Como deletar o Plus HD do seu computador

Aprenda a deletar esse adware extremamente agressivo que funciona como um vírus e é instalado sem a sua autorização na máquina

Por Bruno Iacona de Bello em 15/Out/2013


A palavra "adware" é usada, no geral, para designar um programa que executa, mostra ou baixa de forma automática qualquer publicidade para o computador de uma pessoa. Muitas vezes o anúncio vem em forma de popup e esses programas que fazem isso costumam surgir da mesma forma que as temíveis toolbars, durante a instalação de outros softwares.

Muitas vezes, os clientes costumam reclamar sobre toolbars e adwares, porque esses programas maliciosos vem junto com outros arquivos ou instaladores. Isso, porém, não acontece sem motivo. Os programadores e donos de sites muitas vezes precisam desse tipo de propaganda para se manterem no mercado fornecendo o melhor conteúdo para seu público. A diferença, claro, é como isso tudo é feito. No caso de programas, o correto é que adwares sejam oferecidos, mas nunca inseridos sem a sua autorização. O Google mesmo está tirando de suas buscas programas que colocam toolbars durante a instalação. Já para os sites, é preciso que os instaladores sejam oferecidos, mas que você também possa escolher baixar seus arquivos sem o instalador. Infelizmente, nem todas as páginas respeitam isso.

Alguns sites maliciosos colocam botões de download de arquivos com instalador e não oferecem versões de links sem ele. Para piorar, mesmo que você não aceite as toolbars oferecidas, a página as instala sem a sua autorização. Como impedir isso? Bom, primeiro denunciando para o Google quando um site está cometendo esse tipo de atitude, pois instalar algo sem a autorização do usuário é antiético. Fora isso, você pode ler as nossas matérias sobre como remover toolbars do seu computador e também uma especial que ensina a excluir toolbars mais pesadas. Mas isso não é tudo.

Existe um novo adware circulando na internet que está causando grandes problemas para as pessoas: é o Plus HD. Nós, do Superdownloads, fizemos o teste. Ele vem com um instalador que se infiltra em sua máquina mesmo sem autorização. Depois disso, um popup com propagandas vai surgir aleatoriamente no seu navegador, igual o da imagem abaixo:

Se você clicar em "Ferramentas" e selecionar os complementos do seu navegador, vai encontrar o Plus HD por lá, ativado e dizendo que foi feito para o YouTube. Porém, não adianta excluir, pois ele vai voltar a se instalar sozinho.

Esqueça também a ideia de utilizar programas como o CCleaner, que possuem em sua área de Ferramentas um botão para desinstalar outros softwares. O Plus HD não vai ser deletado. E, mesmo que você clique em "Remover entrada", ele vai continuar ali.

Por isso, se livrar dessa ferramenta é um desafio muito grande, já que o Plus HD consegue se enraizar profundamente na sua máquina. Mas não se preocupe e siga o nosso tutorial abaixo para aprender como removê-la de uma vez por todas:

1. Antes de mais nada, use a Toolbar Cleaner. Ela é muito útil para retirar muitas toolbars e adwares. No caso do Plus HD, não vai funcionar tão bem, mas você pode excluir a extensão dele para o Internet Explorer. Para os outros navegadores, retire manualmente conforme é mostrado na matéria mencionada acima;

 

2. Logo em seguida, clique no botão iniciar do seu Windows e escreva "regedit.exe". Depois de ter feito isso, clique no executável que aparecer;

 

3. Na janela que surgir, clique em "Editar" e selecione "Localizar...". Digite "Plus HD" e espere a busca ser concluída;

 

4. Na página que abrir, delete todos os arquivos que estejam relacionados a Plus HD. Você pode conferir isso em dados. Cuidado, pois não é somente o "Plus HD" e o "Plus-HD-4.1" que devem ser excluídos. Alguns arquivos, como "Turn YouTube vídeos to High Definition default", também devem ser deletados, pois fazem parte desse adware;

 

5. Ao apertar "Delete", um aviso vai surgir. Clique em "Sim";

 

6. Ainda não acabou. Há uma pasta que diz "Plus-HD". Delete-o. Depois, vá em "Editar" e selecione "Localizar..." novamente, então procure pelo adware mais uma vez, para ver se deletou tudo;

 

7. Agora abra o CCleaner. Clique na opção "Ferramentas", selecione a Plus HD e clique em "Remover entrada";

 

8. Uma mensagem vai aparecer. Clique em "OK";

 

9. Para finalizar, clique na pasta do computador e pesquise por "plus hd";

 

10. Aguarde, pois vão aparecer muitos arquivos. Delete todos eles e, mesmo que apareça uma mensagem de aviso dizendo que ele não pode ser deletado, clique em "ignorar". O Plus HD vai finalmente sumir do seu computador.

O que nós conseguimos analisar é que o Plus HD se enraíza na máquina e cria um instalador automático. Assim, caso você o delete no regedit, ele continua instalado no PC e, assim que reiniciar o sistema, vai reinstalar e colocar suas extensões em todos os navegadores. A versão retirada de nosso computador estava na 33 e havia um arquivo de atualização, o que pode indicar que ele se altera constantemente para ficar cada vez mais difícil de ser reconhecido pelo computador e não ser deletado. Um absurdo, mas que ainda pode ser excluído com um pouco de paciência. Depois de passar por um susto desses, evite entrar no mesmo tipo de endereço que causou essa dor de cabeça a você.

| | URL curta

Faça seu comentário

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato