Como remover o Malware Lollipop

Aprenda como remover o Lollipop do seu computador, esse malware que está dando dor de cabeça para muitas pessoas

Por Rafael Florindo Weiss em 04/12/2013


Se você acha que pegar um vírus no computador é uma das coisas mais chatas que tem, experimente pegar um Malware que se instala na sua memória RAM e sempre que você tentar tirá-lo o seu computador precisa ser tirado da tomada para ser ligado novamente. Você consegue entender o quão complicado isso pode ser? Esperamos que você não esteja passando por um problema desses, mas, se está aqui, provavelmente o Lollipop deve ser o seu mal feitor. Esse grande inimigo da sua máquina pode trazer vários problemas e nós vamos tentar solucioná-los nessa matéria.

A primeira coisa a se fazer é reconhecer e conhecer o malware. Para que você pegue um desses no seu computador, não precisa de muito trabalho: basta instalar qualquer software que tenha ele como presente. Geralmente, muitos softwares gratuitos acabam trazendo o Lolli (apelido carinhoso e que vamos começar a identificá-lo agora), mas para que serve essa verdadeira desgraça? Bom, existem muitas “funcionalidades”, dentre elas nós temos o CEO dos sites, fazendo com que você “entre” nas páginas sem pedir, aumentando o número de navegação. Também podemos falar do dinheirinho que os desenvolvedores ganharam com esse Malware, afinal ele abre um número absurdo de propagandas no seu computador.

Em casos mais próximos, nós conseguimos identificar que o Lolli é capaz de reconhecer textos que você está lendo e começar a marcá-los, enchendo-os de propagandas. Funciona assim, você clica em qualquer palavra no seu texto e ele acaba virando uma propaganda, consegue imaginar o quão irritante isso pode ser?

Entenda uma coisa, como esse tipo de vírus é instalado na sua memória RAM, todo cuidado é pouco, inclusive na hora de retirá-lo. Em alguns testes os nossos computadores não chegaram nem a reiniciar. Foi preciso retirar o computador da tomada, para tirar a energia que passava pelas placas e só assim a memória reconheceu a inicialização do sistema. Mas bom, vamos arregaçar essas mangas e trabalhar.

ADW Cleaner

O primeiro passo que vamos ver aqui, é ensinar como se retira o Lolli usando o ADW Cleaner, um software que faz um escaneamento no seu sistema completo, em busca de Malwares, e permite que você os exclua, com simples cliques. Antes de executar o programa (que você pode baixar clicando no nome dele ali em cima), lembre-se de fechar todas as janelas de navegadores e programas que estiverem abertos no seu computador, assim ele poderá fazer o escaneamento sem que nada o atrapalhe.

A tela principal do software não é nada difícil de lidar, logo de cara os dois botões principais já aparecem. Primeiro, clique em “Scan”, assim o programa começará a sua busca pelos arquivos do Lolli instalados no seu computador. Lembre-se que, mesmo sendo apenas um único Malware, ele achará vários arquivos com o nome parecido e que são atrelados a ameaça, isso acontece porque o Lolli instala “clones” e variações das suas ações pelo computador inteiro.

Assim que o software achar todos os malwares que estavam no seu computador, agora é hora de limpá-los. Veja que ao lado do botão de “Scan” existe outro chamado “Clean”, clique nele para executar a limpeza da sua máquina. Veja que todos os problemas que foram encontrados aparecem em uma lista abaixo dessa opção, certifique-se de que o seu problema também está lá, senão, um novo escaneamento será necessário.

Junkware Removal Tool

Agora nós vamos apresentar a segunda ferramenta utilizada para retirar o Lolli. Apenas tenha uma coisa em mente, mesmo que no programa acima você excluiu todos os dados que foram achados do Malware, é muito importante utilizar todos os softwares que estamos colocando nessa matéria, isso aumenta a segurança das ações que serão tomadas e reforça a retirada do vírus. Da mesma maneira que falamos acima, certifique-se de que todas as janelas estão fechadas e de que todos os programas também não estão sendo executados — aliás, mantenha esse pensamento para todos os outros softwares que virão abaixo deste.

Clique no ícone do programa e execute-o. Diferentemente dos outros softwares, o Junkware funciona direto da Prompt de comando do seu computador, ou seja, não existirá nenhuma interface bonita para que você fique viajando enquanto ele trabalha. Ao abrir o CMD, você deve clicar em qualquer botão do seu teclado para que o programa inicie o seu escaneamento.

Infelizmente, esse software é um pouco mais demorado do que os que estamos acostumados, então tenha um pouco de paciência, afinal o escaneamento completo pode demorar até 10 minutos para ser finalizado — tendo como dependência as especificações do seu sistema operacional. Depois que o programa executar todas as operações ele fará as limpezas automaticamente, sem que você precise apertar qualquer outro botão.

Malwarebytes Anti-Malware Free

Execute toda a instalação do software, inclusive, escolhendo a opção de update, afinal ele pode ter alguma pequena atualização de biblioteca de malwares, muito importante para o funcionamento do programa. Já com o Anti-Malware instalado na sua máquina, execute-o e depois escolha a opção de “Quick Scan”. Por mais que ela seja mais rápida, não será necessário escaneamentos pesados no seu computador para achar os arquivos do Lolli.

Assim que o programa terminar o seu escaneamento, clique em “OK” e depois em “Show Results”. Você será levado para outra tela, essa que mostra uma lista de todos os malwares que foram encontrados no seu computador. Selecione todos aqueles que você quer que sejam apagados e depois clique em “Remove Selected”. Simples, não?

Hitman Pro

Calma, você não vai pegar uma arma, brincar de espião e matar todas as ameaças do seu computador — afinal são malwares, não spywares. Pois bem, brincadeiras com jogos a parte, o Hitman é o último programa dessa nossa lista de salvação ao seu computador e é o único que não é totalmente gratuito, mas calma, as suas limitações são apenas de dias e não de números de ameaças que podem ser retiradas — 47 malwares? Nos desculpem, não nos aguentamos novamente.

Depois que o programa foi instalado no seu computador você deve executar um Scan para achar os arquivos — como fizemos nos outros softwares—, a diferença aqui é que ele já indica até com ícones em quais arquivos os malwares foram encontrados. Por exemplo, se é algo que está sendo executado diretamente com o seu navegador, você saberá na hora.

Assim que o escaneamento acabar, clique em “Next” e depois em “Activate free license” para pegar um total de 30 dias de uso gratuito, dessa maneira o software vai permitir que você use suas ferramentas de limpeza e tire todos os malwares que foram encontrados.

Nada complicado não é mesmo? Apenas siga os passos de limpeza dos quatro programas que citamos acima e o seu computador ficará livre desse tipo de ameaça.  Se você tiver problemas com extensões que ainda ficaram nos navegadores, dê uma olhada nesta matéria aqui e aprenda a retirá-las.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato