Como formatar o HD de forma definitiva e não deixar rastros

Nem todos sabem que, mesmo ao formatar HDs SATA, ou IDE, arquivos ainda podem ser recuperados. Isto também acontece com pen drives. Para limpar discos com Windows, Linux e outros sistemas, é necessário utilizar programas especiais e ter muita paciência

Por Rodrigo Lima em 27/Abr/2010


A maioria dos usuários de computador já formatou ou já pediu a alguém, com conhecimentos mais avançados, para formatar o disco rígido. Isso é bem comum, já que esse procedimento é padrão quando trata-se de instalar um novo sistema operacional - ou até mesmo reinstalá-lo, ao ocorrer algum problema mais grave.

Na teoria, quando o disco rígido é formatado, todos seus dados são apagados; no entanto, isso não acontece de fato. Os arquivos são eliminados parcialmente, mas ainda ficam no disco rígido, invisíveis, até outro item ser copiado naquele mesmo setor do HD, no qual eles estão situados. Com o auxílio de programas para esse fim, é possível recuperar os arquivos que não foram apagados por completo.

Se o usuário não tiver cuidado, os dados caem em mãos erradas, principalmente quando o computador é levado para assistência técnica ou vendido para outra pessoa. É comum ocorrer casos em que fotos pessoais ou íntimas "caiam na net", ou outras informações sigilosas sejam usadas como não deveriam.

Existem maneiras para acabar com problemas do tipo. O usuário conta com a ajuda de aplicativos que varrem todo o disco rígido e deletam todos os arquivos, sem deixar registros que possam ser recuperados posteriormente.

Formatação definitiva

Não existe maneira, com a formatação comum, que apague todos os dados definitivamente do HD.  É necessário usar softwares que realizam a formatação completa, como o  Secure Erase. Esse é um aplicativo que funciona em prompt de comando (DOS), no qual o usuário confirma alguns dados para realizar a formatação do disco rígido.

Apesar de estar em inglês, o programa é fácil de usar. A ferramenta está no formato de imagem ISO e deve ser gravada no ImgBurn Em português em uma mídia - como CD, por exemplo. Depois, basta reiniciar o computador com o CD no drive para que ele inicie o processo de formatação total. O DBAN é semelhante ao Secure Erase, tanto que funciona da mesma forma. A principal diferença é que ele é indicado especialmente para discos rígidos da marca Samsung.

DiskWipe Roadkil é um programa indicado para pen drives, cartões de memória e HDs externos. É ideal quando o usuário precisa emprestar um desses dispositivos e não quer que seus dados, mesmos apagados, sejam descobertos por bisbilhoteiros.  Como essas ferramentas realizam a formatação que elimina todos os vestígios, o processo é mais demorado que o comum. É importante que o usuário tenha muita paciência, já que a formatação, especialmente em discos rígidos de grande capacidade, é bem lenta.

| | URL curta

Faça seu comentário

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato