Configure o Windows depois da formatação

O Superdownloads oferece algumas dicas de ajustes do Windows para quem acabou de instalar o sistema operacional

Por Rodrigo Lima em 21/09/2010


Depois de instalar o sistema operacional e seus programas favoritos, é recomendável que o usuário faça pequenos ajustes pessoais no Windows para que ele tenha uma experiência satisfatória em frente ao computador.

Logicamente estes ajustes variam de acordo com gostos e necessidades de cada pessoa, mas sempre existem aqueles que podem e devem ser seguidos por todos. A seguir, veja as dicas que o Superdownloads separou para você fazer os ajustes básicos no seu Windows. Confira!

Dicas Gerais

Mude o tema, o papel de parede e o protetor de tela

O Superdownloads disponibiliza uma grande galeria com temas para Windows XP, Vista e 7. São diversas opções para todos os gostos, indo desde temas que necessitam de aplicativos externos para a mudança de visual, até outros oficiais, os quais o usuário precisa apenas baixar e instalar.

Se você prefere o visual "original de fábrica", pode alterar apenas o papel de parede e o protetor de tela do seu Windows. O próprio sistema operacional disponibiliza várias opções.

Altere a resolução do monitor

Após instalar o drive de vídeo do Windows, muitas vezes é necessário alterar a resolução do monitor para operá-lo confortavelmente. O Superdownloads recomenda 1024*768 para telas ¾ e 1280*1024 em monitores widescreen.

Altere as configurações de energia

Muitos usuários deixam que os computadores realizem sozinhos tarefas corriqueiras como desfragmentação de discos ou downloads de arquivos, por exemplo. Contudo, caso o computador não esteja configurado corretamente, ele pode entrar em modo de hibernação automaticamente e parar com estes processos. Para evitar esse problema, configure conforme as suas necessidades em Painel de controle -> Opções de energia.

Configure os programas que iniciam com o Windows

Para não perder tempo com um boot lento, gerencie quais programas são realmente necessários para iniciarem junto com o Windows. Para executar este trabalho facilmente, utilize o CCleaner. Acesse o menu Ferramentas -> Programas iniciados com o sistema.

Atualizações automáticas

Não se esqueça de configurar as atualizações automáticas para não ficar com o sistema vulnerável. Defina se você deseja que elas sejam instaladas e instaladas automaticamente, ou apenas baixadas com a possibilidade de o usuário escolher o melhor horário para a instalação.

Windows Vista e Windows 7

Aero

A opção Aero que deixa as janelas do Windows trasnparente é realmente bela, mas consome recursos consideráveis do sistema. Caso seu computador não seja dos melhores, a melhor opção é desligar o recurso e configurar como visual básico.


Barra lateral

O Windows 7 e o Vista possuem uma barra lateral muito útil que pode ser personalizada com widgets diversos. A única diferença é que, no Windows 7, os widgets aparecem flutuando em qualquer parte da tela. Em ambos sistemas operacionais é possível pesquisar por novos widgets na galeria da Microsoft, mas caso não se interesse por nenhum deles, basta desligar a barra lateral para economizar recursos.

Altere as opções de indexação

Alterar as opções de indexação melhora o sistema de busca do Windows. Na ferramenta de indexação, você pode definir quais locais farão parte do índice de busca, priorizando aquelas que você mais precisa.


| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato