#minitutorial: Ativando a criptografia de dados no Android

Graças a um recurso nativo do sistema operacional, é possível garantir proteção extra para arquivos confidenciais armazenados no seu aparelho com Android

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca em 16/06/2015


Usar o smartphone profissionalmente pode ocasionar no armazenamento de arquivos importantes para o seu negócio, os quais não devem cair em mãos erradas em nenhuma situação. Caso você perca o seu celular na casa de alguém, por exemplo, não deixar o aparelho protegido pode ser um problema, pois informações secretas para o público podem acabar sendo comprometidas.

Além de simplesmente bloquear o dispositivo (o que pode ser burlado, dependendo da sua intimidade com a pessoa), também é possível adicionar criptografia aos seus arquivos, fazendo com que possam ser acessados apenas por meio de uma senha, reconhecimento de impressão digital ou código PIN. Abaixo, você confere como ativar no Android essa proteção adicional, impedindo mesmo que ladrões vejam os seus dados.

Dependendo do seu smartphone, a interface do sistema operacional muda, então as opções acessadas acabam  sendo dispostas de maneira diferente. O requisito mínimo deste tutorial é que o seu Android seja 4.1.2 (Jelly Bean), pelo menos.

  • 1. O primeiro passo é configurar uma senha ou código PIN, pois isso é necessário posteriormente. Nas configurações, ao acessar “Segurança e Bloqueio de Tela”, é preciso escolher “Modo de criptografia” para seguir adiante;

  • 2. Agora, basta avançar pelas opções e inserir sua senha: isso fará o aparelho reiniciar, sendo necessário esperar pelo menos uma hora para o processo ser concluído (é obrigatório ter 80% de bateria e conectar o smartphone no carregador);

  • 3. As opções acima podem aparecer de modo diferente em outras versões do dispositivo;

  • 4. Nas opções de segurança do Android 4.4.2 (Kit Kat), é necessário acessar “Codificar dispositivo”;

  • 5. Note que não existe a opção de escolher um PIN, sendo preciso escolher outra forma de proteção. Terminando isso, basta avançar até o aparelho reiniciar e começar o processo (note que alguns bugs podem ocorrer, obrigando você a tentar mais de uma vez até funcionar).

Uma ressalva importante é que ativar a criptografia diminui o desempenho do seu aparelho, tornando-o mais lento por ser obrigado a lidar com a proteção constante de arquivos. Além disso, a remoção da criptografia é possível apenas por meio da ativação das configurações de fábrica do dispositivo, fazendo você perder todos os seus arquivos. Portanto, esta não é uma opção de ação para todo mundo, sendo de uso e utilidade um tanto específicos.

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}