Microsoft Money, organizador grátis de finanças pessoais

Saiba o que você pode fazer com esta ferramenta de gerenciamento financeiro, que agora é totalmente grátis

Por Rodrigo Lima em 23/Ago/2010


Planejar as finanças pessoais é de extrema importância. Sem este cuidado, é possível chegar ao fim do mês com saldo vermelho no banco. Algumas pessoas utilizam o bom e velho caderno para fazer anotações, outras preferem uma planilha eletrônica como o Microsoft Excel. Mas para quem realiza muitas transações e precisa de algo completo para gerenciar seu dinheiro, existe uma ferramenta que atende a essas necessidades.

Trata-se do Microsoft Money, um aplicativo que possui todas as funções para a organização eficiente de sua conta corrente, cartão de crédito, investimento e contas diversas. Atende tanto às necessidades de usuários domésticos, como para aqueles que possuem um perfil empresarial.

O software fez sucesso no final dos anos 90 com a versão 99, tanto que é possível encontrar quem o utilize até os dias atuais. Sempre foi pago, mas recentemente a Microsoft lançou uma nova, gratuita: Microsoft Money Plus Sunset Home and Business Bronze. Essa é a oportunidade para aqueles que consideram importante a utilização de um programa no gerenciamento do orçamento, mas que não querem pagar nada por isso.

Com um visual moderno, é um pouco complicado dominar o Microsoft Money por completo. É grande a quantidade de funções e ferramentas, que podem atrapalhar quem não conhece o sistema. Pior do que se confundir ou se atrapalhar, é desistir de usá-lo. Portanto, é necessário algum tempo em frente ao computador para aprender todas as suas funções e aproveitar todos os recursos disponíveis. A ausência da tradução para português também prejudica quem não domina a linguagem em inglês.

Para atender às necessidades deste publico, o Superdownloads preparou algumas dicas de uso e também explicações das noções básicas de menus, funções e utilização geral. Confira!

Antes de usá-lo, a instalação

Após a instalação do Microsoft Money, será necessário configurá-lo. Ele oferece um passo a passo, que facilita o processo. A primeira etapa é o local de salvamento dos projetos. Definido o diretório, é necessário possuir uma conta no Windows Live para acessá-lo a partir daí. Para quem não sabe, esta conta é a mesma conta utilizada pelo Hotmail.

A segunda etapa é a escolha do tipo de conta que será gerenciado pelo Microsoft Money (conta corrente, crédito, ou investimento). No exemplo dado nesta matéria, será utilizada a mais comum, ou seja, a conta corrente.

Menus

Seguindo uma tendência atual, o Microsoft Money separa suas ferramentas principais em um menu em Abas.

Home: traz um resumo de todas as suas contas gerenciadas pelo Microsoft Money. Aqui você pode conferir as próximas contas a pagar e os últimos depósitos realizados. Os lembretes também são exibidos no menu Home.

Banking: oferece as opções para configuração e organização de conta. Como o Money permite o gerenciamento de mais de uma conta, no menu Banking é possível escolher aquelas favoritas para serem exibidas como prioridade. Importante: aqui você verifica o seu saldo e as movimentações na conta.

Bills: local onde você monta seu plano de pagamentos de contas diversas. Por meio de um calendário intuitivo você pode gerenciar facilmente aquelas compras parceladas. Adicione também descrições, a fim de obter controle total sobre elas.

Reports: exibe diversos relatórios para o usuário. Veja quanto você gasta por categorias, débitos no cartão de crédito e faturamento mensal, por exemplo.

Budget: uma ferramenta criada para ajudar ao usuário no seu orçamento, a partir de etapas simples. É possível determinar o orçamento anual ou mensal. Faça um planejamento com o que você pode gastar com contas, lazer e imprevistos, além da porcentagem do que será poupado.

Investiments: indicada apenas para quem é avançado no aplicativo. Mostra todos os investimentos feitos pelo usuário, assim como perdas e ganhos. Possui dezenas de recursos e funções.

Planning: por meio de gráficos intuitivos, auxilia quem planeja mensalmente sua aposentadoria.

Taxes: apenas um link que leva o usuário ao site do MSN Money e exibe as taxas em tempo real do índice Down Jones, Nasdaq e S&P. Outras notícias sobre economia também podem ser lidas.

| | URL curta

Faça seu comentário

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato