Seleção de aplicativos para aparelhos rooteados

Conheça um pouco do que é possível fazer com o seu aparelho rooteado com essa seleção de aplicativos que preparamos para você

Por Ricardo em 07/02/2014


O root é uma das coisas mais legais para se fazer no Android. Contudo, após aplicá-lo, muitos usuários não sabem muito bem o que fazer logo em seguida. Essa dúvida é válida, sobretudo por que a primeira vez que alguém faz o root no aparelho é geralmente motivado por algum tutorial encontrado na internet, como para desbloquear algum recurso específico – e que requer poderes de superusuário.

Devido a isso, é comum os usuários iniciantes limitarem o uso do root para um recurso ou função, sem conhecer outras ferramentas e os variados usos para o superusuário. Embora seja possível modificar muitos aspectos do sistema operacional da Google, fazer isso manualmente requer algum conhecimento técnico que, infelizmente, nem todos possuem.

No entanto, para a alegria geral, os desenvolvedores trabalham criando aplicativos para tornar fácil algo complexo e que exigiria uma maior conhecimento em Linux e Android. E para eliminar as dúvidas sobre o que é possível fazer com o root, nós do Superdownloads criamos uma seleção de apps que você pode usar com seu aparelho rooteado.

Abaixo você vai conhecer as aplicações que facilitam muito a realização de tarefas avançadas ou que seriam muito trabalhosas se fossem feitas manualmente. Com isso, você vai ter total controle sobre seu dispositivo para contornar limitações físicas do aparelho ou personalizar seu Robozinho para deixá-lo adaptado ao seu dia a dia.

 

Busybox

O Busybox é um conjunto de utilitários Unix, semelhante as ferramentas GNU Core Utilities, presente na maioria (senão todas) as distribuições Linux existentes. Essas pequenas ferramentas são muito importantes para realização de tarefas internas no sistema, semelhante àquelas usadas via terminal de comando em sistemas *NIX.

Ele é requerido por diversas aplicações que exigem root pois ele permite realizar as mudanças necessárias em arquivos do SO, enviar comandos ao kernel ou obter status do hardware diretamente, só para citar algumas. Você tem duas opções de aplicativos instaladores e ambos são bons. Escolha um e instale a caixa de ferramentas Busybox.

 

Root Explorer 

O Roor Explorer é um pequeno gerenciador de arquivos para aparelhos com root e funciona aos moldes do Explorer no Windows, o Finder do Mac OS ou o Dolphin e Nautilus (só para citar os mais conhecidos) para Linux. Com ele você explora os arquivos que você possui no gadget, geralmente no cartão SD. Mas esse aplicativo vai além, e permite tanto navegar pelos arquivos do sistema, que são protegidos, quanto realizar modificações neles.

O Root Explorer permite navegar sem possibilidade de alterações ao sistema no modo leitura apenas (r/o) ou montar o sistema de arquivos em modo leitura e escrita (r/w). Essa escolha é útil para evitar acedentes que causariam a quebra do SO. Também é possível alterar as permissões e até usuários dos arquivos. Além disso, conta com funções de manipulação de dados na nuvem ou em rede e um visualizador de textos embutido.

 

Root Browser

O Root Browser é um gerenciador de arquivos que permite navegar e modificar arquivos do sistema do Android, recurso usado em aparelhos rooteados. Semelhante a opção acima, mas totalmente gratuito. Além disso ele é fácil de usar, sem opções em excesso e possui ícones que indicam cada funcionalidade para facilitar seu uso.

O Root Browser conta com navegação de "duplo painel". Para mover entre eles, basta deslizar o dedo para as laterais e uma barra na parte inferior facilita a identificação de qual painel você está usando no momento. O app também possui um leitor de texto simples embutido e permite editar esses arquivos.

 

Advanced File Shredder

Esse é um aplicativo para proteger a privacidade. Ele facilita a exclusão de arquivos em massa que você queira se desfazer. Essa não é uma tarefa que exige poderes de superusuário, no entanto, ele permite a exclusão de arquivos do sistema oepracional, como registros do clipboard (histórico de copiar e colar) e que alguns aparelhos armazenam por motivos desconhecidos.

O Advanced File Shredder utiliza um algoritmo implementa a especificação US DoD 5220.22-M do Departamento de Defesa norte-americano para sanitização de informações em unidades de armazenamento de diversos tipos. Em outras palavras, depois de excluídos, os arquivos são irrecuperáveis.

 

ClockSync

O ClockSync é uma ferramenta para manter o horário do seu Android atualizado. Isso evitar inúmeros problemas de conexão com serviços e sites da internet devido a diferença de tempo. Sem depender de operadoras, que por vezes não atualizam o relógio do sistema nas mudanças do horário de verão, esse pequeno aplicativo é preciso, não consome recursos e serve tanto para aparelhos com e sem root.

O ClockSync Sincroniza o relógio do sistema do dispositivo com o tempo atômico de Internet via NTP (Network Time Protocol). Útil se provedor não suporta NITZ , envia hora incorreta ou se o dispositivo/ROM por deferentes motivos interfere com a hora, resultando em grandes diferenças de tempo ao longo da semana.

 

WIFI Key Recovery

O WIFI Key Recovery é um aplicativo pequeno e útil que vai te ajudar a recuperar as senhas de WiFi que você já tenha usado. Ele também permite fazer backup de todas elas para posterior restauração, bem como facilita o compartilhamento das chaves via QRCode ou mostrando-as na tela.

O aplicativo se comporta muito bem nas versões do Android igual ou anteriores ao 4.2, mostrando as senhas quando você precisar. No entanto, a partir da versão 4.3, a Google introduziu criptografia nas senhas armazenadas no "wpa_supplicant.conf". Assim, o WIFI Key Recovery vai mostrar as senhas em seu estado cifrado, ou seja, não legível.

 

Titanium Backup

O Titanium Backup é um aplicativo que realiza cópia de segurança dos apps que você possui instalado. Além disso, ele permite salvar os dados de configuração desses programas. Ele exige root tanto para a cópia dos dados, como saves de jogos ou logins de softwares de redes sociais.

O software também permite agendamento de operações de backup, automatizando todo o processo. Além disso, com ele você pode gerar um pacote ZIP com todos os apps e configurações para restauração via custom recovery.

 

App Override

O App Override permite ajustar configurações diversas de acordo com o aplicativo que você está usando, retornando ao estado padrão assim que você fecha o aplicativo ou abre um outro. Você cria "perfis" para cada aplicação e os ajustes desejados, como bloqueio de rotação de tela, ligar ou desligar o WiFi ou GPS, trocar o tamanho da fonte entre outros.

Após configurar e ativar o App Override, sempre que você abrir um aplicativo que tenha criado um perfil, todas as modificações que deseja serão aplicadas automaticamente e retornarão ao estado original quando o aplicativo for fechado.

 

RAM Manager Pro

O RAM Manager Pro é um aplicativo que permite ajustar a prioridade que o kernel Linux atribui aos processos e seu "tempo de vida" no sistema, conhecido como Low Memory Killer ou LMK. Não é necessário ter conhecimentos avançados para usá-lo. Basta você escolher um dentre os vários perfis prontos para cada situação de uso que você faz do sistema.

O RAM Manager Pro otimiza a memória dos dispositivos Android e permite ter o controle sobre como o SO lida com as tarefas do sistema e o gerenciamento de RAM. Isso reflete em uma melhor experiência de uso que você poderá extrair do gadget. É uma ferramenta excepcional e até indispensável para quem faz muito uso do smartphone ou tablet.

 

Link2SD

O Link2SD é um aplicativo que permite expandir o espaço disponível para instalação de outros novos usando espaço do seu cartão de memória MicroSD. Com ele é possível mover o app ou  cache dalvik (ou ambos), independente para cada aplicação instalada. Preparamos um guia de como usá-lo aqui.

Diferente do recurso nativo do Android que permite mover parte de um aplicativo para o cartão de memória, o Link2SD vai além, movendo todo o APK e o cache dalvik associado ao software. O espaço antes ocupado por um app é totalmente liberado após o processo, deixando o sistema, inclusive, mais fluído.

 

GL to SD

O GL to SD é um aplicativo que tem função parecida com a do programa acima, mas voltado para jogos. Ele permite mover os dados necessário ao funcionamento do game para um diretório no cartão SD, "enganando" o sistema para que execute como se esses arquivos estivessem hospedados internamente.

Ele funciona muito bem como os jogos da Gameloft, empresa que possui muitos títulos cujo tamanho dos dados ultrapassa 1 GB de tamanho. Seu uso é bastante simples e o software se encarrega de montar um diretório equivalente ao do game no cartão SD.

 

AFWall+

O AFWall+ é um firewall que funciona da mesma forma como no seu computador. Um firewall, para quem não sabe, é um software que bloqueia tentativas de acesso ao seu computador através da rede ou internet. Porém, no Android, qualquer tentativa externa é barrada por padrão. O que o software bloqueia são tentativas de saída de comunicação pelos aplicativos.

Se você suspeita que dados pessoais estão sendo inviadas sem a sua permissão por qualquer aplicativo, pode bloqueá-lo através desse pequeno software. Ele suporta modos de lista branca e negra, bloqueio de dados (2G, 3G e 4G) e WiFi, além de suportar perfis para grupos diferentes de configurações.

 

SetCPU

O SetCPU é um aplicativo que permite aplicar overclocking ou underclocking na CPU quase da mesma forma como é feito nos PCs de mesa. Com ele, você consegue alterar a frequência de funcionamento da CPU forçando-o a trabalhar mais rápido do que foi projetado. Além disso, é possível criar gatilhos para troca automática de configuração ativado por eventos.

Ele funciona com uma enorme quantidade de dispositivos e ROMs Android, originais ou customizadas. A vantagem de reajustar o processador é óbvia, e pode fazer o dispositivo ficar entre 25% a 45% mais rápido do que é originalmente. Mas antenção! Considere sempre aumentar o valor de trabalho da CPU em no máximo 25 por cento da capacidade nominal. Acima disso, você corre o risco de queimar o processador.

 

Kernel Tweaker

O Kernel Tweaker é praticamente um canivete suíço que reúne numa só aplicação tudo o que é necessário para turbinar seu gadget. Com ele, você pode controlar a frequência da CPU, consultar informações sobre o hardware, realizar ajustes de memória, forçar a GPU a trabalhar com mais rapidez e muito mais!

Além das funções pré-definidas, ele também oferece opções para usuários avançados, permitindo ajustes finos no escalonador de processos (Governor) do kernel, bem como os valores mínimos de memória para fechamento de programas em background (Low Memory Killer). Além disso, é possível alterar valores para o funcionamento da máquina virtual Dalvik, ajustando o consumo de memória e estabilidade.


Nandroid Manager

Esse aplicativo permite lidar com backups feitos através de um recovery e realiza automaticamente diversos tipos de restauração, incluindo uma seletiva que você escolhe somente as partes que você precisa restaurar. Ele é compatível com as customs recoveries CWM e TWRP.

Além dos dados-padrão que diversos aplicativos permitem restaurar, como histórico de mensagens de texto ligações recebidas/efetuadas, conexões WiFi cadastradas e dicionário, ele também permite selecionar somente apps e dados de um backup previamente efetuado em vez de restaurá-lo inteiro. Indispensável para quem lida com várias ROMs diferentes.


 /system/app mover

Com o /system/app mover você pode converter esses aplicativos para o espaço de usuário para removê-los mais tarde, quando não precisar deles. Também é possível fazer o oposto e converter os preferidos em apps do sistema e que não poderão ser removidos. Tudo de uma forma simples e rápida!

O aplicativo também resolve um grande problema que ocorre quando você recebe atualizações de programas que já estão no sistema, ou seja, não removíveis. Ao receber as atualizações, duas versões são armazenadas na memória, ocupando espaço duplicado – a aplicação original e a versão atualizada dela; cada uma em suas respectivas pastas.Com o /system/app mover você pode integrar as atualizações ao sistema.


System App Cleaner

Semelhante ao app acima, mas específico para integrar atualização de apps ao sistema. Além disso, permite selecionar quais aplicações você não deseja integrar, realizando o processo nos demais presentes na lista. Antes, contudo, o app realiza um backup para que a operação possa ser desfeita no caso de apresentar algum erro.

Após realizado o processo, opcionalmente você pode deletar o cache do aplicativo ou o Dalvik cache (recomendável para liberar mais espaço). Depois basta reiniciar o gadget para as mudanças surtirem efeito.

 

SELinux Mode Changer

Para os aparelhos com as versões mais recentes do Android a partir da versão 4.3. O app permite alternar entre os modos “permissive”, no qual o sistema carrega as políticas de segurança, mas não as aplica, apenas registrando em logs as modificações e acessos; e “enforcing”, na qual as políticas são aplicadas.

Dependendo do estado do SELinux, isso pode influenciar ou mesmo impedir o uso de um aplicativo mesmo que ele esteja sendo executado como root. Assim, para evitar erros, basta você alterar o estado do mecanismo de proteção com o SELinux Mode Changer.


AdFree

O AdFree é um pequeno aplicativo que tem por intuito proteger a privacidade do usuário do sistema Android contra excessos cometidos por alguns desenvolvedores. O que ele faz é redirecionar as requisições de apps para o endereço local do aparelho, impedindo que informações sensíveis sejam enviadas para fora (na nuvem) sem o seu consentimento.

O AdFree faz uso de uma base de dados online mantido por usuarios colaboradores. Isso significa que você não precisa fazer nenhum esforço para encontrar os endereços de IP para posterior bloqueio. Basicamente, o aplicativo aplica um "patch" no arquivo hosts e o protege contra ações indevidas dos softwares que instalou.

 

WiFi ADB Pro

Com esse aplicativo simples, é possível realizar operações via ADB pela rede WiFi apenas tocando em um botão. Com o WiFi ADB Pro você ativa e desativa rapidamente o acesso ADB via WiFi sobre TCP/IP, ou seja, você poderá transferir arquivos ou realizar backups com seu dispositivo guardado no bolso. É realmente muito prático.

O WiFi ADB Pro também funciona com acionamento via Tasker ou Locale, que são ferramentas para automação de tarefas de gerenciamento do Android baseadas em ações. Assim, você poderia criar uma regra para quando chegar em casa, ativar o wireless e lançar o aplicativo ativando o ADB via WiFi.


Craze - ADB Toolkit

Com o Craze - ADB Toolkit, você consegue executar processos em outros gadgets através do ADB (Android Debug Bridge), antes só possíveis através do PC. Ele permite a conexão entre dois gadgets com Android, quer seja por cabo USB em aparelhos com suporte a OTG, ou via WiFi – nesse caso, funcionando em conjunto com o app acima.

O aplicativo suporta diversas operações simultaneas, como upload, download, cópia e exclusão de arquivos. Possui um navegador de arquivos embutido com recursos de visualização simples para imagens. Além disso, permite realizar backup dos aplicativos instalados, bem como remoção e inserção em lote.


Orbot: Proxy with Tor

Esse aplicativo é a versão para dispositivos móveis do projeto existente há anos para computadores e muito famoso nos fóruns de tecnologia – o Tor Browser. O Orbot, ao ser ativado, cria um proxy transparente que redireciona sua conexão à rede Tor, ocultando seu endereço IP e criptografando sua comunicação, garantindo sua privacidade e segurança.


O objetivo desse software, desenvolvido pelo The Guardian Project, grupo hacker que tem por filosofia criar aplicações e meios de comunicação seguros contra governos opressores, roubo de dados etc, é que você possa navegar na internet sem medo de que seus dados possam ser interceptados, mantendo-o anônimo no processo.


2Lines for WhatsApp ? ROOT

Celulares com suporte a dois chips estão ficando cada vez mais comuns no Brasil, e alguns aparelhos possuem entrada até para três deles. Infelizmente, não importa quantos chips você tenha, só poderá usar o Whatsapp em um deles. Trocar requer configurar o app do zero novamente. O 2Lines for WhatsApp ? ROOT permite a você alternar entre os logins rapidamente (mais de um número) rapidamente, sem passar pelo cansativo processo de recadastro.

O 2Lines for WhatsApp ? ROOT atende a cada vez mais a crescente necessidade de usar mais de um chip de telefone de operadoras diferentes num mesmo aparelho, permitindo utilizar o Whatsapp com duas contas diferentes alternáveis através desse aplicativo. Contudo, se você tiver problemas para usá-lo, por conta do SELinux, basta desativar esse sistema de proteção com o SELinux Mode Changer, citado mais acima. 

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}