Melhore a funcionalidade do Windows 8 com programas gratuitos

Deixe o design e a funcionalidade do seu sistema operacional igual ao Mac OS X, além de muitas outras melhorias extras

Por Bruno Iacona de Bello em 05/Nov/2012


Você já deve ter visto diversas análises do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. E com certeza já deu uma conferida nesse novo sistema, muito rápido, mas também ousado, já que não possui o botão iniciar. Isso pode deixar alguns usuários preocupados em relação a esse novo modelo, mas existem algumas dicas que podem dar um upgrade na sua máquina. A primeira delas é a possibilidade de inserir um botão iniciar, que você pode ver na nossa mátéria sobre como inserir o menu iniciar no Windows 8.

Mas não é só essa característica que é nova no produto. É possível personalizar, reduzir e eliminar diversos contratempos do Windows 8 com a ajuda de aplicativos muito simples, criados por desenvolvedores que já esperavam por alguns deslizes da Microsoft no lançamento do Windows 8.

Veja a seguir uma lista de programas para melhorar o seu Windows, seja para quem prefere um computador com a tela mais limpa como a de um computador da Apple ou para quem deseja simplesmente alterar alguns detalhes do dia-a-dia da máquina, que podem fazer toda a diferença visual. E todos esses utilitários são gratuitos.

Menu do Mac OS X

Apesar da rivalidade entre muitos usuários de Microsoft e Apple, existem aqueles que sempre gostaram da funcionalidade prática e barata do Windows, mas gostariam de ter o design inteligente e limpo do Mac. E é possível deixar seu sistema operacional Windows 8 com a skin do Mac OS X. Basta usar o Windows 8 Theme: Mountain Lion Skin Pack.

É muito fácil instalar esse pacote. Basta clicar no arquivo executável e visualizar a linda tela do Mac OS X no seu computador. O resultado é incrível:

Mas colocar somente uma área inicial parecida com a do Mac não o torna tão funcional quanto um. Por isso, existem 2 aplicativos que você pode instalar, que funcionam juntos e garantem uma funcionalidade precida com a dos produtos da Apple.

O primeiro deles (e mais importante) é o RocketDock Em português, que garante a capacidade de criar uma barra de atalho permanente e cheia de ícones na sua tela, que vai aumentar e diminuir automaticamente de tamanho enquanto você passa o botão do mouse sobre os aplicativos.

Já o Desk Drive cria um ícone pop up no seu desktop sempre que você colocar um Pen Drive (ou qualquer outro tipo de memória) na entrada de USB. Assim, fica mais fácil gerenciar seus arquivos quando utilizar um HD externo.

Importante: Se você ficou apreensivo e acha que é essa é uma mudança drástica, pode ficar tranquilo, pois desinstalar o OS X Skin Pack é tão fácil quanto instalá-lo. Então, se não gostar, é só voltar para as configurações da sua antiga tela do Windows 8.

Experimente o Windows 8 Manager

Esse software pode parecer um pouco suspeito a princípio, mas não tenha medo de pegar um malware. É apenas a aparência dele que precisa ser melhorada. Ele é totalmente seguro e oferece algumas características únicas para a personalização do Windows 8 e ainda traz alguns utilitários para otimizar, limpar e proteger o seu PC.

Para instalá-lo, basta descompactar o arquivo e clicar no arquivo executável no PC. Ignore tudo o que aparecer, menos o o botão de "Customização". Clique e veja que o app tem algumas opções de personalizações. Ele oferece mais controle sobre a tela iniciar do Windows 8 do que a Microsoft permite normalmente.

Você pode, por exemplo, configurar manualmente o número de linhas que você gostaria que aparecesse na tela inicial. Isso pode não parecer muito útil, mas pode criar atalhos para você organizar melhor seus aplicativos e bloquear outros.

Também é possível remover a opção "Desinstalar (uninstall)" que aparece no clique do botão direito do mouse ou adicionar novas funções, como "Executar como um novo usuário (Run as different user)".

Também é possível ajustar a barra de ferramentas (Taskbar), a desktop e outros aspectos do seu PC para que eles respondam às suas necessidas específicas.

Personalize com o Tweak-8

Mais uma ferramenta de personalização para Windows 8, o Tweak-8 é um aplicativo completo que auxilia o usuário a melhorar a funcionalidade de seu sistema, tanto na modificação da aparência quanto na limpeza de disco e proteção de pastas e outros arquivos. A maior vantagem é que ele possui um menu muito fácil e interativo. Basta clicar em um botão para ser levado até uma janela com diversas opções de personalização. Veja o que cada botão dele faz:

Otimização do Sistema: Melhora seu sistema operacional, deixando ele com uma maior velocidade. Além disso, ele aproveita para limpar o registro para não atrapalhar nenhum programa em execução. Obs.: Para uma melhor limpeza de registro, utilize o CCleaner;

Limpeza do Sistema: Apaga arquivos que não são necessários e ocupam espaço no seu HD. Com isso, ele ficará com mais memória e consequentemente mais rápido;

Trapaça do Sistema: Com ela, é possível usar algumas opções para esconder arquivos. Dessa forma, você terá suas pastas mais importantes protegidas de possíveis ataques hacker;

Customização do Sistema: Para alterar a aparência do sistema operacional da meneira que você preferir;

Informação do Sistema: Acesse informações detalhadas do sistema, disco rígido e conexões com a internet;

Otimização da memória do Sistema: Para melhorar a memória física do Windows 8. Com ela, você modifica algumas funcionalidades do hardware da máquina. Por isso, cuidado: se o computador estiver esquentando ou travando, desligue-o e reinicie o sistema, depois desative as mudanças feitas;

Restrições do Sistema: Restrinja pastas e arquivos de seu computador para não serem abertos por qualquer usuário.

| | URL curta

Faça seu comentário

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato