Tenha o consagrado Whatsapp no desktop via Pidgin

Enquanto o Whatsapp não chega ao desktop, vamos ensiná-lo como usar o Pidgin para se comunicar com esse famoso mensageiro da plataforma móvel no seu Windows ou Linux

Por Ricardo em 12/Set/2013


O Pidgin é um dos programas para troca de mensagens de texto mais completos que há. Na época em que o já não existente MSN Messenger era o que havia de mais atual, o GTalk estava dando seus primeiros passos e havia uma febre das mensagens de texto instantâneas, o Pidgin se sobressaía [timidamente] por conseguir manter compatibilidade com o mensageiro da Microsoft que, constantemente, mudava seus "padrões" para evitar programas concorrentes.

Ele é leve, aceita inúmeros protocolos diferentes de outros mensageiros, é muito customizável e simples. Nada daquele exagero de bilhos vitrificados e propagandas piscantes chamando sua atenção, a exemplo do finalmente extinto MSN. O Pidgin foi injustiçado por não receber o merecido reconhecimento. Mas se é elegante para uns, e feio para os acostumados usuários de Windows à janelas coloridas, uma coisa o destaca mais que qualquer outro.

Não. Não é a possibilidade de você configurar contas de vários serviços diferentes e gerenciar tudo numa única janela de contatos. Nem a possíbilidade de organizar e reorganizar a lista de contatos de inúmeras formas diferentes, inclusive grupos. Nem de ser leve. Nem de ser multiplataforma. O que o faz se sobressair a multidão, são os incontáveis plugins que adicionam recursos novos a esse fantástico mensageiro.

Justamente devido a isso, o Pigdin atraiu uma legião de fãs que não abrem mão dese comunicador, mesmo quando tudo parece estar caminhando para as nuvens e ganhando recursos de chats com vídeos em tempo real. Mesmo assim, as mensagens de texto serão eternas (?). É só olhar os vários aplicativos de troca de mensagens para os dispositivos móveis, ainda tão relevantes.

Aliás, por falar nisso. Enquanto não há Pidgin para Android, o Xabber o substitui muito bem. No entanto, se você não costuma usar mensagens instantâneas das contas que usa no computador em seu smartphone, e prefere esnobar com serviços como o Whatsapp, então ao menos pode fazer o caminho inverso e conectar seu Whatsapp no Pidgin através do whatsapp-purple e conversar via Whatsapp enquanto usa o seu PC, tanto com Linux quanto Windows.

Ainda em fase de desenvolvimento

É claro que, por o plugin estar ainda em fase de desenvolvimento, podem conter erros. O mais comum é os contatos não aparecerem na lista. Isso parece afetar somente uma parcela das contas. Portanto, torça para não ser um desses contemplados.

Outros erros podem ocorrer. É o que se espera de um programa que faz algo via tentativa e erro, já que a forma como é feita a comunicação com os servidores e o aplicativo do Whatsapp é proprietário. Então, basta ter paciência e trocar o plugin pela versão mais recente constantemente.

De qualquer forma, é sempre bom ter opções de integração como essas, mesmo que não oficiais. Mas é uma pena que não tenha esse plugin no Pidgin para o hike, outro mensageiro à lá Whatsapp, com muito mais recursos legais.

| | URL curta

Faça seu comentário

© Copyright 1998-2013 Superdownloads | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato