Armazenamento virtual e suas vantagens

Saiba mais sobre serviços como Dropbox, SkyDrive e iCloud

Por Wagner Creoruska Junior em 01/Nov/2011


Armazenar, transportar e compartilhar. Quando se trata de manejar documentos virtuais como arquivos de texto, planilhas, fotos e vídeos estes são os três grandes problemas que a maioria dos usuários tem que lidar. Disquetes, CDs e os pendrives se tornaram obsoletos com o avanço tecnológico - a grande ferramenta do momento é a computação em nuvem.

Usar "a nuvem" é, basicamente, usar a internet como pilar central para lidar com o armazenamento, transporte e compartilhamento de arquivos. Hoje em dia nós lidamos com um grande número de dispositivos e trocamos informações entre eles o tempo todo - é seu computador no trabalho, seu notebook pessoal, o smartphone e o tablet. A melhor forma de sincronizar os arquivos em todos os dispositivos é usar um serviço de armazenamento em nuvem. Isso evita que você tenha que ficar conectando um dispositivo no outro para enviar os arquivos ou ainda usar pendrives e hds externos.

Vale a pena confiar no armazenamento em nuvem?

Vale a pena confiar no armazenamento em nuvem?

Dropbox

Um dos serviços de armazenamento mais conhecidos e usados no mundo todo é o Dropbox. Seu conceito, instalação e uso são extremamente simples e acessíveis a qualquer tipo de usuário. Basta instalar o Dropbox em seus dispositivos e computadores e compartilhar seus arquivos usando a interface do programa.

O Dropbox transfere seus arquivos pela rede até seus servidores físicos e ali os armazena em segurança. Quando você deseja acessar seus arquivos, basta acionar o programa no computador ou tablet. Você pode estar em qualquer lugar do mundo ou em qualquer computador (mesmo não sendo seu) que seus documentos estarão sempre acessíveis.

Algumas das vantagens no uso da "nuvem" esta em sua mobilidade. Este é o caso da estudante Aline Moraes de 24 anos que atualmente está morando nos Estados Unidos e envia fotos para o Brasil usando o Dropbox. "Comecei a usar o Dropbox na primeira viagem que fiz para Nova York, a dois anos atrás. Meus pais viviam me pedindo fotos e na época eu não tinha muito tempo para ficar atualizando Orkut, Facebook. A solução foi o Dropbox e me serviu como uma luva, pois alem de compartilhar as fotos com meus familiares eu ainda conseguia descarregar minha maquina fotográfica diretamente no meu computador no Brasil. No fim tirei mais fotos e não perdi tempo carregando hds e pendrives pra lá e pra cá", conta a estudante.

O serviço gratuito do Dropbox oferece 2GB de espaço livre para que você armazene qualquer documento que desejar na nuvem. Caso queira mais espaço existem pacotes de 50 até 350GB pagos, podendo ser usados por equipes e empresas (o que inclui mais de uma única conta no servidor). Para começar a usar faça o download do Dropbox aqui no Superdownloads.

iCloud

O iCloud é serviço de armazenamento e sincronização exclusivo para usuários de dispositivos da Apple. Foi lançado recentemente junto à atualização do iOS 5 e oferece algumas vantagens para os usuários de iPhone, iPad, iPod e computadores Mac.

A primeira vantagem é o espaço de armazenamento, enquanto alguns serviços gratuitos oferecem cerca de 2GB, o iCloud fornece 5GB gratuitos a seus usuários. A sincronização pode ser configurada pelo usuário para ser executada automaticamente sempre que o dispositivo estiver próximo aos seus outros aparelhos. Por exemplo: ao chegar em casa com novas fotos no iPhone ele automaticamente irá enviá-las para sua pasta previamente configurada no computador, para seu iPad e iPod caso estejam usando a mesma ID Apple.

Outra vantagem são os backups de dados, contatos e documentos. Além de ser executado automaticamente, o iCloud dispõe de um site exclusivo onde você tem acesso a esses dados, podendo ser acessado de qualquer computador.

SkyDrive

Se você tem uma conta no Hotmail, MSN ou no Windows Live então você também já esta cadastrado no SkyDrive, basta acessá-lo. O serviço de armazenamento virtual da Microsoft é na maioria dos aspectos bem parecido com o Dropbox. Ele possui a opção de compartilhar arquivos publicamente e sincroniza contatos e fotos. Uma grande vantagem são os 25GB gratuitos que o SkyDive oferece a qualquer usuário.

Assista abaixo um vídeo demonstrativo do serviço:

O Skydrive trabalha com o Office Live, uma suíte de aplicativos online com os mais famosos programas do Office: Word, Excel e Power Point. Você pode criar e editar documentos virtualmente sem a necessidade de possuir a suíte instalada no computador. Outra vantagem são as opções de acesso e edição aos arquivos. A configurar a solução, você pode especificar quem da sua equipe poderá acessar e fazer alterações nos documentos armazenados.

Outras opções de Armazenamento Virtual

Os serviços de nuvem e HD virtual funcionam muito bem na sincronização de documentos e fotos, porém o espaço é muito pequeno para quem trabalha com arquivos grandes (vídeos em HD, por exemplo). A melhor opção quando se trata de backup e armazenamento de grande quantidade de dados ainda são os hds físicos. A boa notícia é que alguns sites já estão rodando versões beta do que virá a ser o armazenamento virtual em um futuro não muito distante.

É o caso do ADrive, um serviço de armazenamento e compartilhamento em nuvem que oferece 50GB em seu cadastro gratuito. Basta acessar o site e fazer seu cadastro para começar a desfrutar de seu robusto espaço na rede. O problema é que essas versões beta são servidores apenas de teste. Explicando? Se ocorrer uma falha e seus arquivos sumirem, o site não irá se responsabilizar por nenhuma perda.

E olha que isto já aconteceu. O HD virtual Oosah oferecia 1 TB de armazenamento e, do dia pra noite, os servidores caíram. Até então o site não voltou ao ar. Como já dizia o provérbio popular "quando a esmola é grande, o santo desconfia". Antes de usar qualquer HD virtual para armazenar seus arquivos e deletá-los de seu computador, pense duas vezes.

Enquanto serviços como o Dropbox, iCloud e SkyDrive oferecem segurança e praticidade na mobilidade de arquivos, os pacotes de GBs gratuitos ainda são pequenos. Já os sites como ADrive e Oosah oferecem espaço, mas pecam na segurança. Talvez a melhor opção para armazenar ainda sejam os HDs externos - por enquanto, apenas por enquanto.

Links relacionados

| | URL curta

Faça seu comentário

Últimas notícias + Matérias

Índice de matérias

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato