e utiliza o bing (microsoft) na aba "Web Search", porém, se você clicar na aba "Meta Search", encontrará diversos feeds de torrent diretamente para baixar. Permite encrypt.

Resultado da primeira rodada:

  • Deluge: 10
  • Quantum: 0
  • uTorrent: 8
  • BitComet: 9
  • BitTorrent: 8
  • Vuze (Azureus): 7

O "estrago" feito pelo Quantum no navegador

Suporte a encrypt

Esse critério é mais fácil de se analisar, pois basta saber se o programa possui ou não suporte a encrypt. Se ele possui, vai permitir que o usuário camufle o seu IP e assim faça downloads com velocidade mesmo que haja um bloqueio por parte de sua operadora.

O resultado dessa forma também foi rápido. O Deluge, uTorrent, BitComet, BitTorrent e Vuze possuem caminhos muito parecidos na área de ferramentas para isto. Basta uma procura rápida para conseguir entender e utilizar essa função. Já o Quantum, por mais que tenha o mesmo caminho fácil, não possui a opção de ser utilizado em português, o que pode dificultar a vida de quem não conhece bem a língua inglesa.

Resultado da segunda rodada:

  • Deluge: 10
  • Quantum: 8
  • uTorrent: 10
  • BitComet: 10
  • BitTorrent: 10
  • Vuze (Azureus): 10

Velocidade com muito seed

Finalmente chegamos ao momento crucial da análise: a velocidade de downloads. Para quem não sabe, programas de torrent dependem muito da quantidade de usuários que estão disponibilizando aquele mesmo arquivo para download, para acelerar o processo. São os chamados "seeders". Vale lembrar inclusive que uma das recomendações de quem utiliza torrent é que deixe o seu arquivo baixado como seed pelo menos o mesmo tempo que levou para você fazer o download total, para auxiliar outras pessoas.

Aqui vamos então analisar a velocidade de um download que possui muitos seeders. Escolhemos uma distro do Ubuntu, sistema operacional Linux, de uma página oficial e consequentemente com muitos seeders. O resultado de velocidade foi:

Deluge: 2.8 MB/s

Quantum: 3.1 MB/s

uTorrent: 1,5 MB/s

BitComet: 3,2 MB/s

BitTorrent: 1 MB/s

Vuze (Azureus): 2,2 MB/s

Assim, a nota final dada foi baseada tendo em conta que a nota mais alta é 10. Diferenças pequenas de velocidade (menos de 0,2 MB/s) foram desprezadas. A cada 0,5 MB/s de diferença, foi descontato meio ponto.

Resultado da terceira rodada:

Deluge: 9,5

Quantum: 10

uTorrent: 8,5

BitComet: 10

BitTorrent: 8

Vuze (Azureus): 9

Velocidade com pouco seed

Agora o mesmo teste foi aplicado em uma distro de Linux mais antiga e menos procurada, consequentemente com menos seeders. A velocidade de download nesse critério determinou muita coisa, pois foi nesse teste em que foi possível descobrir a grande diferença entre os programas. Muitos usuários com certeza considerarão esse o critério mais importante, afinal, torrents muitas vezes são procurados à exaustão até serem encontrados. Por isso, quanto melhor o programa para encontrar seeders, melhor. O resultado foi:

Deluge: 1,8 MB/s

Quantum: Não conseguiu achar seeders

uTorrent: 1,2 MB/s

BitComet: Não conseguiu achar seeders

BitTorrent: 460 KB/s e com muitas falhas até encontrar seeders

Vuze (Azureus): 260 KB/s

O resultado das notas seria considerado da mesma forma que o anterior, mas a diferença foi muito grande. Os programas que não encontraram seeders ficaram zerados. BitTorrent, que ficou com menos de 500 KB/s, ficou com nota 5 e o Vuze ganhou nota 3 por ficar atrás. O Deluge ficou com nota 10 por ser o que mais conseguiu velocidade e o uTorrent com 9 pois ficou logo atrás.

Resultado da quarta rodada:

Deluge: 10

Quantum: 0

uTorrent: 9

BitComet: 0

BitTorrent: 5

Vuze (Azureus): 3


Suporte a RSS

Apesar de não parecer que esse programa tem a ver com Feeds RSS, softwares voltados para torrent costumam oferecer essa função a seus usuários. Caso você não saiba, Feeds RSS são uma forma prática de se ler notícias. Você utiliza um programa voltado para isso e insere nele todos os seus sites e blogs preferidos de notícias. Assim, é possível ficar sabendo das novidades desses sites sem a necessidade de entrar em cada um deles separadamente. Você lê ali, em uma única página, todas as notícias. E ainda por cima pode clicar nas que sentir mais vontade de ler e ser direcionado para o site da notícia, com as fotos e vídeos disponíveis.

Seria injusto simplesmente dar nota zero para quem não possui essa opção e 10 para quem possui, já que não é algo essencial em programas de feeds e sim um extra entre as utilidades. Por isso, vamos adicionar um ponto na média final dos programas que possuem feeds RSS e não adicionar nada a quem não possui.

Entre os programas listados, Quantum, uTorrent, BitTorrent e Vuze mostraram ter uma ferramenta simples de prática de RSS. Já o Deluge e o BitComet não demonstraram possuir nativamente essa função.

Resultado da quinta rodada:

Deluge: não ganha ponto extra

Quantum: um ponto extra

uTorrent: um ponto extra

BitComet: não ganha ponto extra

BitTorrent: um ponto extra

Vuze (Azureus): um ponto extra

Busca integrada

Chegamos a um ponto importante: as buscas. Digamos que você possui o programa, mas não sabe por onde começar as suas buscas. Se você for fazer uma busca comum, provavelmente vai entrar no Google e pesquisar pelo que deseja, o que pode exibir muitos resultados ruins. Para torrents, é sempre bom conhecer sites específicos para esse tipo de download e por isso é extremamente importante que o programa possua uma boa ferramenta para isso.

Ao analisar cada um dos programas, o único que não ofereceu nenhum buscador integrado foi o Deluge. Se ele fosse um programa feito para Pen drives, seria compreensível, para ocupar um espaço menor no HD. Porém, ele não tem um tamanho de programa para Pen drives e por isso não há justificativa e a nota dele é zero. Já o Quantum possui uma busca integrada que exibe os resultados dentro do programa, mas de nada adianta, já que ele é ligado ao Google e essa busca já seria a mais óbvia de se fazer. Fica com nota 5.

O uTorrent e o BitTorrent possuem buscas integradas com o Bing (buscador da Microsoft) e com o Mininova, especializado em torrents. Infelizmente, os resultados são exibidos em uma janela do navegador e não no programa. Porém, por possuir um buscador de torrents, eles ficam com nota 7. Já o BitComet se mostrou muito completo, com busca em até seis sites diferentes, todos específicos para torrents. Os resultados são bem precisos e já abrem em páginas com o download do arquivo para o programa. Seu único defeito é que ele abre os resultados no navegador e não dentro do próprio programa, então fica com a nota 9. Por fim, o Vuze faz uma busca dentro do próprio programa e utiliza o Bing. A diferença é que ele oferece duas abas de busca. Na primeira, "Web Search", mostra os resultados do buscador. Já em "Meta Search" são exibidos os downloads diretos de arquivos de torrent com o nome buscado ou algo parecido. Seu único defeito é que ele não oferece variedades, então fica com a nota 8.

Resultado da sexta rodada:

Deluge: 0

Quantum: 5

uTorrent: 7

BitComet: 9

BitTorrent: 7

Vuze (Azureus): 8


Consumo de memória

Depois da taxa de velocidade, esse talvez seja o critério mais importante para muitos usuários. Quanto de memória você vai ocupar da sua máquina enquanto o programa estiver ligado? Para saber isso de uma maneira abrangente, ligamos cada um dos programas separadamente e esperamos um tempo até que eles se estabilizassem. Após esse período, pedimos que ele baixasse um arquivo de torrent e novamente medimos a quantidade de memória gasta por ele, assim ficamos com duas categorias: memória gasta em espera e memória gasta em funcionamento.

Entre a memória gasta em espera, o campeão foi o BitComet. Inicialmente, ele assustou, chegando a um total de 119.000 kb. Porém, após se estabilizar, ficou com uma média de 6.500 kb, muito abaixo do esperado como visto de início. Logo em seguida veio o uTorrent e o BitTorrent, ambos com uma média de 9.700 kb. Após isso, veio um grande abismo de gasto de memória, com o Deluge aparecendo a 30.300 bk, seguido do Quantum com 52.700 kb e encerrando com o Vuze a 69.000 kb.

Já a memória em funcionamento teve um resultado um pouco diferente. o BitTorrent ficou na frente, com 22.000 kb, seguido do uTorrent, que utilizou 24.000 kb. Eles foram incrivelmente mais econômicos que os outros. Em seguida, veio o Deluge, com 40.900 kb e logo em seguida, com um abismo maior ainda, o Quantim, com 87.100 kb. Já o Vuze fez 102.000 kb e o BitComet, que começou tão bem, fez 227.000 kb.

Para dar a nota final, foi preciso fazer uma conta. Primeiro, pegamos as notas do tempo do programa em espera e consideramos a maior como nota 10 e as outras notas ficaram em ordem, cada uma com um ponto a menos, com excessão das que tinham uma diferença muito grande, ficando com dois pontos. A mesma coisa foi feita com o tempo dos programas em funcionamento. Depois, somamos as duas notas para cada programa e tiramos a média.

Resultado da sétima rodada:

Deluge: 7

Quantum: 5

uTorrent: 9

BitComet: 5

BitTorrent: 9,5

Vuze (Azureus): 4

Funcionalidades extras

Programas de torrent são também conhecidos por sua capacidade multimídia. Por isso, cada um oferece uma funcionalidade diferente, para serem melhor aproveitados por seus usuários. Nesse ponto, é possível definir muito bem qual programa de torrent você gostaria de usar de acordo com as funcionalidades específicas do programa. Fica difícil fazer comparações nesse ponto, pois cada um deles vai oferecer algo diferente. Porém, se pensarmos pelo lado da praticidade, é possível imaginar o que é mais ou menos importante.

O Deluge, infelizmente, mais uma vez se mostrou simples demais e sem funcionalidades extras. Ficou com nota 0. Já o Quantum permite que os usuários ouçam uma rádio própria, que separa as músicas por gêneros e também países, com um histórico das últimas estações visitadas. É uma ferramenta muito legal, mas não funcionou corretamente durante os testes, o que lhe garante uma nota 5. Já o uTorrent e o BitTorrent permitem fazer o controle remoto de seus downloads, o que é muito útil para quem gosta de gerenciar o que está sendo baixado e não pode ficar o tempo todo em casa. Essa funcionalidade é muito útil, mas como ele não possui outras grandes funcionalidades de destaque, a nota final para ambos é 9.

O BitComet se mostrou um verdadeiro centro de torrents para os mais afixionados. Ele já vem com uma lista de sites de torrents que funcionam muito bem e também botões que já redirecionam seus usuários para downloads específicos, como games, filmes e músicas, além de um fórum para discussões. Ainda por cima, é possível fazer um cadastro gratuito no programa, que garante aumentar a velocidade de downloads com isso. Também merece uma nota 9 por tamanha funcionalidade.

Para finalizar, o Vuze oferece uma biblioteca própria e bem elaborada para reproduzir sons e vídeos, além de oferecer notícias de jogos e muito mais. Funciona mais ou menos como o iTunes, só que mais voltado para torrents. Infelizmente, essa opção acaba confundindo usuários menos experientes, o que não pode ser muito bom. Ficou com nota 7.

Resultado da oitava rodada:

Deluge: 0

Quantum: 5

uTorrent: 9

BitComet: 9

BitTorrent: 9

Vuze (Azureus): 7

Resultado final

Depois de tantas análises, finalmente podemos determinar a nota final dos programas. O resultado foi simples: a soma dos sete critérios e a soma do ponto extra com o critério sobre o suporte a RSS. Eis o placar:

Primeiro lugar: uTorrent (nota 9,6)

Segundo lugar: BitTorrent (nota 9)

Terceiro lugar: Vuze (nota 7,8)

Quarto lugar: BitComet (nota 7,4)

Quinto lugar: Deluge (nota 6,6)

Sexto lugar: Quantum (nota 5,7)

Para muitos usuários já acostumados com esses programas, não será de tamanho espanto ver o uTorrent em primeiro lugar, já que ele é um dos programas mais famosos entre os usuários. Porém, para os fãs do Vuze talvez seja uma decepção vê-lo em terceiro (digo isso pois posso me incluir nessa).

Vale lembrar que essa nota final foi criada a partir de critérios pré-determinados e que não significam que um programa é necessariamente pior que outro. Durante todo o teste, o Deluge se mostrou extremamente eficiente para baixar torrents, mas ficou com uma nota baixa pela falta de ferramentas. Mesmo assim, é perfeito para quem não busca mais que o simples download e não está acostumado a utilizar programas de torrents. O BitComet também se mostrou um programa muito bom, até porque há alguns anos atrás era considerado o melhor desse tipo. Infelizmente, ele parou no tempo, mas ainda possui muitas funcionalidades úteis e exclusivas dele. E se você já utilizava o Vuze, o BitTorrent ou o uTorrent por preferência, pode continuar usando, pois os três tiveram um bom desempenho.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato