Microsoft Excel 2010

O mais famoso editor de planilhas eletrônicas chegou a sua versão 2010 juntamente com todo o pacote Office. Confira as novidades desta versão, como os minigráficos e a segmentação de dados

Por Felipe Augusto Cavalcante em 29/07/2010


Microsoft Office 2010

O Excel ganhou, ao longo dos anos, recursos cada vez mais avançados, como a obtenção e filtragem de dados diretamente de bancos de dados corporativos e o prático recurso de formatação condicional, que se tornou ainda melhor na versão 2007. Na versão 2010, lançada com o Microsoft Office 2010, a ferramenta adquire funções ainda mais avançadas mantendo o visual de seu antecessor.

Exemplo de planilha editada no Excel 2010
O visual do Excel 2007 foi preservado na versão 2010
 

Gráficos para cada célula

Uma das principais novidades encontradas no Microsoft Excel 2010 é a possibilidade de adicionar gráficos que ocupam apenas uma célula. Este recurso é especialmente útil para demonstrar tendências para cada item de uma tabela, situação comum, por exemplo, no demonstrativo de vendas de uma loja, que normalmente reúne dezenas de produtos.

Adicione facilmente gráficos individuais para cada item de uma tabela

A configuração do novo tipo de gráfico, também conhecido como minigráfico, é realizada da mesma forma que as dos convencionais. Para utilizá-los, precisamos somente acessar a aba Inserir e seguir até algum dos botões Inserir minigráfico. Será oferecida em instantes a seleção dos intervalos de dados.

Análise segmentada de dados

O recurso Seguimentação de Dados adicionado ao Excel 2010 facilita a análise de dados obtendo-os diretamente de sua fonte. Esta análise pode ser configurada a partir de servidores Microsoft SQL Server 2008 e outros compatíveis com o protocolo de comunicação ODBC, sendo possível desta forma visualizar em tempo real o desempenho dos negócios.
 
Exemplo de relatório gerado com o novo recurso
Filtre dados rapidamente utilizando o recurso de Análise Segmentada do Excel 2010

O recurso de análise segmentada surgiu principalmente para suprir as necessidades referentes à inteligência de negócios, fornecendo e filtrando informações com base no em dados atuais. Para utilizar este recurso é necessário configurar uma conexão com o banco de dados do negócio, tarefa normalmente realizada pelo administrador de tecnologia.

Conclusões

A versão 2010 do Excel se manteve praticamente idêntica à 2007, com exceção da adição dos minigráficos e de melhorias na filtragem e exibição de dados dinâmicos, utilizando a análise segmentada. O ponto positivo com relação à interface é que os botões dos menus que possuem várias opções exibem uma quantidade maior de visualizações.

Infelizmente ambos os recursos citados não serão corretamente exibidos caso a planilha criada seja aberta em versões anteriores do Excel, um importante fator quando pensamos em um ambiente corporativo com diferentes versões sendo usadas, uma vez que nem todos poderão ver os avanços, mesmo na versão 2007.

Fonte(s)
Imagens
| URL curta

Comentários ()


}