Como acessar o catálogo americano do Netflix e carregar legendas externas

Com poucos passos você aproveitará todos os filmes e seriados que estão disponíveis para os clientes americanos da empresa. Aproveite!

Por Rodrigo Lima em 16/07/2013


A Netflix é uma empresa norte-americana líder em conteúdo streaming na Internet. Atualmente, conta com mais de 33 milhões de assinantes em mais de 40 países. Por mês, são assistidas mais de 1 bilhão de horas de filmes e séries, incluindo algumas originais produzidas pela empresa.

No início desse ano, a Netflix anunciou que tinha mais assinantes nos Estados Unidos que qualquer empresa de TV a cabo daquele país. Seus assinantes podem assistir ao conteúdo disponível em computadores, tablets, smartphones, aparelhos de Blu-Rays, Xbox 360, Playstation 3 e Wii.

A Netflix chegou ao Brasil no dia 5 de setembro de 2011, após ter expandido por países da Europa. A assinatura do serviço custa R$ 16,90 ao mês e o primeiro mês é gratuito.

As diferenças dos países

Apesar do catálogo brasileiro ser grande, incluindo muito filmes, seriados e produções próprias da Netflix, ele não se compara com o catálogo americano. Nos Estados Unidos, o assinante possui uma gama maior de opções para assistir.

Isso acontece pois a maioria dos filmes e séries são produzidas nos Estados Unidos. Como a Netflix é americana, fica mais fácil para a empresa negociar os direitos de realizar o streaming dessas obras para os seus clientes daquele país.

Trazer esse mesmo conteúdo para o Brasil é um pouco mais difícil, devido às tão complicadas negociações de direitos autoriais, bem como a necessidade de legendar e dublar os diversos filmes e séries do catálogo. No entanto, isso não impede que os brasileiros deem um jeitinho para acessar o conteúdo que não está disponível originalmente no país.

Lembre-se de que a assinatura da Netflix é global. Isso significa que mesmo se você criar uma conta no Brasil, poderá acessá-la nos Estados Unidos e vice-versa. Também é possível acessar o conteúdo de outros países, cada um com a sua limitação, é claro.

Como acessar o conteúdo americano no Brasil

Apesar de oficialmente o catálogo americano não estar disponível no Brasil, existem algumas maneiras de driblar essa restrição. Isso ocorre pois o serviço verifica o IP do assinante para liberar o conteúdo exibido. Ou seja, com o auxílio de ferramentas que mascaram o IP é possível assistir todo o catálogo americano.

Aqui no Superdownloads você aprenderá a maneira mais fácil para isso. Tudo o que você precisará é do navegador Google Chrome e dois simples plugins que farão todo o trabalho.
O primeiro Plugin é o Netflix Unlock. Essa pequena ferramenta é o que realmente desbloqueia o acesso para o conteúdo americano. Não é preciso fazer nenhum tipo de configuração na extensão do Chrome. Basta baixá-la e acessar o site do Netflix com os dados do seu login.

À primeira vista é possível perceber as diferenças nos dois catálogos. A quantidade de títulos disponíveis aos americanos é amplamente superior. Logo abaixo estão duas imagens que ilustram bem essa diferença. Confira:

Filmes de ação no catálogo brasileiro

Filmes de ação no catálogo Americano (Vingadores, Capitão América, Thor e outros)

Adicionando legendas externas

Infelizmente, a Netflix não permite ao usuário configurar legendas externas aos filmes e seriados exibidos através do serviço.  Ao acessar o conteúdo brasileiro isso não é problema, já que existem as legendas e dublagens oficiais disponibilizadas pela Netflix.

Se você usar a extensão Netflix Unlock, não conseguirá assistir aos vídeos com as legendas em português, já que a empresa não oferece esse recurso para os americanos. Para contornar esse pequeno problema é necessário instalar outro plugin no seu Google Chrome: o Srtflix

Como o nome indica, essa extensão funciona com legendas no formato SRT. Assim, basta realizar o download do arquivo para o filme ou seriado desejado e carregá-lo através dessa ferramenta.

Essa extensão funciona com legendas no formato SRT. Na Internet, inclusive, é muito fácil encontrar legendas para filmes e seriados, já que existem muitos sites que disponibilizam esse tipo de conteúdo. O uso do plugin é extremamente fácil, após instalá-lo, carregue o vídeo no Google Chrome. Note que do lado inferior esquerdo surgirá um pequeno ícone, clique em “Load Srt” e selecione o arquivo da legenda. Feito isso, o filme ou episódio da série exibirá a legenda.

Vale lembrar que o Srtflix está em fase alfa. Nos testes realizados durante essa matéria ele se apresentou instável (em algumas tentativas a legenda simplesmente não carregava). Por isso também vamos apresentar uma maneira mais complicada de se inserir legendas, mas totalmente funcional.

Inserindo legendas de maneira manual

Antes de iniciar, anote essa dica: sempre procure por legendas do tipo "DVDRip". Isso garante que elas estarão em total sincronia com o filme/série exibida no Netflix. Após realizar o download da sua legenda, é necessária abri-la com o programa Jubler.

Esse aplicativo realiza a edição de legendas. No exemplo dado foi usado o arquivo para o filme "O Maquinista" de 2004. Carregue a legenda no Jubler e salve novamente seguindo os seguintes parâmetros, como mostra a imagem a seguir:

  • Formato: Timed Text W3C (*.xml)
  • Codificação: UTF-8
  • Arquivos do Tipo: Todos os Arquivos

Importante: Caso você não altere esses parâmetros, a legenda não funcionará.

Veja que o arquivo estará no formato XML, então é necessário modificá-lo para o DFXP (suportado pelo Silverlight). Caso o seu sistema não permita a renomeação de extensão, você deverá habilitar o recurso nas "Opções de Pasta" do Windows:

Desmarque a opção destacada

Após alterar as configurações (se necessário), é possível renomear a extensão do arquivo gerado anteriormente. Procure pelo arquivo salvo e renomeie-o (troque o XML por DFXP):

Pronto! Agora já é possível carregar o seu filme. Com o vídeo na tela, aperte Shift+Alt e clique com o botão esquerdo do mouse para que o menu do Silverlight seja exibido. Escolha a opção "Load Custom DFXP File" e carregue o arquivo criado.

O vídeo passará a exibir a legenda. Veja no exemplo abaixo como ele ficará:

Agora é só preparar a pipoca, sentar no sofá e curtir ao máximo a sua conta no Netflix!

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()