Conheça os diferentes formatos de vídeo digital

MP4, AVI, MKV? Não conhece as diferenças dos formatos do vídeo? Não se preocupe, pois o Superdownloads destrincha os mais populares da atualidade

Por Rodrigo Lima em 23/09/2010


Você que costuma navegar pelo Superdownloads já deve ter se deparado com diversos programas de conversão de arquivos de vídeos. É provável também que você faça o download deste tipo de mídia em sites de compartilhamento de arquivos, torrent ou simplesmente os baixe no YouTube.

Com todos estes meios para se obter vídeos na Internet, de fato é comum encontrarmos diversos formatos de vídeos. Como cada um destes formatos possui suas peculiaridades, são indicados para os mais variados tipos de usuário.


Se você se perde diante de todos os formatos e não sabe qual o mais indicado, segue aqui uma explicação dos formatos de vídeos mais populares do momento. Conheça cada um deles e não se perca mais na hora de baixá-los!

A importância dos Codecs

Para seu computador rodar todos os formatos de vídeo será necessário instalar um pacote de codecs. O CCCP - Combined Community Codec Pack e o K-Lite Mega Codec Pack cumprem bem com esta função e possuem todos os codecs necessários. Outra opção é o VLC Media Player, que roda grande parte dos formatos sem a necessidade da instalação de outros pacotes de codecs.

Os formatos

3GP: formato padrão de gravação e exibição de vídeos nos telefones celulares. Por ser extremamente compactado, permite o uso em aparelhos com capacidade limitada de memória, sendo por isso o mais indicado para os celulares 3G, GSM e TDMA.

FLV: formato encontrado em sites de compartilhamento de vídeos como YouTube, Google Video e MySpace. Originário do Adobe Flash Player, sua extensão significa Flash Video. Como também oferece uma compactação alta, mas com qualidade superior ao 3GP, é carregado rapidamente pelos navegadores. Alguns telefones mais atuais já utilizam este formato como padrão.

RMVB: formato criado pela Real Networks e exibido no RealPlayer ou no Real Alternative. Derivado do RM, o RMVB tem como característica a taxa variável de bits. Isto significa que o vídeo RMVB varia a taxa de dados de acordo com a complexidade da imagem exibida. O arquivo oferece a mesma qualidade do RM, mas por causa da taxa variável, possui menor tamanho final.

Comumente encontrado em sites que disponibilizam filmes e seriados para downloads, o RMVB é menor do que o AVI, porém com qualidade apenas razoável. Apesar do tamanho que agrada os que possuem pouca velocidade de Internet, quem opta por vídeos com uma boa imagem deve evitá-lo.

AVI: um dos formatos mais populares do mundo e criado pela Microsoft, é reconhecido pela maioria das versões do Windows, aparelhos de DVDs e televisões compatíveis com o Codec Divx. Por ser um formato compacto e de boa qualidade, é considerado o MP3 dos vídeos. Se você possui uma boa conexão, mas não deseja perder tempo com vídeos extremamente pesados, fique com ele.

MOV: formato criado pela Apple e compatível com o iTunes, iPod Video e iPhone. É necessário ter o QuickTime, ou o QuickTime Alternative instalado na máquina para conseguir rodá-lo. Como não tem sido mais comum encontrar vídeos MOV para download, está caindo no desuso.

MP4: também compatível com iTunes e gadgets da Apple, mas com a vantagem de possuir maior qualidade. Este formato está se firmando como padrão para a venda e aluguéis de filme em alta definição na Internet.

Apesar de alguns tocadores de mídia possuírem a denominação MP4, eles não possuem compatibilidade com o codec. Por isso, os usuários são obrigados a convertê-los para um vídeo de formato de menor qualidade para conseguir assisti-los.

MKV: formato popular em razão da escolha pela maioria das pessoas que procuram por vídeos em alta definição na Internet. É fácil de encontrar vídeos MKV em torrents ou em sites de compartilhamento de vídeos. O arquivo final é bem grande (um rip de filme em HD possui cerca de 6 GB), mas vale a pena, sobretudo para quem vai assistir em uma televisão de LED, ou LCD. O MKV funciona como um container de vídeo, permitindo conter vários dados, resultantes de diferentes tipos de codecs.

| URL curta

Comentários ()


© Copyright 1998-2014 Grupo NZN | A empresa Privacidade Termos de uso Trabalhe conosco RSS Contato