#minitutorial: Como testar o novo design do YouTube

O YouTube está testando um novo player, mas ainda não liberou essa versão para todos. Neste tutorial, você aprende como ganhar acesso a esse visual diferente

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca em 14/04/2015


Ao longo dos anos, o visual do player do YouTube mudou algumas vezes, porém, sempre de maneira bem sutil e sem causar estranhamento, nem choque com as modificações. Contudo, uma nova alteração está sendo testada, a qual promete fazer você perceber que algo mudou no visual do site.

Apesar disso, a melhoria ainda mantém as características básicas para o reconhecimento do player, sendo a sua principal mudança a adição de um efeito de gradiente na barra de controle do vídeo: no lugar de um bloco inteiro com a mesma cor, ele gradualmente muda de transparente para a cor preta. E ainda, vale notar que a cor dos botões ficou branca, o seu formato mudou um pouco e, inclusive, novas opções foram adicionadas nas configurações.

Agora que você já sabe o que pode esperar da mudança, que tal testá-la para verificar a novidade? Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Primeiramente, é necessário fazer o download do plugin para Google Chrome chamado EditThisCookie. Com ele instalado, basta clicar sobre o seu ícone quando você estiver com a página do YouTube aberta.

  • Encontre a entrada “VISITOR_INFO1_LIVE” e clique sobre ela.

  • Insira o valor “Q06SngRDTGA” (sem aspas) e use o botão na parte inferior da tela para salvar. Antes de fazer isso, no entanto, salve em um Bloco de notas o valor anterior para poder fazer o YouTube voltar ao normal:  como ainda está em versão de testes, o novo player pode apresentar problemas que você provavelmente não vai ter como resolver sozinho; logo, é melhor se prevenir.

  • Embora em alguns casos os passos acima sejam o suficiente para acionar o novo visual, na maioria é necessário alterar o idioma da interface do YouTube para o inglês. Fazer isso é simples, basta rolar a página até o fundo, clicar sobre “Idioma: Português” e selecionar “English (US)”.

  • A imagem abaixo mostra como o player fica:

  • Já este é o novo visual das opções:

Pronto! Agora você conseguiu alterar o visual do YouTube sem grandes complicações. Vale notar que apenas remover a extensão não é suficiente para voltar às configurações do player ao padrão, sendo necessário colocar o valor original do cookie – por isso a necessidade de salvá-lo antes da alteração, para caso dê algum problema.

| URL curta

Comentários ()


}