Descubra como iniciar em modo de segurança no Android, para consertar possíveis erros

Corrija travamentos, lentidão e outros problemas carregando em modo seguro

Por Magno Junior Silva Mesquita em 13/Dez/2012


O Windows oferece a opção de boot (inicialização) em modo de segurança. Nesse modo, o sistema é carregado apenas com os recursos básicos. Dessa maneira aplicativos terceiros ficam desativados e você pode desinstalar softwares com problemas e corrigir erros no sistema operacional. O mesmo pode ser feito no Android.

Em modo de segurança, o Android não carregará nenhum aplicativo de terceiros. Assim, você pode corrigir seu sistema.

Se você está tendo problemas de crashes, congelamento ou gasto excessivo de bateria, você pode iniciar em modo de segurança e verificar se o problema continua acontecendo. A partir do modo seguro, é possível desinstalar aplicativos terceiros que estejam apresentando erros.

Bootando em modo de segurança

Jelly Bean

Para fazer o boot em modo de segurança no Android 4.1 (Jelly Bean), basta pressionar e segurar o botão Power do aparelho até o "Menu Desligar" aparecer.

Reprodução: How to geek

Aperte e segure a opção "Power Off (Desligar)" e você será questionado se deseja rebootar seu dispositivo Android em modo de segurança. Pressione o botão "Ok".

Versões mais antigas do Android

Em versões mais antigas do Android, aperte e segure o botão Power, em seguida pressione a opção "PowerOff (Desligar)". Feito isso, religue seu celular ou tablet pressionando e segurando o botão Power. Solte o botão Power e quando aparecer um logo durante o processo de boot, segure simultaneamente os botões para aumentar e diminuir o volume. Continue segurando os dois botões até o dispositivo botar com o modo de segurança ativado.

Resolvendo problemas no modo de segurança

Enquanto estiver em modo de segurança, as palavras "Safe mode (Modo de segurança)" serão mostradas no canto inferior da tela.

Reprodução: How to geek

No modo de segurança, você só terá acesso aos aplicativos que vêm com seu aparelho. Aqueles que você instalou serão desativados e quaisquer widgets que você tenha adicionado na página principal do dispositivo não serão apresentados.

Tente utilizar seu Android normalmente após reiniciar em modo de segurança. Caso o problema - congelamento, reboot automático, crashes, uso excessivo de bateria, ou mau desempenho - seja resolvido nesse modo, à falha está em um aplicativo terceiro que você instalou.

Enquanto os aplicativos estão desabilitados, você pode desinstalá-los normalmente. Vá ao Menu Configurações do Android, pressione a opção Aplicativos (Apps), localize aquele que deseja desinstalar, pressione-o, e em seguida aperte a botão para desinstalar. Caso você tenha instalado algum aplicativo recentemente, é aconselhável desinstalá-lo primeiro.

Após desinstalar os aplicativos, você pode tentar reinstalá-lo um a um para poder identificar qual deles está causando conflito.

Restaurando o sistema

Caso esteja experimentando problemas mais graves com seu aparelho, talvez seja melhor pular toda a parte de conserto de erros e pular direto para a restauração do sistema. Você vai perder todos os dados salvos em seu aparelho - então se assegure de fazer backup. Ainda assim, é melhor do que ficar com um aparelho com problemas, não acha?

Para realizar o processo, acesse as configurações de seu Android, pressione a opção "Fazer backup e redefinir", em seguida pressione "Configuração original", depois siga as instruções na tela.

Para sair do modo de segurança, reinicie seu dispositivo. Assim, seu celular Android ou tablet irá bootar e carregar todos os aplicativos normalmente.

| | URL curta

Faça seu comentário

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato