Descubra qual é o nome da música que não sai da sua cabeça

Agora ficou fácil encontrar o nome daquela música que você só sabe o refrão! Basta cantarolar a melodia ou tocar no piano virtual

Por Aileen Otomi Nakamura em 10/Nov/2011


Quantas vezes você já se pegou cantarolando uma canção que você nem ao mesmo sabe quem canta? Para encontrá-la, normalmente partimos para a opção mais rápida e prática, que é o nosso sempre amigo Google: basta digitar algumas palavras-chave, como parte da letra, nome do artista ou até mesmo o estilo da música, e começar a filtragem.

Encontre músicas usando o banco de dados do Musipedia

Encontre músicas usando o banco de dados do Musipedia

Mas se tá osso de achar porque você não sabe nada da letra ou porque ela é instrumental, uma solução bem inusitada pode salvar seu dia! É o Musipedia, uma ferramenta online de busca que funciona como uma espécie de enciclopédia de música. Nela, você pode cantarolar, tocar a melodia no piano virtual a partir do teclado ou do mouse, batucar no teclado, utilizar o código de Parsons, entre outras opções - tudo para encontrar a bendita música!

Descubra o nome daquela música que insiste em permanecer na sua cabeça com Musipedia.

Primeiramente vamos escolher por qual meio o sistema vai identificar sua canção.

1. Cantarolando

Como somente o Musipedia é obrigado a testemunhar seu talento vocálico, pode soltar a voz sem dó! Mas não cante com a letra da música - assobie ou apenas use um "nanana" ou "lalala", para uma melhor identificação dos tons.

Escolha a opção By microphone no menu superior, clique em Record e castigue os ouvidos alheios! Não é preciso cantar a música toda, basta somente o início ou o refrão. E não se esqueça de ajustar bem o volume do microfone para não gerar chiado e prejudicar a identificação da canção.

2. Tocando piano

No melhor estilo Frets on fire, agora seu teclado passa de guitarra para piano! Há três maneiras de se usar o piano virtual: duas pelo mouse e uma pelo teclado.

No piano em flash (Flash Piano), você dedilha com o mouse. Basta clicar sobre as teclas correspondentes disponíveis na tela como se estivesse tocando um piano de verdade, lembrando-se de respeitar o ritmo entre uma nota e outra de acordo com a melodia desejada. Em nosso teste, tentamos tocar uma das mais famosas peças do ilustre compositor alemão Ludwig van Beethoven, Für Elise - popular e infelizmente conhecida no Brasil como a "música do gás".

Com o pianinho virtual, é só clicar sobre as teclas

Com o pianinho virtual, é só clicar sobre as teclas

Você pode ajustar a parte da música a partir da qual quiser que o sistema faça a busca e também regular o RVP (Realistic Virtual Piano), o que no fim não faz muita diferença no resultado.

A cada nota tocada, o respectivo código aparecerá no campo inferior. É importante lembrar que não necessariamente você precisa tocar a nota exata em relação à partitura original, ou seja, não importa o tom contanto que o ritmo e o intervalo musical entre as notas seja coerente.

Ao fim da execução, clique em Search e veja se resultou na música procurada. Nosso teste deu certo!

Resultado com opções de compra da música e de execução no YouTube e em midi Resultado com opções de compra da música e de execução no YouTube e em midi

Outra opção em que se usa o mouse é o teclado com notas ritmadas (Keyboard Search). Nele, você clica sobre as notas, semelhantemente ao piano em flash, mas com a diferença de que, neste, o tempo de duração de cada nota deve ser feito por notação musical, ou seja, você escolhe se a nota é uma mínima, semínima, semínima pontuada ou colcheia. Essa opção acaba reduzindo a utilização somente para quem tenha um mínimo de entendimento de teoria musical.

Novamente procurando Für Elise, de Beethoven. E não é que deu certo?

Novamente procurando Für Elise, de Beethoven. E não é que deu certo?

Já para ativar o piano em que se usa o teclado do computador, clique no botão Switch to using computer keyboard, localizado na tela do piano anterior. Nele, cada tecla representa uma tecla do piano, seguindo a sequência de notas brancas e pretas. No entanto, ele também exige um conhecimento de teoria musical para formar a sequência de notas.

Neste teclado, noob não tem vez...

Neste teclado, noob não tem vez...

3. Batucando

Para os batuqueiros de plantão, esta pode ser uma boa pedida. Apesar de ser menos preciso que os outros métodos apresentados, é no mínimo divertido. Escolha Rhythm Search no menu superior, clique em Start tapping e inicie o ritmo da música pressionando qualquer tecla. É preciso bater ao menos 5 vezes para realizar a busca.

Ao término da batucada, clique em Stop tapping e visualize a sequência do ritmo formada. Se estiver correto, dê Search e veja o resultado.

Conseguiu identificar a música?
Conseguiu identificar a música?

4. Curvas de nível (código de Parsons)

Você deve estar se perguntando "Mas, hein?! Que raios...". Calma. Código de Parsons nada mais é que uma codificação usada para notação de acordo com contornos melódicos, para cima ou para baixo de acordo com a "altura" de cada nota. Assim, usa-se U para UP (cima), D para DOWN (baixo) e R para REPEAT (repetição).

Assim, para formar uma linha melódica, é preciso utilizar esses três códigos. É relativamente impreciso, mas funcionou bem para novamente buscarmos Für Elise:

Atente-se para as subidas e descidas de tons e faça seu código!

 Atente-se para as subidas e descidas de tons e faça seu código!

Edite e adicione músicas ao banco de dados

Se diante de todas essas opções você não conseguir encontrar sua música, é possível colaborar com o serviço e adicioná-la ao banco de dados do Musipedia! Para isso, faça um registro no site e acesse o link Contribute no submenu superior. Siga as instruções (todas em inglês) e deixe sua marca para que outros usuários com o mesmo gosto pessoal encontre suas músicas por lá!

Mas lembre-se de que, para adicionar partituras com notações musicais é preciso ter conhecimento sobre tal. Para a batucada basta ter ritmo, ao passo que para o código de Pearsons, o entendimento da codificação é o suficiente. Uma boa dica é participar do Fórum do site, onde muitos usuários colaboradores trocam experiências em relação ao uso do sistema do Musipedia.

Assim, uma vez registrado no site, você pode fazer sua contribuição com mais músicas e ainda editar informações das já existentes, como estilo, letras e código do Lilypond!

Links relacionados

| | URL curta

Faça seu comentário

Últimas notícias + Matérias

Índice de matérias

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato