Como instalar aplicativos não permitidos no país em seu Android

Dependendo do país, alguns serviços e aplicativos não estão disponíveis, e nem mesmo aparecem no Google Play Store. Mas existem formas de contornar isso.

Por Ricardo em 29/Mai/2013


Usando de métodos simples empregados em diversos países por seus cidadãos para romper bloqueios, como firewalls ou filtros que impedem o acesso a determinados sites ou ferramentas que denunciam sem identificar o usuário, é possível instalar aplicativos do Google Play que não são permitidos no Brasil, por exemplo.

Ok, o uso não é tão louvável quanto lutar pela liberdade, mas pode ser usado para garantir sua privacidade enquanto navega ou, nesse caso, acessar o Google Play Store como se você estivese fazendo isso de fora do país. E tudo sem sair de casa! Tudo que precisa é uma conexão à internet, seguir nosso tutorial e desfrutar dos serviços ou aplicativos que não funcionam no Brasil ou estão barrados por qualquer outro obscuro motivo.

Nesse tutorial, vamos habilitar a instalação do aplicativo Spotify como exemplo, um serviço de música via stream muito famoso lá fora, mas que não chegou (talvez nunca chegue) ao Brasil. Fazendo uma busca por qualquer aparelho hoje, você obtém diversos resultados com o nome Spotify na Play Store, mas não o aplicativo oficial em si. E mesmo fazendo-se uma rápida busca no Google, você até obtem o link direto no Google Play, mas...

Ao acessar, se depara com um aviso de que Este ítem não está disponível em seu país. Muitos usuários desisitiriam desiludidos. Outros, mudariam nas configurações o idioma do sistema numa tentativa de acessar o serviço, sem sucesso, antes de desistirem. A loja do Google é esperta. Mas é possível contornar isso. E de forma bem simples. Tudo o que você vai precisar é de uma VPN.

Resumindo, uma VPN é um método de criar uma conexão privada entre dois pontos. É muito utilizado por empresas para comunicação dos funcionários com a matriz ou filiais. Esse método oferece segurança ao criptografar a comunicação estabelecida entre esses dois pontos e ignora quaisquer outras comunicações que não sejam dos endereços usados para estabelecer a conexão.

O que é necessário?

No Android é possível estabelecer uma VPN, disponível nas versões mais recentes do sistema (4.0 ou superior). No entanto, seu uso é para um endereço apenas, e não resolve em nada se você não tiver um servidor para conectar. E é necessário algum conhecimento básico para configurar. Ou, graças ao enorme acervo de aplicativos do Google Play, você pode usar um aplicativo que automatize isso.

O TunnelBear faz esse trabalho ao criar uma VPN sem qualquer configuração mais complexa do que tocar uma vez na tela. O que é muito bom para todo tipo de usuário. TunnelBear é simples (leia a descrição na página do software), requerendo apenas um rápido cadastro para poder desfrutar do serviço oferecido pela empresa por detrás do aplicativo. Gratuitamente você ganha 500MB de tráfego, o que é mais do que o suficiente para instalação de qualquer aplicativo.

Além do TunnelBear, vai ser necessário acessar algumas configurações do Android. Basicamente desativar os recursos de localização e mudar o idioma do serviço, além do link direto para acesso ao Spotify no Google Play, já que uma busca pode não retornar os resultados desejados. Isso veremos mais abaixo ao longo do processo desse tutorial.

Preparando o Android

Primeiro, clique aqui para acessar a página de download do TunnelBear para o seu Android. Se você estiver no PC, também é possível instalar o aplicativo no seu Android pelo Google Play via desktop, bastando clicar em Instalar e fazer o login de sua conta Google cadastrada também no seu dispositivo.

Após a instalação, abra o aplicativo e realize o cadastro para poder usá-lo. Feito isso, você terá a disposição 500MB para uso via VPN. Antes de ativar (ligar) o TunnelBear, é necessário que você mude o esquema de desbloqueio do Android via padrão ou PIN (senha). Isso é necessário para que o Android armazene as credenciais de forma segura.

Se você não fazer este procedimento, o TunnelBear não vai funcionar se a forma de desbloquear o Android for feita apenas deslizando o dedo até o ícone do cadeado. Para deixar o aparelho com o método de bloqueio correto, vá até as configurações do aparelho e procure o ítem "Segurança". Acessando a opção, logo no topo você seleciona o ítem que será usado para desbloqueio. Escolha PIN (senha) ou Padrão (para desenhar um padrão na tela).

 

Volte e, perto da opção segurança, você deverá acessar a opção "Serviços de Localização" ou "Acesso ao Local". Após acessar a opção, você deverá desligar a função ou desmarcar todas as caixas de opções que estiverem selecionadas. Tudo muito simples, não há segredos. Esses dois passos vão permitir que o TunnelBear funcione, e também vai evitar que aplicativos como o Google Play encontrem sua real localização através do GPS, por triangulação da rede de dados ou geolocalização com base na distribuição de endereço IP.

Essa parte está quase finalizada e estamos perto do fim desse tutorial. O último passo, é necessário fazer seu Android falar inglês! Para isso, procure ainda nas configurações, a opção "Idioma e Entrada" ou "Idioma e Teclado". Já na opção, localizado no topo, toque na área referente ao idioma e escolha a opção Inglês (English (United States). O sistema mudará rapidamente e tudo a partir de agora na interface estará em inglês.

Usando o TunnelBear e mudando sua localização

Agora, feche as configurações do Android, acesse o menu de aplicações e procure o aplicativo do TunnelBear que você instalou, se cadastrou e confirmou seu email! Abrindo o aplicativo, você vai ver o simpático urso esperando, e no topo do aplicativo dois botões redondos. O primeiro, da esquerda para a direita, vai ligar a VPN e colocar o "ursinho" para trabalhar.

Mas, é necessário escolher o país onde você gostaria de estar, mesmo que virtualmente, e isso é feito no segundo botão. Selecione a opção US (United States), onde está localizado o servidor da empresa que provê esse serviço de VPN e o local que normalmente os aplicativos não possuem restrição. No nosso exemplo, o Spotify funciona normalmente nos EUA.

Pronto. A partir desse momento, ao ativar a conexão VPN do TunnelBear, você estará virtualmente nos EUA. Todas as conexões que fizer passarão pelo servidor da empresa TunnelBear. Portanto, pode ativar a conexão tocando no primeiro botão, na posição ON e espere a conexão se iniciar.

Pode aparecer um aviso. Nada de pânico. O Android identifica a tentativa de conexão VPN. Apenas autorize o aplicativo, marcando a caixa de seleção "I trust this application", em seguida toque no botão OK, como mostram as imagens abaixo.

O aplicativo vai começar a tentar estabelecer uma ligação. Espere pelo aviso de conexão estabelecida, visível na barra de notificações e um ícone de uma chave indicando que a conexão foi bem sucedida. Você estará virtualmente navegando como se estivesse localizado nos EUA!

Acessando o Google Play e instalando o aplicativo

Você está no exterior. Ao menos para os servidores do Google. Atente-se para o seu limite de tráfego disponível de 500MB para contas gratuitas. Use com sabedoria. Após o limite esgotar a conexão com a VPN se encerrará. Você pode expandir esse limite para 1GB tuitando uma mensagem. Em todo caso, use para baixar os aplicativos somente.

Abra o Google Play Store. Você vai notar que será necessário aceitar novamente os termos de uso do Google. Isso é normal quando você "aparentemente" está em outro lugar. Tem a ver com a mudança de idioma também, efetuado nos passos anteriores. Aceite os termos como na imagem. Depois, feche o aplicativo da Play store.

Agora o necessário. O link direto do Spotify. Se você está lendo esse tutorial no seu aparelho, basta clicar aqui. Caso contrário, sugiro que acesse pelo smartphone ou tablet, pois o link deve ser aberto direto pelo aplicativo do Google Play. Ao abrir o link, será sugerido o aplicativo do Google Play entre vários outros disponíveis, normalmente outros navegadores. Abra com o Google Play.

Alguns aparelhos podem ter um comportamento um pouco diferente nesse ponto. Mas normalmente o sistema oferece duas opções. No caso do exemplo da imagem acima, Always é para usar sempre o aplicativo do Google Play para esse tipo de link, ou "Just once", que é usar o aplicativo do Google Play somente uma vez. Alguns sistemas podem oferecer só opções de "Cancelar" e OK. Nesse caso, toque em OK. O Google Play irá abrir.

Pronto. Nesse momento, basta baixar o aplicativo que não mais estará com a mensagem citado no começo do tutorial. Note que nem mesmo o botão Traduzir aparece. Repare também na imagem o ícone da chave na barra de notificações, mostrando que o TunnelBear está em execução.

Agora você pode desfrutar de um serviço e aplicativo restrito somente a algumas regiões e bloqueado no Brasil. Dá para realizar esses procedimentos sempre que precisar. No entanto, seguindo a ordem desse tutorial.

Primeiro desative a localização (Serviços de Localização ou Acesso ao Local) . Se não usa senha ou padrão para o desbloqueio, ative (em Segurança). Depois, mude o idioma do sistema para inglês (Idioma e Entrada ou Idioma e Teclado), e ative o TunnelBear.

Após o uso, só desfazer todo o processo. Caso não tenha domínio no inglês, para se mudar o idioma quando o sistema estiver em inglês, procure a opção Language & Input, e no topo, basta tocar na primeira opção que estará como English (United States), e escolher Português (Brasil).

 

Informação

O tutorial foi realizado num aparelho Nexus 7 com a versão 4.2 Jelly Bean do Android. No entanto, funcionará em qualquer aparelho com Android 4.0 ou superior. TunnelBear foi escolhido como opção para o tutorial devido a sua facilidade de uso, mas qualquer outro aplicativo com a mesma finalidade também pode ser usado.

| | URL curta

Faça seu comentário

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato