Microsoft Word 2010

A Microsoft finalmente disponibilizou para compra o Office 2010. Conheça as principais novidades do Word 2010, que podem tornar seus documentos mais atraentes sem impactar em sua produtividade

Por Felipe Augusto Cavalcante em 29/07/2010


Microsoft Office 2010

Ao longo dos anos, o pacote de aplicativos para escritório [sd|softid="73317"] se tornou praticamente indispensável, tanto no uso corporativo quanto no doméstico. O Microsoft Word, editor de textos presente no pacote desde sua primeira versão, recebe com o lançamento da versão 2010 recursos para tornar os documentos mais atraentes.

Novidades sem abalar a produtividade

Diferentemente da versão 2007, o Word 2010 não sofreu modificações significativas em seu visual e na disposição dos ícones que realizam as tarefas. Este é um fator positivo, pois evita um incômodo semelhante ao ocorrido durante a transição dos menus convencionais para o polêmico Ribbon, que ocorreu entre as versões 2003 e 2007.

Comparativo entre as versões 2010 e 2007 do Word

O layout, inclusive dos menus, não sofreu alterações significativas
 
No Word 2010, funções como salvar, imprimir e abrir documentos voltaram a ser realizadas por meio do item de menu Arquivo, tendo sido eliminado o botão com o símbolo do Office, existente na versão 2007, que fornecia acesso a estas opções. Com isso, o aplicativo volta a ter suas funções principais no esquema mais utilizado por aplicativos.

Além das WordArts

Até a versão 2007 do Office tínhamos à disposição somente as famosas WordArts para criar textos com efeitos e formas especiais. Já na versão 2010, foi adicionado o recurso "Efeitos de texto", presente ao lado direito do botão Cor da Fonte, que nos permite aplicar em poucos cliques efeitos como sombra, reflexo e brilho ao texto.
 
Aplique efeitos ao seu texto sem descaracterizar o visual do documento
Diferentemente das WordArts, os efeitos se adaptam melhor ao visual do texto
 
Com este recurso é possível criar os modernos efeitos de reflexo que encontramos facilmente na Internet, sem termos de utilizar editores de imagem complexos ou exigir horas de treinamento para o aprendizado. Contudo, infelizmente os efeitos de textos não podem ser visualizados em versões anteriores do Office ou exportados para páginas Web.

Imagens artísticas

Adicionar imagens e fotos ao documento nos ajuda a transmitir a ideia tratada no texto para o leitor, servindo também como estímulo para a visualização. Surge na nova versão do Word a possibilidade de adicionar facilmente às imagens efeitos como: rabiscado, mosaico, escala de cinza em lápis, fotocópia e cimento.
 
Aplique facilmente efeito nas imagens exibidas no documento
Aplique efeitos em suas imagens sem precisar de outros editores
 
Após aplicar o efeito na imagem, você poderá copiar o resultado e utilizá-lo também em outros aplicativos como o Paint. Com isso, podemos até mesmo salvar a imagem e enviá-la para amigos ou utilizar como imagem de exibição no [sd|softid="20748"]. Esta é uma ótima forma de se obter efeitos em imagens sem utilizar editores específicos.

Quebrando a barreira dos idiomas

Não raras são as vezes em que encontramos documentos sobre um assunto de nosso interesse escrito em outro idioma. Nestes casos, se não o dominamos, recorremos ao dicionário ou a ferramentas de tradução online. Agora o Word traz a possibilidade de realizar traduções sem que precisemos recorrer a outros meios.

Traduza seus documentos no próprio Word

Traduza seus documentos diretamente no Word a partir da aba Revisão

Infelizmente, para utilizar este recurso é necessário estar conectado à Internet, pois o editor realizará a consulta diretamente no site de traduções da Microsoft. Com este recurso, podemos traduzir parcialmente o texto ou então solicitar a tradução integral, sendo neste último caso carregada uma página com o resultado da tradução.

A ferramenta não detectou automaticamente o idioma de origem do texto inserido, exigindo desta forma que seja feita a configuração por meio da opção Escolher o Idioma de Tradução, que nos permite escolher os idiomas de origem e destino. Dentre os idiomas disponíveis estão: inglês, espanhol, francês, alemão, chinês, japonês, sueco e russo.

Conclusões

Felizmente foi mantido no Word o layout de componentes de sua versão anterior, a 2007. Desta forma, evitou-se o impacto de uma possível adaptação. Diante do cenário exposto, migrar para a nova versão tende a ser algo mais atrativo para aqueles que desejam confeccionar documentos com visual mais atraente no texto e em suas imagens.

Para aqueles que ainda utilizam a versão 2003 e desejam conferir os novos recursos do [sd|softid="73317"] com o menu clássico, existe a ferramenta [sd|softid="80492"], gratuita para usuários domésticos, que devolve a antiga aparência para o novo pacote de aplicativos para escritório da Microsoft.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato